Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

DB AurisHSD BlueJean - Duarte Semedo

rated by 0 users
This post has 103 Replies | 10 Followers

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
031_Yaris_HSD
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Já passaram quase 2 semanas que levei o menino à 1.ª revisão dos 15.000 km. O único custo que tive foi o par de tapetes de borracha que comprei. Fui à oficina de V.F. de Xira, uma vez que foi onde comprei o carro. Foi a primeira vez que levei lá um carro à revisão. E apesar de um pequeno contratempo, prontamente resolvido, gostei da oficina. Só tenho a dizer bem da simpatia de quem lá trabalha.

Andava com um ruído no plafonier (luzes interiores) desde a altura em que andei a tentar trocar as lâmpadas incandescentes por umas de LED... é que aquilo correu mal e arranquei-os do sítio tendo ficado soltos a chocalhar dentro do plafonier. Para não estragar mais, optei por não desmontar o dito cujo e esperei até ir à revisão. Assim foi, para quem sabe e tem as ferramentas apropriadas é muito mais simples. Só com isso o carro veio muito mais silencioso, como em novo.

Perguntei sobre o facto da autonomia indicada pelo CB após atestar o carro ser sempre 923km mas não souberam dizer se é valor fixo ou não. Cada vez estou mais convencido que é um valor predefinido.

Nesta revisão fizeram o teste à baterias, justificaram que é por estar em garantia. No Prius só me fizeram esse teste depois de acabar a garantia de fábrica, mas parece que agora é feito o teste para verificar o estado das baterias mesmo em garantia para ver se têm que ser trocadas.

Como era uma revisão simples fiquei à espera que a fizessem, e assim que devolveram o carro arranquei para o trabalho. Nesse dia no regresso a casa quando olhei para o papelinho onde está escrito quando é a próxima revisão ia-me dando uma coisa má. Tinha a indicação que tinha levado óleo 10W40!!

É que quando entreguei o carro fiz questão de confirmar que iram colocar o 5W30. Ainda ponderei colocar o 0W20, pagando a diferença, mas optei por ficar pelo 5W30. E no fim acabaram-me por colocar o 10W40, só podia ser engano, mas tinha que tirar a coisa a limpo.

No outra dia às 8h da manhã lá estava eu à porta da oficina. O chefe da oficina ficou admirado de me ver lá, e perguntou-me se havia alguma coisa de errado. Mostrei-lhe o papel e ele disse logo que ia verificar o que se tinha passado. Na fatura da revisão estava indicado que levou óleo 5W30 por isso o que estava no papel pode ter sido um erro do mecânico ao escrever no papel, mas teria que esperar que ele chegasse para esclarecer isso. Passados uns 20 min vem ter comigo e diz-me que o carro tem que ir trocar o óleo, e passou logo à frente dos outros que estavam à espera. Foi o próprio chefe da oficina que foi fazer a troca. Já que o ia fazer pedi-lhe para ficar ligeiramente abaixo da marca do MAX. e até me chamou para eu dizer em que sítio queria o nível do óleo, e assisti a colocar os últimos centilitros de óleo.

Pediu-me desculpa pelo sucedido e explicou-me a revisão tinha sido feita por um mecânico que tem um Prius 2G, e nesse usam o 10W40. Por lapso colocou o mesmo tipo de óleo no meu.

Apesar deste episódio gostei da atitude e sinceridade. Pediu-me que na próxima revisão volte a indicar que pretendo o óleo ligeiramente abaixo do nível de MAX, pois não é nada normal fazerem este tipo de pedido.

Agora só tenho que lá voltar aos 30.000 km. Pelas minhas contas será daqui a 8 meses.

Spritmonitor.de Auris HSD 2015

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
031_Yaris_HSD
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support
Duarte Semedo replied on 7 Sep 2016 22:40

Mas que grande testamento eu acabei de escrever, mas ainda tinha mais uma coisa para contar.

Depois da revisão, nos 3 dias seguintes à mesma comecei a fazer consumos bem mais elevados do que andava a fazer, quando digo mais elevados estou a falar de +10 a 20%. Mau, querem lá ver que este motor é mais sensível ou tipo de óleo que leva?!

Foi então que ao 4.ª dia após a revisão fiz uma das melhores médias de sempre no percurso que faço habitualmente (trabalho - casa)!! Nos 2 dias anteriores tinha chegado com 4,1 e 4,2L/100km e nesse dia cheguei com 3,6L. O percurso era o mesmo, a maneira de conduzir e velocidades médias muito semelhantes, então porque havia uma diferença tão grande? Muito simples, as condições meteorológicas eram diferentes. Nos 3 primeiros dias apanhei bastante vento, houve alturas que até cheguei a pensar que levava o travão de mão acionado, e no 4.º dia não havia vento.

