Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

DB AurisHSD BlueJean - Duarte Semedo

rated by 0 users
This post has 103 Replies | 10 Followers

Top 150 Contributor
Mild-Hybrid
023_Auris_Touring_Sport_2013

Eu já me contentava com esses consumos Stick out tongueO pé direito é tramado, se fosse esquerdino, se calhar, carregava com mesmo força no pedal.

Parabéns e fico à espera da historia do indicador da pressão, eu ainda não percebi se existem ou não, nunca deu sinal de nada.

Top 25 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km
tcap-support

...pé direito, percursos, velocidade média.....

Auris HSD....amigo da carteira e amigo do Ambiente.   Paradise

136 Cvs que «merecem» ser explorados.Wink

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
031_Yaris_HSD
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Não me esqueci que fiquei de contar a história sobre o indicador da pressão dos pneus, ainda não tinha tido oportunidade. A história não é nada de especial, apenas vou descrever o normal funcionamento desse indicador.

Mas antes de contar essa história quero só fazer um comentário sobre os consumos do BlueJean. Já tive oportunidade de guiar diversos carros e em todos esses carros consigo fazer com facilidade os consumos médios anunciados pelo construtor, e estou a falar em média global... no BlueJean ainda não consegui fazer num único depósito que seja a média anunciada para o carro. A média anunciada para o Auris HSD com jante de 17" é cerca de 10% inferior à média anunciada para o Prius 2G. Fazia melhores médias com o Prius 2G do que com o Auris. Zip it!

Falando do aviso do sensor de pressão dos pneus. O sistema é do mais básico que há, não mostra a pressão dos pneus e quando detecta uma anomalia simplesmente acende uma luz, não há informação de qual o pneu (ou pneus) que têm problema(s).

Outro dado relevante para o que vou contar, o BlueJean tem a sorte de quando não está andar estar estacionado numa garagem (casa, trabalho, shopping). É um grande luxo, especialmente nos dias chuvosos. Wink As poucas vezes em que o estaciono na rua costuma ser depois do jantar até por volta da meia-noite. Justamente num desses dias, e quando os dias começaram a ficar mais frescos (finais de Novembro), quando ligo o carro fico com a luz da pressão dos pneus ligada. Mau, pensei eu, querem ver que furei um pneu quando o estacionei? Como estava muito frio, pensei logo que podia ser devido à temperatura baixa, pois não notava nada de diferente no rolar do carro. O certo é que passados uns 10 km a luz apagou. Quando cheguei a casa fui dar uma vista de olhos aos pneus e não encontrei nenhum em baixo, pareciam todos com a mesma pressão. Nos dias seguintes só estacionei o carro em garagens e a luz nunca mais acendeu... até ao dia em que voltei a estacionar o carro na rua. Foi aqui que tive a certeza que tinha a ver com o frio, e que pelo menos 1 dos pneus andava nos limites do valor de baixa pressão. Era certinho, sempre que parava o carro na rua, mesmo que por uns 20 min depois de o ligar lá ficava a luz ligada. Bastava rolar alguns quilómetros para apagar... até ao dia que fui há bomba verificar a pressão dos pneus.

Descobri que estavam todos com a mesma pressão de 3,2 2,2 bar. A última vez que tinha verificado a pressão dos mesmo foi em Agosto aquando da revisão dos 15.000 km, e na altura ficou com 3,7 2,7 bar. Nessa altura fez-se o reset ao sistema de pressão. (Colocar em IGN-ON e carregar no botão de reset do sistema, que está do lado esquerdo do porta luvas, durante alguns segundos até a luz piscar 3 vezes. Depois disso é desligar e ligar o carro) Depois desse dia nunca mais a luz voltou a acender, mesmo quando estaciono o carro na rua naqueles dias mais frios.

Outra coisa que observei foi o facto da distância do percurso casa-trabalho se ter alterado, passou de 49,9 km para 50,0km. O percurso casa-trabalho é quase sempre o mesmo (+90% das vezes), o mesmo já não posso dizer do percurso trabalho-casa, esse tem muitas variantes dependendo do estado do trânsito. Quando comecei a ver sistematicamente os 50 km certinhos quando chegava à garagem do trabalho associei ao facto dos pneus já estarem com mais de 20.000 km rodados. O certo é que depois de reajustar a pressão dos pneus voltei a ter sistematicamente os 49,9 km. Cool Está aqui a prova que a pressão dos pneus altera o seu perímetro.

Edit: colocação dos valores correctos das pressões dos pneus

Spritmonitor.de Auris HSD 2015

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
Clube 1300 km
Moderator
tcap-support

Assim como o desgaste dos pneus...mesmo com a mesma pressão de enchimento acaba por alterar o perímetro e quanto maior for o desgaste mais altera, é quase irrelevante mas altera.

Fica bem e,

Top 100 Contributor
Mild-Hybrid
022_Auris_HSD_2G

boas Duarte, indicas-te 3,2 / 3,7 bar ? recomendas ?

tenho colocado 2,4 bar -  o máx não é 2,6 bar ?

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Não..esses valores são o mínimo..  o máximo depende do que está indicado no pneu Wink

Top 100 Contributor
Mild-Hybrid
022_Auris_HSD_2G

José Rosado:

Não..esses valores são o mínimo..  o máximo depende do que está indicado no pneu Wink

tens razão sorry ;) queria dizer recomendado ...

Top 25 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km
tcap-support

Duarte, comigo passa-se algo semelhante relativamente ao acender da luz de pressão baixa dos pneus.

Deve ser «mal geral».

Auris HSD....amigo da carteira e amigo do Ambiente.   Paradise

136 Cvs que «merecem» ser explorados.Wink

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Olá,

3,7 bar não é acima do máximo?? Habitualmente, 3,5 bar é o máximo. Não é um problema de conversão de PSI para kPa? (actualmente 1 bar = 100 kPa).

Eles recomendam verificar a pressão mensalmente ou quinzenalmente... Eu tenho um medidor muito jeitoso no porta-luvas, é mínimo em termos de tamanho e custou uma ninharia, http://prius-pt.com/cafe/forums/p/5739/55068.aspx#55068.

É chato mudar para um carro que gasta mais. Comigo ocorre o mesmo com a mudança para o Prius+. Mas o que me irrita mais é a falta de fidelidade no indicador de consumo. A acreditar nele, há imensos percursos que faço em que consigo médias bastante inferiores às do Yaris (em cidade e percursos de baixa velocidade). Porém, as médias por depósito (ground truth) são piores, o que seria de esperar. O que irrita é que o erro é tão grande (tipo, ele indica 4,5 e a média do depósito calculada à mão dá 5,2, e frequentemente diferenças um tanto arbitrárias), que não sei se há alguma circunstância em que possa confiar no que ele diz (por exemplo, se num dado percurso em que faço 3,2, menos que no Yaris, este número tem algum valor).

Tenho saudades do indicador de consumo certinho do Yaris.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
031_Yaris_HSD
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Só hoje dei conta que me enganei nas pressões dos pneus, obrigado a todos pelo reparo.

Os valores com que ando são pouco acima do máximo indicado pelo construtor. Costumo ajustar com 2,7 ou 2,8 bar.

Spritmonitor.de Auris HSD 2015

Page 8 of 11 (104 items) « First ... < Previous 6 7 8 9 10 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com