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Prius 4G em Portugal - Impressões exteriores, interiores e Test Drive

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Não faço a mínima ideia, mas suponho que devia estar off... 

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para os interessados, ja ha usados à venda, podem importar e legalizar em Portugal

 

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Um belo preço (se fosse só isso)...

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Luis Neves replied on 15 Mar 2016 22:29

No encontro Toyota tive oportunidade de testar um 4G em trajecto ainda de extensão razoável, na casa dos 30 km ida e volta, à semelhança dos restantes participantes. Aqui ficam algumas notas.

Arranque normal com um percalço quase de imediato: as lombas redutoras de velocidade do estradão de terra da Zmar ou são muito altas ou o 4G é mais baixo - roçou a parte inferior ao passar a primeira. Até entrar no alcatrão fui sentindo a familiaridade de conduzir um Prius, acompanhada da estranheza de não ter os suportes habituais à condução - bem tentei configurar a barra (agora arco) para aparecer no tablier mas sem sucesso, e o assistente que acompanhou também não sabia. Não dei conta da existência de um botão no lado esquerdo do volante para gerir os Trip do CB, pelo que só na inversão de circuito realizada junto à costa acabei por "zerar" o Trip.

Após alguns minutos desisti de andar às voltas à procura do indicador de consumo instantâneo (será que existe?), e lá me foquei no na barra/arco HSI apresentada via HUD. Começando por aqui, o novo HUD a cores é simplesmente fantástico pela resolução e quantidade de informação apresentada - por exemplo também as leituras de sinais de trânsito. Também apreciei o indicador de viatura no ângulo morto do retrovisor quando um carro me ultrapassou.

Depois lá me concentrei na condução. O 4G que testei tinha pata de 17 polegadas, mas sem dúvida um pisar bastante mais confortável que o do 3G com jantes de 15. A resposta do motor pareceu-me muito pronta e a aceleração mais suave, em ambos os casos uma evolução mas não qualificaria de revolução como por vezes se vai dizendo.

Rolando essencialmente entre os 70 e os 100 km/h achei se ouvia algum ruído no interior proveniente do rolamento dos pneus - à chegada confirmei que se tratavam de Bridgestone Turanza, que não são nada bons neste aspeto. A direção tem um comportamento mais direto, mais agradável na condução, mas de novo não me parece uma revolução - neste aspeto, acho que o salto do 2G para o 3G foi maior.

Em particular na viagem de regresso já um pouco melhor ambientado fui experimentando em plano o apoio EV. Não deu para perceber se existe uma velocidade máxima, mas sem dúvida que dá para rolar na faixa 80-100 km/h em EV sem problemas desde que a bateria tenha alguma carga. São precisos mais km e tempo para perceber melhor os limites deste novo sistema.

No global sem dúvida que há uma melhoria a todos os níveis, direção, conforto, comportamento do motor e consumos. No regresso fiz 3.5, o que tendo em conta algum desnível não me pareceu mau. Mas não consigo comparar com o PHV.

Os materiais do interior estão mais convencionais (não sei se melhores...) e de acordo com os padrões do segmento. O design do interior está a custar a engolir mais que o exterior, não diria que são é feio mas tenho pena de não poder dizer que acho bonito. O novo desenho do tablier é mais envolvente, o que tem como consequência parecer haver um pouco menos de espaço disponível para os passageiros nas zonas laterais. Uma coisa que é pena é a perda de espaço de compartimentos de arrumação a cada nova geração, isto sem prejuízo de se poder dizer que os que restam são suficientes. Os bancos são apenas muito bons.

À chegada foi tempo de apreciar a mala. O crescimento muito significativo é perfeitamente patente ao olhar e faz-se em altura, sendo agora a mala mais funda. Isso gera dois pequenos inconvenientes: o plano de carga já não está alinhado com o rebordo exterior da mala, pelo que a colocação de objetos pesados fica um pouco dificultada. Da mesma forma, o rebaixamento do fundo leva agora a que o rebatimento dos bancos traseiros deixe um degrau com alguns cm de altura, o que pode dificultar meter um objecto de grande dimensão na mala.

Nota final para a estética exterior: vai-se entranhado, a traseira de facto ao vivo não é tão estranha como parecia em fotos, a frente é uma evolução mais "afilada" da do 3G. De noite os efeitos luminosos à frente e atrás são certamente uma imagem de marca muito distintiva - e pelos vistos a ideia é fazer o mesmo com o PHV.

 

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Filipe Ramos replied on 15 Mar 2016 22:55

Luis Neves:
...  bem tentei configurar a barra (agora arco)

...desisti de andar às voltas à procura do indicador de consumo instantâneo (será que existe?)

Claro que existe:

podes ver o indicador de consumo instantâneo abaixo da temperatura e o "arco" logo à direita. (Apesar de haver momentos em que não está lá a fazer nada. Wink )
E já agora, repara na seta abaixo do meio da escala, são os 4.1 da média, como indicada mais abaixo .

Lamento que não tenhas tido essa experiência, mas ainda assim deverá ter valido a pena.

Abraço

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Luis Neves replied on 15 Mar 2016 23:06

Ótimo. Sem dúvida que os mostradores são altamente configuráveis, o ponto é saber como...para a próxima peço o manual...Devil

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E a segunda barra no HSI, já alguém descobriu que indicação dá? A que aparece na foto, a azul mais claro é a equivalente à do 3G. E a outra a azul escuro?

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Telmo Salgado replied on 16 Mar 2016 9:40

Acho que alguém já explicou, é a carga máxima para uma condução "ECO".

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

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Filipe Ramos replied on 16 Mar 2016 10:29

Gustavo Silva:
E a segunda barra no HSI, já alguém descobriu que indicação dá?

Os manuais (PT / USA) não ajudam muito:

A minha interpretação e já alguma experiência leva-me a concordar com o Telmo.
A barra mais estreita (azul claro) indica a carga em utilização no sistema híbrido, enquanto que a barra mais larga (azul escuro) indica a pressão no acelerador. 

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Telmo Azevedo replied on 17 Mar 2016 16:27

Já se começam a ver por aqui...

carga  ekoway ML5000 [ Dez-2011 34.333 km ]  C Evolution [ Set-2015 30.333 km ] Outlander PHEV [ Dez-2014 ]  UVE


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