Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Kia Niro

rated by 0 users
This post has 26 Replies | 3 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Telmo Salgado:
Se a bateria tiver ainda SOC disponível, a potência entregue pelo inversor ao(s) MG(s) é adicionada ao que o MCI estiver a fornecer.

Ou seja, a potência entregue pela bateria não tem nada a ver com o nível de carga, excepto se estiver excessivamente alto ou baixo, o que no caso dos HSD é quase impossível de acontecer, e quando acontece o próprio sistema trata de se autocorrigir:

a) Se a carga for excessivamente alta, a energia suplementar gerada pelo MG2 é desviada/consumida colocando em marcha o MCI, em vez de ir parar à bateria como seria normal;

b) Se a carga for excessivamente baixa, o MCI entra em funcionamento ou aumenta de regime para ajudar a bateria a voltar à zona de conforto.

Esta é uma das questões mais mal compreendidas que toda a gente passa a vida a referir, e que continuo a não perceber qual a origem.

Afinal comparativamente a um veículo convencional, o motor do veículo também não entrega menos potência quando o depósito tem menos gasolina pois não?

Os telemóveis também não processam mais devagar, não ficam mais lentos, não deixam de fazer coisas quando a bateria está mais gasta a cada ciclo de carga. Quando muito têm sistemas que vão desligando aos poucos na tentativa de extender por mais tempo a carga remanescente.

Portanto de onde virá esta confusão que toda a gente faz com as baterias dos veículos?

Menos carga (SoC) tinha de ser igual a menos power porquê?

Telmo Salgado:
Quando o SOC estiver baixo, o sistema alivia e o MCI continua o seu serviço sozinho.

Estarás porventura a pensar num PHV, não num híbrido, como é o caso do Kia Niro quer-me parecer.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

O diabo está nos detalhes. João, nem sempre a carga está disponível pelos motivos que apresentaste, e que não enumerei por serem menos vulgares. Mas existem, claro. Tal como nem sempre estão os 136cv disponiveis no nosso 3G. Sim, é devido a software mas é a resposta do sistema e nada podemos fazer.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Não é essa a questão Telmo Salgado. Os pormenores dei-os como bónus porque não foram solicitados pelo OP.

A questão é que claramente o OP pensava que a potência disponibilizada pela bateria era como que proporcional ao SoC:

Telmo Costa:

SE der os 42cvs não suposto só dá-los quando a 100% do SOC e depois esse valor ir descendo? Não é o caso nos nossos carros?

Portanto esquece lá os pormenores...

O problema é que ainda há quem pense que a potência da bateria vai descendo à medida que a carga desce, como o Telmo Costa.

Foi apenas isso que quiz (pelos vistos com falhanço total) dizer peremptóriamente NÃO, a potência disponibilizada pela bateria não tem nada a ver com a CARGA existente, tal qual a potência do MCI não tem nada a ver com a quantidade de gasolina no tanque.

As excepções enumerei-as apenas por descargo de consciência e preciosismo, detalhes como dizes, mas não são o importante aqui.

Se formos aos pormenores mesmo diabólicos... bom então temos de ver que à medida que a carga da bateria desce, a tensão desce, e para obter a mesma potência a bateria tem de dar mais corrente à medida que vai descarregando... mas... não vamos por aí quando nem o básico está percebido.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Correto João,  agora percebi que o detalhe estava numa pergunta do outro user. Sim, essa pergunta não foi respondida por mim, talvez eu não quisesse entrar profundamente na mesma, até porque SOC 100% levava ainda a outras questões que no tópico dum Kia eu poderia não saber totalmente responder...

Top 150 Contributor
Mild-Hybrid
000_Flint

Ricardo Ornelas:

Até acho que o carro está interessante, mas é incrível que conseguem apresentar a caixa como uma mais-valia em relação ao Prius, ainda por cima falando de performance (velocidade máxima e aceleração 0-100) que só por acaso até são piores que o 3G...

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Isso da caixa é de facto uma coisa curiosa. As pessoas habituaram-se toda a vida a uma coisa, e quando têm contacto com outra que até faz mais sentido, estranham por ser diferente...ainda aceito numa primeira experiência de qualquer um de nós, agora jornalistas que já tiveram n oportunidades de perceber e teimam em não o fazer...já é algo que vou evitar qualificar. 

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Hoje voltei a pecar, entregando euros por uma revista só porque tinha um confronto Kia Niro - Toyota C-HR.E o pecado é acreditar que as leituras serão de textos e apreciações  objetivas...

Nada mais errado...o jornalista (?) refere que a caixa PSD mastiga e enrola, atribui-lhe o maior defeito e coloca-a sob a mira. Ao fim do "confronto", nem uma palavra para os consumos reais, e nem as melhores prestações do C-HR servem para aplacar a tendência em bater na e-CVT que consegue mandar 122cv fazer melhor que 141cv do Kia.

Será que a Autofoco não me aceita a revista de volta?! Que desilusão, um confronto tao pouco profundo... 

Top 500 Contributor
Pequeno citadino
000_Flint

Luis, o problema é haver muitos jornalistas que não são engenheiros.

Quanto ao Kia Niro, as performances deixaram-me um boquiaberto, mas quem precisa de mais quando não se pode ultrapassar os 120 nas AE?

Fico é à espera da versão totalmente elétrica. O carro até que é giro.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Há diversos países em que a velocidade máxima na AE é bem superior a 120.

Por outro lado, atingir os 160 em plano significa por si só maior facilidade em encarar, carregado ao peso nominal, aquelas subidas que muitas AE têm...

Trata-se de uma reserva de potência que faz todo o sentido e que é fundamental para os requisitos de utilização de uma viatura.

Page 2 of 3 (27 items) < Previous 1 2 3 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com