Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Prius 4G em Portugal - Impressões exteriores, interiores e Test Drive

rated by 0 users
This post has 117 Replies | 11 Followers

Top 50 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
021_Auris_HSD_1G
Clube 1000 km
tcap-support
Pedro Pinto replied on 17 Mar 2016 16:45

Depois de o ver ao vivo em (ainda tenho de fazer um test drive) só tenho a dizer que este carro é uma pedrada no charco.

Gosto muito. Só é pena ser um pouco mais comprido do que a minha preferência.

O tablier então é uma lufada de ar fresco :)

Oxalá o próximo Auris venha com a mesma filosofia e não com uma muralha como o actual.

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
016_Prius_4G
Clube 1000 km
tcap-support

A AutoHoje tem o Prius 4G como Testes da Semana.

Fazem uma apreciação positiva, com algumas críticas razoáveis.
Só quanto ao consumo em meio urbano, creio estarem enganados.
Pelo menos, é o que a minha experiência me diz até ao momento, com apenas 4 dias de viagem, cerca de  200 Km feitos em meio urbano.

Veremos ...

(anteriormente) Prius 3G: Prius 3G| (agora) Prius 4G: Prius 4Gfiliperamos@prius-pt.com

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Na Autofoco foi muito melhor a apreciação...

Entretanto, e com a cortesia do Rui Freire, estou a iniciar o texto das minhas (nossas) impressões... Time

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 22 Mar 2016 23:52

E enfim chegou o primeiro contacto.

Na manhã dum oportuno pós-dia-do-pai, fomos recebidos na TCAP Gaia pelo nosso anfitrião.

Tínhamos um 4G de cor preta, nível Exclusive com bancos em pele por uma meia hora.

EXTERIOR

Sem grande surpresa, o carro é um misto de Prius e das novas tendências estéticas, como muitos disseram, resulta melhor ao vivo que em fotos. A traseira tem aos poucos a razão de ser, a de garantir funcionalidade, e neste ângulo, resulta…

A frente continua a ser a minha zona de eleição, talvez porque esconde o mesmo 1.8 que o meu carro pessoal, ou porque esconde tecnologias que estaremos passo a passo a compreender melhor.

As jantes 17” causam menos impacto que as do 3G, resultando melhor no conjunto, mais equilibradas.

Não se depreenda que são agora mais admissíveis, somente que são mais discretas. Creio que para o uso familiar dum Prius não existe razão lógica para a escolha “imposta” de 17” com pneu largo e perfil baixo, em tudo igual à medida do desportivo GT86, custa a compreender.

INTERIOR

Numa rápida apreciação do espaço interior, concluo que nada mudou de forma radical nos lugares posteriores, ou seja, continua a ser o mesmo familiar competente, capaz de transportar 5 pessoas, retendo que o lugar central (o do quinto passageiro) não é ainda 100% espaçoso.

A mala é notoriamente maior, agora sem o porão, ganha em acesso da volumetria total.

AO COMANDO

Nave espacial, controlo e conhecimento: somos levados pela parafernália de informação que agora está ao dispor.

(até os pedidos incessantes de espelhos rebatíveis já foram atendidos!)

Brilhante o HUD a cores! A indicação dos sinais de limite de velocidade (talvez seja por info do GPS) é seguramente o que me causa maior impressão positiva. O volante tem agora muitos comandos, e o que dizer do MFD, completíssimo.

Ou não…

…Continua a faltar o conta-rotações, a temperatura do motor e a carga de/para bateria HV. Coisas de coca-bichinhos, ratos de biblioteca convertidos em vouyeurs de ocasião, encartados que deviam ir para uma casa dos segredos automóvel. Comentários desnecessários, quem não tem quer ter. A breve prazo mais informação será conhecida sobre esta máquina, perdoe-se a nossa precipitação em querer saber mais cedo.

O nosso companheiro de bordo tenta ligar-se ao OBD com a tabela de PID e não resulta. Ficaríamos até ao fim deste breve contacto limitados à gravação de imagens, com poucos PID ativos.

PREAQUECIMENTO

Partindo de valores de temperatura um pouco abaixo de 60º, o MCI desperta ao clique de acelerador em “P”, e demora sensivelmente 20 segundos. Face aos 50 segundos do 3G, grande poupança, temos máquina urbana dos trajetos curtos!

Da descida para o cruzamento de saída também se entende das setas do fluxo de energia que a regeneração é possível a velocidades mais baixas ainda, uns meros 12km/h e tivemos corrente para a bateria. Dos 18km/h do 3G ficamos esclarecidos sobre as capacidades no trânsito que esta modificação envolve. São os pequenos contributos que fazem os passos da evolução.

