Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

DB AurisHSD BlueJean - Duarte Semedo

rated by 0 users
This post has 103 Replies | 10 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

E está V.ª Ex.ª certificado!

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Não temos muitos galardões de 1000km de Auris... 

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km
tcap-support

Belíssima marca Duarte. Assim sim, um Auris no top dos consumos....Yes Beer

_______

O próximo sou eu.....pelo menos em autonomia prevista....LOL

Auris HSD....amigo da carteira e amigo do Ambiente.   Paradise

136 Cvs que «merecem» ser explorados.Wink

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
031_Yaris_HSD
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support
Duarte Semedo replied on 13 Apr 2016 22:53

Hoje no caminho de regresso a casa apanhei o trânsito mais lento do que é normal. Como não gosto muito de estar parado em filas decidi ir por caminhos mais secundários, se calhar demorei o mesmo tempo do que estivesse ficado na fila, mas pelo menos estive menos tempo parado.

O resultado é que percorri mais 500m do que se tivesse feito um dos caminhos "normais" que faço para casa e demorei +15min, o resultado foi este:

Foi uma das melhores médias que consegui com o Auris neste percurso, se não a melhor de todas. A velocidade média foi de 43 km/h.

O normal é o consumo ficar-se pelos 3,9L/100km, se bem que já me lembro de ter visto 3,7L. A velocidade média costuma ficar entre os 55 e 60 km/h, nos dias que apanho menos trânsito. Mas normalmente quanto mais trânsito apanho melhor customa ser o consumo médio. Num carro não híbrido costuma acontecer justamente o contrário. Quanto mais tempo se está parado ou a andar muito lentamente pior é o consumo médio.

Um bom exemplo é que hoje numa parte do percurso para percorrer 2,7 km/h demorei uns 12 min, e durante esse tempo nem 1ml de gasolina gastei. Wink É certo que o declive era favorável, mas num carro não híbrido teria gasto uns 0,2L de gasolina. Considerei um gasto de 8L/100km para esse troço de 2,7 km. O Auris nesse troço fez um consumo médio de 0,0 L/100km. É nestas situações que os híbridos brilham. Nesse pequeno troço o SoC da bateria quase não se alterou, contribui para tal o declive ser favorável. Yes

Spritmonitor.de Auris HSD 2015

Top 25 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km
tcap-support

Há dias assim.... Yes

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
031_Yaris_HSD
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support
Duarte Semedo replied on 5 May 2016 22:30

O último depósito acabou com média de 3,9L/100km, que corresponde a uma média real de 4,19L/100km. Foi a melhor marca até ao momento. Mais uma vez a autonomia indicada é de 923km.

Com o actual depósito consegui pela primeira vez  aos 1000 km de autonomia total (kms percorridos + autonomia indicada nesse momento), para ser mais preciso a autonomia chegou a ser de 1012 km. A média do depósito tem andado ultimamente nos 3,8L.

Esta manhã a autonomia total estava nos 1005 km, mas com a chuva que apanhei no final do dia já só estava nos 978 km. Angry Mesmo assim a média ainda está nos 3,8L/100km. Outro factor que contribuiu para a autonomia baixar tanto é o facto do depósito estar a chegar à marca de 1/4. Quando o depósito está quase vazio a autonomia decresce muito mais rápido. 

Influenciado pela experiência de outros colegas do fórum optei por fazer a actualização do sistema para a versão 6.7.0. (versão anterior era 4.4.7). Fiz a actualização esta manhã no percurso para o trabalho, demorou cerca de 30 min. Fiquei admirado do sistema permitir fazer a actualização com o carro em andamento, o certo é que não se queixou de nada. A versão dos mapas que tinha era 2014 v3, e agora ficou com a versão 2016 v1.

Já tinha tentado fazer a actualização do sistema, mas a primeira vez deu erro, dizia que não era compatível com a minha versão. Voltei a copiar os ficheiros para uma outra pen e desta vez correu bem.

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
031_Yaris_HSD
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support
Duarte Semedo replied on 11 May 2016 23:17

Mais um depósito, e por pouco não acabou com 3,8 L/100km no CB, mas os últimos 30km debaixo de chuva não o permitiram. Tinha dado para chegar na boa aos 1000km, mas calhou atestar com 989,3 km. Levou 40,98L o que dá uma média real de 4,14L/100km.

