Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

DB AurisHSD BlueJean - Duarte Semedo

rated by 0 users
This post has 103 Replies | 10 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Duarte Semedo:
não percebo qual é o vosso espanto, eu até tinha feito uns cálculos quando comecei a pensar trocar a medida dos pneus do Prius, e a diferença ainda era maior

Porque naturalmente os carros saem de fábrica com os computadores de bordo a medir a distância percorrida pelo diâmetro de pneu com que são equipados. Uma coisa é tu alterares os pneus de origem e teres de te preocupar com isso, outra é dizer que de fábrica o Auris mede menos que o Prius.

Já agora, noutro registo, mesmo no teu percurso que se calhar só tem uma faixa e é de curta distância aposto que há dias em que tens mais ou menos 100 metros de diferença na distância percorrida.

E aposto que se formos para auto-estrada eu sou capaz de fazer uma distância muito menor que tu, assim o trânsito mo permita. 

Com mais de uma faixa, faixas largas, e longas distâncias a percorrer, não há 2 carros que façam Lisboa-Porto na mesma exacta distância.

Mas isto já é um off-topic. Vou-me calar.

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
031_Yaris_HSD
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

É verdade que a discussão já está um pouco off-topic, mas até estou a gostar da discussão. Prometo que é o último sobre este off-topic, mas é para esclarecer qual a distância extra percorrida por mudar de faixa de rodagem. Até eu fiquei surpreendido com os valores que obti e por isso acho importante partilhar os cálculos que fiz. Uma das conclusões que cheguei é quanto maior for a velociade a que circulamos menor a distância extra que é percorrida para mudar de faixa de rodagem. E esta hem?! Huh?

Nos meus cálculos considerei uma largura da faixa de rodagem de 3,5m no percurso que faço diariamente (2.ª circular e IC-19) e de 4m nas auto-estradas (as recomendações são 3,75m para velocidades >100 km/h). Nos poucos troços de auto-estrada que apanho raramente mudo de faixa de rodagem, mas mesmo que mudasse pouco influência teria na distância percorrida. Para ter algum impacto teria que mudar de faixa umas centenas de vezes!!!

Depois do teu comentário comecei a fazer umas contas. Ao mudar de faixa de rodagem tenho que andar +3,5m para o lado e outro tanto para voltar à minha faixa de rodagem, o que dá 7m. Então quer dizer que se mudar 10 pares de vezes são 70m. Até que me lembrei que estas contas estavam erradas, pois estava a ignorar que enquanto ando 3,5m para o lado ando algumas dezenas em frente. Se for a 72 km/h (=20m/s) e demorar 2s a mudar de faixa de rodagem percorri 40m. Ora como faço um percurso na diagonal tenho que usar o teorema de Pitágoras que diz "em qualquer triângulo retângulo, o quadrado do comprimento da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos comprimentos dos catetos.". Neste caso os catetos têm os valores de 3,5m e 40m. Somando os quadrados deste valores temos 12,25 + 1600 = 1612,25 e fazendo a raiz quadrada deste valor temos 40,15m. Ou seja, cada vez que mudo de faixa de rodagem ando +15cm (e não 3,5m).

Em auto-estrada como a velocidade é superior, considerando que circulamos a 108 km/h (30 m/s) e novamente 2s para mudar de faixa de rodagem, mesmo que a largura seja maior, a distância extra percorrida ainda é menor. 4x4 + 60x60 = 16 + 3600 = 3616. A raiz quandrada dá 60,12m. Neste caso a distância extra é de 12cm. Para percorrer 100m extra, nas condições anteriormente definidas, teria que mudar mais de 800 vezes de faixa de rodagem.

E sim, todas as vezes que estacionei o carro no trabalho e que olhei para o resumo da viagem a distância percorrida foi sempre a mesma 49,9 km.

Spritmonitor.de Auris HSD 2015

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
banned
Clube 1000 km
tcap-support

O mesmo se aplica entao quando "cortamos" uma rotuda a direito ou uma curva.

Some day's you're the statue and some days you're the pigeon.

Diário de bordo Prius 2G Modern Crusader

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Duarte, o que eu digo não tem "puto" a ver com o que tu dizes.

Já que queres colocar as coisas de forma matemática, o que eu digo é que se puder faço as curvas a direito, um S transforma-se num I, e assim em vez de percorrer os perímetros das circunferências/curvas percorro apenas secantes iguais ao diâmetro da curva.

