Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Prius 4G em Portugal - Impressões exteriores, interiores e Test Drive

rated by 0 users
This post has 117 Replies | 11 Followers

Top 50 Contributor
Full Hybrid
023_Auris_Touring_Sport_2013
tcap-support
António Mateus Posted: 24 Feb 2016 13:41

Se a Administração concordar, agora que o Prius 4G chegou a Portugal, parece-me correcto começar este novo Post centralizando as opiniões, impressões estáticas exteriores e interiores assim como os Test Drive dos Membros da nossa Comunidade.

Serão assim opiniões já objectivas de todos nós.

Fui convidado esta manhã para ver o carro acabadinho de chegar.

Será a versão que os Concessionários terão para test-drive, Luxury com pele.

Quem gosta do Prius 2G e 3G, creio não ser muito difícil aceitar o desenho do 4G. Não fico deslumbrado mas tambem não desgosto, e é uma coisa subjectiva.

Aspectos objectivos positivos.

Melhoria nítida da qualidade interior vs o 3G. Quer visual quer ao toque.

Items de segurança muito completos ( Faixa rodagem, ângulo morto, cruise control adaptativo etc)

Instrumentação, display do rádio / nav, HUD a côres, carregamento smartphones por indução muito bem conseguidos. Muita informação no display 4.2" ao lado do velocímetro (tambem digital 4.2").

Aspectos menos conseguidos são a colocação de alguns comandos (aquecimento dos bancos, selecção dos modos de condução por ex), abertura do apoio de braço central para a direita e não para trás. O passageiro tem acesso ao interior muito mais difícil. Quanto à consola em branco brilhante.

Não se trata da côr em si mas o facto de se sujar e riscar com muita facilidade. É preciso muito cuidado na sua utilização. Tambem o porta luvas é muito pequeno.

Posição de condução difícil pois o volante regula em altura um bocado mas muito pouco em profundidade. O braço tambem não "encaixa" muito bem no apoio de braço. na porta.  Parte inferior do assento muito curta, apoia pouco as pernas.

Visibilidade traseira limitada pela forma do vidro e pela barra horizontal. Esta situação piora com os encostos de cabeça levantados ou passageiros na traseira.

Bagageira ao nível do 3G, não a achei maior e isto sem pneu sobresselente, Cobertura da bagageira, de correr, com encaixe difícil e frágil.

Aspectos para mim muito deficientes.

Habitabilidade. Espaço dianteiro normal, mas traseiro muito mas mesmo muito reduzido.

Tenho cerca de 1.80 m, e enquanto no 2G e 3G na minha posição de condução consigo sentar-me atrás e cruzar a perna. Neste, mesmo puxando o banco um pouco para a frente o espaço traseiro é muito apertado.

Só visto. Para agravar no lugar de trás do meio, não me consigo sentar direito pois a inclinação do tejadilho é muito pronunciada e bate-se com a cabeça no tecto. Agrava-se de certeza na versão com o Pack Tecno que tem tecto de abrir de série, baixando a altura interior.

Perdeu-se uma mais valia brutal em relação ao 2G e 3G. Percebo agora a razão de alguns Estados nos EUA terem proíbido o Prius 4G de ir para táxi por causa da habitabilidade.

Curiosamente tambem Espanha para já, proibe este modelo de ir para táxi nalgumas provincias (Madrid e Barcelona por ex.) argumentando querer ter uma imagem mais "Premium".  Coincidências, ou não?

Em resumo, como é que a Toyota criou um modelo que do ponto de vista mecânico e tecnológico é dos mais evoluídos e fiável  a nível mundial (não tenho dúvidas), regrediu tanto neste ultimo aspecto.

De certeza existem lá Europeus que os alertariam.

Fui convidado para o test-drive 6ª feira, mas em princípio só na próxima semana irei conseguir ir.

Desculpem o texto longo e obrigado.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

António agora não tenho tempo para ler o post sequer, mas tive de cá vir quando vi o email a chegar ao telemóvel para perguntar:

Porque raio agora o Prius 4G passou a designar-se Prius IV? Sempre utilizámos 1G, 2G, 3G, 4G, e agora abres um tópico com Prius IV?

Não percebo. 

Top 50 Contributor
Full Hybrid
tcap-support

João tens razão foi desatenção de escrita.

Peço desculpa.

Vou rectificar.

Obrigado.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Ok, aguardaremos então pela impressão em Test Drive.

