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Jornalistas "desportivos"

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Luis Neves Posted: 16 Jan 2016 0:57

Um site que costuma ter bastante informação sobre automóveis é o km77, pelo que vou lá espreitando de vez em quando as novidades.

No que respeita a híbridos, sofrem das maleitas do costume que conhecemos bem - o ruído do motor é sempre um problema, a pequena autonomia das baterias outro e os consumos fecham o lote (nunca em 6 anos de híbridos fiz um depósito sequer com valores parecidos com os que eles registam).

O que achei muita piada foi a frase que transcrevo de seguida, retirada do ensaio ao RAV4 híbrido que li hoje:

"En un mismo recorrido de algo más de 100 km de autopista y carretera combinadas, sin reparos en acelerar y mantener velocidades altas, obtuve cifras parecidas de consumo a la ida y a la vuelta: 8,3 y 8,8 l/100 km. Otro periodista, en el mismo recorrido y proponiéndoselo, obtuvo una cifra de 5,4 l/100 km, sin que le llevase apenas más tiempo del que me requirió a mí llegar a los destinos."

Será que o jornalista não retira daqui nenhuma ilação sobre a forma como conduz?

E já agora outra pérola na linha do costume:

"El Mitsubishi Outlander PHEV es otro modelo de tamaño casi idéntico y planteamiento parecido aunque, al ser recargable, la autonomía en modo eléctrico es muy superior —del orden de 50 km, mientras que el RAV4 solo puede circular dos o tres kilómetros sin superar los 50 km/h, siempre que se active el modo eléctrico en un botón del salpicadero."

Comparar a autonomia de um plug-in à de um híbrido não é mesmo um bocadinho de indigência mental? Se eu não perceber nada de aspiradores vou dar uns palpites ou estudo primeiro como funcionam? 


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João Prates replied on 16 Jan 2016 1:04

Luis Neves, Luis Neves... pedir bom senso, inteligência, e profissionalismo a jornalistas "especializados" do ramo automóvel...

Onde é que isto vai parar...

A seguir queres políticos sérios, não?

Devil

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Tenho a certeza que é muito mais fácil encontrar políticos sérios...Big Smile

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Para mim a raridade é quase igual em proporção...

Já saí em viagem com jornalistas a convite da Toyota onde pude ver um ou outro que eram uma lufada de ar fresco.

Infelizmente são tão poucos... que quando encontro um fico histérico... tipo assim... (cliquem na imagem):

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Telmo Salgado replied on 1 Apr 2019 14:21

Alto lá, pára tudo, o sr. Alfredo descobriu que quer ajudar os proprietários de elétricos ensinando-os com estes conselhos:

https://observador.pt/2019/03/30/como-agir-quando-um-electrico-comeca-a-fazer-fumo/

(não dá nenhum, porque o título para um jornalista parece ser coisa de somenos importância!)

Mas FINALMENTE EXPLICA o porquê destes arreliadores problemas:

Como é óbvio, há uma explicação para tudo. As baterias modernas trabalham com excesso de níquel e quanto melhores são, mais níquel têm. Sucede que o níquel é instável, com um péssimo hábito de pegar fogo quando aquece ou quando lhe apetece.

 

Para provar que o sr.Alfredo não está a mentir, vejam que a data não é a de 1 de abril (o "artigo" do Observador é de 30 de março).

Outra prova é a questão do níquel, porque muitas moedas são cunhadas neste material e todos sabemos que o dinheiro é coisa volátil. Está demonstrado.

 

Eis aqui um outro artigo, de uma fonte menos informada (LOL), que (in)felizmente não dá conselhos a ninguém, e se limita a registar o acontecimento:

https://www.autoblog.com/2019/03/26/firefighters-dropped-smoldering-bmw-i8-water-tank/

(obrigado Autoblog pela seriedade e objetividade)

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João Prates replied on 1 Apr 2019 15:56

Pois, realmente ainda pensei que fosse piada de 1º de Abril, mas como muito bem fizeste questão de mostrar, não é dessa data.

É triste.

A facilidade com que algumas pessoas se colocam a escrever sobre algo que não só não percebem, como nem sequer investigam...

Até o tio Google lhe poderia ter ajudado, mas tão pouco essa pesquisa básica foi feita.

Chumbou nas aulas de química e de esforço profissional o articulista!

Alfredo Lavrador:
Sucede que o níquel é instável, com um péssimo hábito de pegar fogo quando aquece ou quando lhe apetece.

Para demonstrar a "instabilidade" do níquel e hábito de pegar fogo, eis como suporta um maçarico sem problemas até atingir a incandescência!

A parte do arrefecimento dentro de água é espectacular, com a libertação repentina dos gases no final (presumo que H2) a fazer ebulição.

A conclusão de que quanto mais níquel têm melhor também é de bradar aos céus... de onde terá vindo essa pérola?

*Afinal os gases deverão ser apenas vapor de água quando a temperatura em redor da bola desce abaixo da temperatura de Leidenfrost.

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Coitado de quem não percebe ou fala sem conhecimento. Vendo que o Niquel está ali ao lado do Cobre (condutor de eletricidade bem estável) e do cobalto (utilizado em brocas de furar ferro que aquecem até dizer chega) nos metais de transição da tabela periódica... Até o sódio consegue ser mais reativo... É com cada uma que nos deparamos.

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O drama é que estes profissionais têm uma assistência enorme. Este artigo pobre já teve centenas de partilhas. E ao contrário de nós, que estamos aqui por amor à camisola, é pago.

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Já agora uma duvida... o site da BMW refere que o BMW i8 tem bateria de iões de Litio...

Afinal é Niquel ou Litio?

Apetece tanto mandar um mail para o entendido em automoveis e quimica de baterias!

Apenas um aparte: Sabe-se porque começou a deitar fumo o BMW?

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