Espero ter deixado agora claro. Eu não percorro mais distância, eu percorro MENOS distância.

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
031_Yaris_HSD
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support
Duarte Semedo replied on 20 Mar 2016 19:27

Este diário de bordo ainda não tem nenhuma foto do BlueJean, apesar de momento só ter disponíveis as fotos tiradas com o telemóvel. Cá estão as fotos tiradas poucos dias depois do ir buscar, ainda sem nenhum tratamento na pintura.

E umas fotos mais recentes após o "baptismo" com o autocolante do fórum:

Top 25 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km
tcap-support

Olha,  olha.... Um "QR"  como o meu. Big Smile

Auris HSD....amigo da carteira e amigo do Ambiente.   Paradise

136 Cvs que «merecem» ser explorados.Wink

Top 75 Contributor
Full Hybrid
022_Auris_HSD_2G
tcap-support

Vou seguir este DB com muita atenção. Esta versão é a que também gostava de ter um dia, a ver vamos.

Por enquanto algo a assinalar de relevante relativamente a esta versão? Yes

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
Clube 1300 km
Moderator
tcap-support

João Prates:
eu percorro MENOS distância
E desgastam-se menos as laterais dos pneus...

Fiquem bem e,

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
031_Yaris_HSD
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support
Duarte Semedo replied on 7 Apr 2016 22:40

Finalmente consegui superar a marca de 1000 km com um depósito. Estive quase a desistir, pois a reserva acendeu aos 885 km. Confiei nas contas e ignorei a luz da reserva e o ponteiro.

Percorri 1021,8 km com 43,57L o que dá uma média de 4,26L/100km (o CB indicava 4,0L/100km). O depósito ficou tão cheio que até deitou por fora, até fez uma pequena poça do chão, não sei porquê a pistola não disparou.

A foto com a prova, foi tirada umas centenas de metros antes de parar na bomba. Aproveitei estar parado, na verdade já ia a arrancar, num semáforo e haver boa iluminação. Na bomba tirei outra foto ficou com pior qualidade (mais escura).

Nesta foto dá para ver o ScanGauge. Do lado esquerdo tenho as rotações do motor e por baixo está o consumo médio desde que liguei o carro. Por acaso neste dia a média não era das melhores, o normal é estar nos 4,3 ~ 4,4 L/100km. Estamos a falar de valores reais.

Do lado direito na parte superior está o valor da corrente da bateria de tracção e na para inferior o nível de carga da mesma, também conhecido como SoC. 

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
031_Yaris_HSD
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Ontem no caminho para casa aconteceu-me uma coisa engraçada, que na altura não teve assim tanta piada, mas depois de perceber o que aconteceu fartei-me de rir sozinho dentro do carro.

Vinha eu a passar pelo túnel do Grilo, na direcção de Loures para Sacavém, o que quer dizer que vinha a subir, e ia a acelerar moderadamente. O motor rodava por volta das 2800 rpm quando começo a ouvir e sentir uma grande vibração no carro. A vibração era de tal forma intensa que o espelho retrovisor tremia que via os carros que seguiam atrás de mim todos desfocados. O único carro onde já tinha visto este tipo de sintomas foi num Corsa com o motor tricilindrico, isto há mais de 5 anos atrás. No Corsa quando o motor ia em carga o carro vibrava todo incluindo o espelho. Pois mas isso era um Corsa a diesel, agora o Auris a fazer uma coisa destas não é nada normal... pensei para comigo, queres ver que o motor ficou a trabalhar a 3 cilindros?!

Para conseguir ver os carros que seguiam atrás de mim tinha que colocar a mão no espelho retrovisor para pararem os tremelicos. Entretanto ao sair do túnel e com motor no mesmo regime em que vinha pararam as vibrações. Fiquei confuso. Então sem eu fazer nada as vibrações pararam, até podia ter aliviado o pé do acelerador para ver se era do carro, mas ia tão confuso que nem me lembrei de fazer esse teste. Foi então que me apercebi que todas aquelas vibrações estavam a ser causadas por um camião que vinha mais atrás de mim. Nunca nada semelhante me tinha acontecido, e já lá passei várias vezes no túnel com camiões à mistura. Será que a frequência era a de ressonância de alguma parte do Auris que amplifica a vibração? Não sei. O certo é que por alguns segundos pensei que estava com um problema grave no carro, mas quando percebi o que se passou comecei-me a rir. 

Page 4 of 11 (104 items) « First ... < Previous 2 3 4 5 6 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com