Para não variar muito a autonomia depois de atestar era de 923km. Sempre o mesmo valor! 150km depois a autonomia total está nos 925km, com a média do CB nos 3,8.

Top 25 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km
tcap-support

Sempre na «poupa»....Wink

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
031_Yaris_HSD
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Nos 2 últimos depósitos consegui percorrer mais de 1000 km, sendo que no último fiz a melhor média (real) até à data 4,1 L/100km. O meu objectivo é conseguir chegar aos 3,9 L/100km, que é a média indicada para o meu modulo para o construtor.

Estive de férias e o Auris também teve direito a umas, esteve parado na garagem 3 semanas. Quando cheguei ao carro o sistema de abrir as portas sem carregar no botão do comando estava desactivado - desactivou-se sozinho, para poupar bateria - bastou carregar no botão do comando para o reactivar. Durante este tempo que o carro esteve parado deixei o Optimate ligado para manter a bateria auxiliar em forma. Wink

Nestas férias tive a oportunidade de andar pela primeira vez na vida num Toyota Camry (2.4 a gasolina). Na verdade andei em vários, pois quase todos os táxi no Dubai eram este modelo. Um primo meu diz que uma vez apanhou um com 880.000 km e que já andava a fazer alguns barulhos um pouco estranhos. Comentou com o taxista o carro andar a fazer alguns barulhos, ao que ele lhe disse que os costumam trocar aos 800.000 km que é altura em que começam a dar mais problemas, mas como aquele carro tinha pouco mais de 1 ano e meio Surprise, só quando fizesse os 2 anos iria ser trocado.

A caminho do aeroporto o táxi que apanhámos era um Nissan, não sei dizer o modelo mas era equivalente ao Camry, tinha 87.000 km mas ainda tinha os plásticos nas pálas para o sol. Comentei com o taxista que o carro parecia novo, ao que ele me disse que tinha 4 meses.

E queixo-me eu de em 6 meses já ter percorridos 11.600 km no meu. Big Smile

Durante alguns desses dias andei com o Jazz, quando peguei nele estava com média de 5,7 L. Atestei-o e fiz reset ao CB, ao fim de 300 km, a média estava nos 4,4L/100km. E só não estava melhor porque em 2 dias apanhei bastante pára-arranca. Logo na primeira viagem (Cascais - Expo) após o reset ao CB, cheguei perto do destino (a cerca de 2km) com média de 3,8L, mas o trânsito estava terrível na zona da Expo (concerto dos Scorpions no Meo arena, nem me lembri disso na altura), quando cheguei ao destino a média já estava nos 4,4 L/100km. No dia seguinte tive que passar uma vez mais pela Expo, e novamente trânsito algo complicado... resultado ao fim de 70 km a média chegou a andar pelos 4,9L. Felizmente nos quilómetros seguintes já não apanhei tanto trânsito e a média lá foi baixando, e ao fim de 300 km estava nos 4,4 L/100km.

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
031_Yaris_HSD
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Tenho andado a reparar que o sistema de acendimento automático dos faróis se baseia em vários factores e não apenas na luminosidade. E estou desconfiado que um dos factores é a hora do dia. Já andava desconfiado há uns tempos, mas nesta sexta feira passada acho que confirmei a minha teoria.

Eram 20h30 quando sai do escritório e ainda havia bastante sol, e mesmo quando ele estava de frente o carro mantinha as luzes ligadas, isto tudo na posição AUTO. Noutros dias, com menos luminosidade (sol encoberto) mas a outras horas (perto das 18h) não liga as luzes. E de manhã é a mesma coisa, se fôr cedo (~7h30) mesmo que já haja sol, tem tendência a ligar com mais facilidade as luzes. Quer-me parecer que o sistema se baseia na hora dada pelo GPS para ligar/desligar as luzes, ou pelo menos baseia-se na hora para alterar automaticamente a sensibilidade das luzes.

Preciso de fazer mais alguns testes para confimar esta teoria, mas já alguém reparou no mesmo?

Page 5 of 11 (104 items) « First ... < Previous 3 4 5 6 7 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com