Só para terem uma ideia, no percurso trabalho - casa os primeiros 10km são maioritariamente a subir (Cascais - rotunda do Ramalhão), e a média desses primeiros quilómetros costuma estar entre 5,8 a 6,2L. Nos dias que apanhei vento mais forte que o habitual cheguei a esse ponto com média de 7,2 e 7,3L no outro dia. Uma vez mais, conduzi da mesma forma.

Ontem por exemplo consegui chegar ao fim dos primeiros 10 km com média de 5,5L (melhor marca que tenho memória), as condições eram as ideais, tempo quente e sem vento. É raro não apanhar vento naquele troço. Hoje apesar de o tempo estar quente já havia um pouco mais de vento e a média já foi de 6,5L.

Isto tudo para dizer que não notei diferença nos consumos ao passar de 0W20 para 5W30. E como acabei de demonstrar, também não á fácil garantir que as condições em que se fazem as medições são sempre as mesmas.

Tal como a chuva o vento não é amigo para se fazerem boas médias, a não ser que o vento seja de feição. Mas no meu caso são quase sempre ventos cruzados. Angry

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Duarte Semedo:
Pediu-me desculpa pelo sucedido e explicou-me a revisão tinha sido feita por um mecânico que tem um Prius 2G, e nesse usam o 10W40. Por lapso colocou o mesmo tipo de óleo no meu.

Eu no meu 2G uso 5W30 Devil

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Boa tarde Duarte,

Dizes que foi a 1º revisão que efectuaste em Vila Franca, onde fazias antes?

Outra coisa, mencionas que o trajecto é Cascais-Rotunda do Ramalhão, mas a revisão foi em Vila Franca? Não seria mais comodo mais perto, ou o facto de teres comprado lá o carro foi factor preponderante?

Ultima curiosidade, tens em mente o valor do custo da mao de obra?

Atentamente,

Bruno R. Almeida

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,87 kWh/100km

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
031_Yaris_HSD
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Eu tenho por hábito fazer a revisão onde compro os carros. Como este fui buscá-lo a Vila Franca e ainda tinha umas coisas para configurar fui lá. Gostei do atendimento o mais provável é continuar a lá ir. 

Quando tinha o Prius levava-o à ManiqueCar, justamente porque foi onde comprei o carro.

Também estava satisfeito com a oficina, mas a de Vila Franca parece-me mais moderna. 

Top 25 Contributor
EV
000_Flint
0000_PREMIUM_Access
tcap-support

O porque de um pouco abaixo do max?

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 11 Sep 2016 23:01

Talvez para ter a certeza que não o ultrapassam...eu já tive casos noutras máquinas de mo fazerem, até nas oficinas de marca.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
031_Yaris_HSD
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support
Duarte Semedo replied on 12 Sep 2016 20:54

O Telmo já deu a resposta. É que as oficinas têm por hábito encher ligeiramente acima do máximo, para dar até à próxima revisão. Só que até hoje nunca tive um carro em que notasse o nível do óleo baixar. Se calhar isto acontece porque tenho por hábito guiar o carro como se fosse novo: não puxar pelo motor enquanto está frio, não exagerar constantemente em altas rotações, e quando isso acontece o motor já tem que ir bem quentinho, pelo menos a trabalhar há 10 minutos.

E já não sei onde li que o ideal seria ter o óleo entre a marca de MIN e MAX, é o melhor compromisso entre a lubrificação e a melhor economia de combustível. A teoria é que óleo em excesso aumenta o esforço da bomba de óleo... esta teoria vale o que vale, e acredito que a diferença seja desprezável.

Mas a principal razão é não exceder a marca de MAX, que isso sim é prejudicial para o motor, pode sujar as velas por exemplo.

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
031_Yaris_HSD
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

E faz hoje precisamente 1 ano que fui buscar o BlueJean. Cake

Nestes 365 dias andou 24.000 km (na realidade faltam menos de 100km para atingir essa marca) com um consumo médio (real) de 4,27L/100km... estava à espera de melhor.

No próximo ano sei que vai começar a gastar menos, é que está previsto no início do 2º trimestre mudar instalações no trabalho, o que me faz ficar mais perto de casa (-50% da distância). Como vou andar menos vou gastar menos gasolina. Cool  Mas estou desconfiado que o consumo médio possa aumentar.

Tenho uma história para contar sobre o indicador da pressão dos pneus, mas vai ter que ser noutra altura porque agora estou sem tempo para escrever mais.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Parabéns, Blue Jean, estás com um consumo bem interessante, o teu dono é que não se contenta com pouco...Stick out tongue

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Page 7 of 11 (104 items) « First ... < Previous 5 6 7 8 9 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com