A apreciação estática é muito importante, já se sabe, pelo que convido os sortudos que possam testar/contactar com o 4G que aproveitem este tópico para partilhar.

Nota: desconhecia a proibição de uso em táxi... E fui ler...

http://www.motorpasion.com/toyota/toyota-prius-2016-un-adios-al-taxi

Efetivamente não é proibido, é a Toyota Espanha que não o submeteu a homologação, preferindo o Prius+

cito: Ni siquiera se va a homologar como taxi en plazas emblemáticas hasta ahora para este modelo como eran Madrid o Barcelona, según explican en Toyota España.

Edit: António, podes dar info (links) sobre essa proibição nalguns estados americanos? 

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
021_Auris_HSD_1G
050_C-HR_2016
Clube 1000 km
tcap-support

lá terão de se virar para a auris carrinha, até melhor opção...

Top 50 Contributor
Full Hybrid
tcap-support

Telmo não encontro o link.

No fim de semana estava a ver uns sites americanos sobre o Prius e apareceu a notícia.

Vou tentar ainda.

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
banned
Clube 1000 km
tcap-support

Ainda hoje passei na Toyota de Coimbra e nao estava lá, pelo menos a vista. Estou curioso para ve-lo ao vivo e coloca-lo lado a lado com o meu "obsoleto" 2G.

Some day's you're the statue and some days you're the pigeon.

Diário de bordo Prius 2G Modern Crusader

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Vamos lá então, para relaxar antes de sair para casa...

António Mateus:
Se a Administração concordar

Era o que faltava. A Administração não tem de concordar nem deixar de concordar, os utilizadores abrem os tópicos que quiserem, desde que respeitem as regras e sejam relevantes. Nunca ninguém teve nem vai ter de pedir permissão para abrir novos tópicos. Só chamamos à atenção quando criam tópicos repetidos, i.e. criam novos tópicos para assuntos já existentes tal qual o criado de novo.

António Mateus:
Posição de condução difícil pois o volante regula em altura um bocado mas muito pouco em profundidade. O braço tambem não "encaixa" muito bem no apoio de braço. na porta.  Parte inferior do assento muito curta, apoia pouco as pernas.

Discordo. Ou temos fisionomias muito diferentes ou não percebo como se pode dizer que a posição de condução é má.

Aliás a posição de condução é dos itens de que a Toyota se gaba ter melhorado imenso, e é dos mais elogiados na imprensa.

Não me recordo de ter sentido nenhum dos problemas referidos quando me sentei num, mas eu "só" tenho 1,75m...

António Mateus:
Bagageira ao nível do 3G, não a achei maior e isto sem pneu sobresselente

Desculpa!?!?!?!? A bagageira brutalmente e visivelmente maior que a do 3G!!!! Não percebo como é possível fazer um comentário destes.

A bagageira cresceu em 52 ou 56 litros, é muito mais funda e larga, e tu dizes que não dás pela diferença??? Caramba!

António Mateus:
Cobertura da bagageira, de correr, com encaixe difícil e frágil.

Do que me lembro é praticamente igual ao 3G. Posso procurar nas fotos de Frankfurt, mas acho estranho referir algo que já era assim no 3G.

António Mateus:
Espaço dianteiro normal, mas traseiro muito mas mesmo muito reduzido.

Sentei-me à frente, sentei-me atrás, e embora de facto tenha reduzido um pouco continua a estar acima do segmento.

Não concordo nada com essa visão dramática de "mesmo muito reduzido". Muito estranho o teu relato, muito estranho...

António Mateus:
Para agravar no lugar de trás do meio, não me consigo sentar direito pois a inclinação do tejadilho é muito pronunciada e bate-se com a cabeça no tecto.

Se bates com a cabeça no 4G também bates no 3G, ou a almofada do banco já está mais gasta e ficas a mm de lá bater, porque em altura interior a medida do 3G para o 4G não sofreu absolutamente nada, e ainda ganhou afastamento ao vidro traseiro:

António Mateus:
Agrava-se de certeza na versão com o Pack Tecno que tem tecto de abrir de série, baixando a altura interior.

Que me lembre, o tecto de abrir agrava a altura para o condutor e pendura, nada mais. Não há qualquer diferença de quota atrás.

O tecto é só à frente, não desliza assim tanto que venha parar ao lugar traseiro.

António Mateus:
Percebo agora a razão de alguns Estados nos EUA terem proíbido o Prius 4G de ir para táxi por causa da habitabilidade.

Hã? Como é? Referências por favor...

António Mateus:
Curiosamente tambem Espanha para já, proibe este modelo de ir para táxi nalgumas provincias (Madrid e Barcelona por ex.) argumentando querer ter uma imagem mais "Premium".  Coincidências, ou não?

Mas que raio... isto não são conversas de maldizer nem nada? De onde vem esta história? Isto é mesmo o "diz que disse", referências por favor!

António Mateus:
Em resumo, como é que a Toyota criou um modelo que do ponto de vista mecânico e tecnológico é dos mais evoluídos e fiável  a nível mundial (não tenho dúvidas), regrediu tanto neste ultimo aspecto.

Mas regrediu no quê? Na habitabilidade? Deixemos para o mês que vem quando as pessoas puderem experimentar e vir aqui opinar.

Para já estamos pelo menos empatados. Os 2 já nos sentámos no 4G, e ficámos com ideias completamente antagónicas. "Algo" está mal.

António Mateus:
De certeza existem lá Europeus que os alertariam.

Mas é preciso serem os Europeus a alertar quem? Alertar para quê?

Se o problema fosse falta de espaço, não seriam os Americanos, o mercado nº1 do Prius, e onde a população tem uma altura média bem acima do resto do globo, a alertar ou queixar-se em primeira mão? O teu raciocínio escapa-me totalmente, de uma ponta a outra do post não me consigo identificar com praticamente nada.

Parece-me um post altamente subjectivo, sem dados técnicos ou medidas demonstradas, e do qual discordo em 90%.

Para terminar dizendo uma coisa com a qual concordo: O porta luvas é uma vergonha, e ainda por cima sem tampa superior como tem o 3G.

António Mateus:
Desculpem o texto longo

Nisso sou como tu, escrevo demais talvez, mas o que não havia mesmo necessidade era das 11 linhas em branco no final, que tive de apagar para melhor enquadrar o post e não ocupar tanto ecrã deixando ver o post seguinte. Não deixem linhas em branco no final dos posts sff, muito menos 11.

Top 100 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
Clube 1100 km
tcap-support
Miguel Ferreira replied on 24 Feb 2016 20:51

Viva António,

obrigado pelo post. Eu ainda não tinha lido praticamente nada sobre o Prius 4G.

Fiquei surpreendido com a tua avaliação, até porque hoje de manhã li na Autohoje (essa biblia completamente isenta e verdadeira sobre o mundo automovel...Devil) um ensaio ao Prius 4G e ao Lexus RC 300h e fiquei de boca aberta à avaliação que os jornalistas fizeram. Não é que disseram muito bem?!?! Não é que compararam com os rivais germânicos e disseram que estes dois produtos eram superiores?!? Bom, não disseram com quais comparavam mas fiquei surpreendido com a mudança de discurso.Pensei para os meus botões "estes dois automóveis devem ser qualquer coisa fora de série..." para os senhores jornalistas germano-diesel-simpatizantes por tradição estarem com aquele discurso.

Depois de ler a tua review fiquei confuso. Tu salientaste alguns pontos que para ti sendo negativos, a marca publicita como sendo positivos e até o são para os jornalistas da "Biblia"! Vale o que vale porque os jornalistas até vão muito atrás do marketing que a marca já fez no mercado...

Bom, se um dia destes conseguir colocar as mãos num automóvel desses farei aqui a minha review. Como não me considero um fan boy, nem perto disso sequer, irei provavelmente questionar algumas opções, tal como fizeste. Mas as minhas expectativas estavam altas depois de ler a "biblia" e até ler as tuas palavras...

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Miguel Ferreira:
Eu ainda não tinha lido praticamente nada sobre o Prius 4G.

Não sei se rio ou se choro, acho que choro!

Aqui mesmo no fórum do 4G temos já 13 threads, das quais citando apenas as 4 mais participadas temos um total de 632 posts contando com este.

Para além disso na área de media temos 98 ficheiros, desde fotografias a documentação em PDF e até folhas de cálculo em excel!

Ainda bem que o António escreveu o post super subjectivo que escreveu e que a AH escreveu sobre o 4G, senão estaríamos no escuro!

Epá ó Miguel, isto é um bocadinho "forte" não?

Crying

Page 1 of 12 (118 items) 1 2 3 4 5 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com