NA ESTRADA

Bem, nada como dantes! O 4G é um fiel leitor da estrada, tem um excelente rolador com um comportamento bem apelativo. Se o 3G curvava bem, este esmaga-o. Se o 3G não era particularmente envolvente, este produz o “vestir” que há algum tempo procurava nos Toyota e que não tive a facilidade de sentir, por não ter testado ainda o diabólico GT86.

O conforto é de um nível superior. Ao silêncio que os utilizadores de híbridos e elétricos tão bem conhecem junta-se agora um verdadeiro murmúrio do “entra MCI-sai MCI” e mesmo esmagando o acelerador, o motor térmico não se ouve de forma tão evidente.

Os bancos (pelo menos os dos lugares dianteiros) são bastante macios e a distribuição de pressão do corpo nota-se bem distinta do 3G.

Estamos perante um lutador de direito por um lugar ao sol nos familiares médios e que não se revêm nas carrinhas disfuncionais do segmento D, ou nas propostas espaçosas mas de motorização duvidosa do segmento C. Há efetivamente na minha perceção o posto de “anti-Avensis” que o Prius 4G agora ocupa. Toyota, temos carro!

A travagem nada a dizer, a direção comunica, e o motor anda! Isto é válido para os não-apreciadores do Prius, porque quem aprecia está totalmente em casa, sentindo as evoluções.

O SISTEMA HÍBRIDO

Ok, depois do PHV sabíamos que a caixa Power Split Device tinha segredos que poderia desvendar. Do 4G tínhamos lido que ia bem para lá do limite do 3G, e eis que…desce A29, sobe VCI, e sentido inverso...e o carrinho verde “EV” mantém-se aceso acima dos 90km/h….95…100…105…110…115…116km/h…!! (Leitura dos 116km/h em glide)

Vejamos em sequência a descida de velocidade devido ao glide…

A nova caixa P610 está para este carro como a rolha para um bom vinho, já o era nas colheitas anteriores, com as evoluções do Power Split Device. Há nesta geração desempenho e imagem para manter, e se em terreno plano esta funcionalidade é pouco mais que académica, até porque o uso de EV é teoricamente penalizador em consumos, nas zonas acidentadas permite tornar zero o arrastamento do motor (algumas vezes avaliado em 1 a 2kw) térmico. Isto é o alargar de forma concreta os limites do hypermiling! Numa EN (estrada nacional limitada a 90) iremos assistir a consumos notoriamente mais contidos. Tantas vezes os jornalistas gabavam o “andar à vela”, desde que não fosse de um híbrido Toyota, claro…agora peguem lá morangos!

https://meocloud.pt/link/12b92935-700d-41e7-8926-e15cb638bd83/FILME%20TELMO%204%20modo%20eco%201.wmv/

https://meocloud.pt/link/c5bb608a-95da-467a-8a2a-4e5992d7e38c/FILME%20TELMO%204%20modo%20eco%202.wmv/

https://meocloud.pt/link/41324201-b194-4d26-91b8-54080fecfe5b/FILME%20TELMO%204%20modo%20power.wmv/

(não pude ainda colocar vídeos diretos)

CÔMPUTO GERAL

Ficar por este contacto soube a pouco. Iremos tentar novamente, nessa altura já armados de PID funcionais, para tentar compreender e aprofundar o que se passa sob o capot da nova estrela híbrida.

O 4G está muito bem de corpo, e melhor ainda de saúde. Capaz de consumos novamente referenciais, surge com capacidades de se impor perante as berlinas dos segmentos D (e premium) como conjunto equilibrado de valor de aquisição semelhante. Nada de submotorizações, três cilindros de NVH incontornável, e/ou mecânicas diesel que já não deviam merecer as atenções do mercado europeu. Este Toyota a gasolina é, como os Prius anteriores, uma verdadeira máquina de uso total, mas cujo nicho surpreendentemente se parece alargar e crescer.

Em termos pessoais, devo confessar que sempre tive alguma reserva em propor o 3G como alternativa a amigos meus sem referir que o seu conforto é melhorável, e que as concessões à rudeza das suspensões com jante 17” teriam de ser avaliadas. Nestes 6 anos de convívio salutar, são os defeitos de que acho o 3G padece mais.

Agora com este 4G, não há qualquer reserva nem “ses”! Admito-o com todo o sentido de estado ecológico: pode a Toyota não equipar o Avensis com o HSD, simplesmente o 4G fá-lo melhor! Acabei com este mistério que me assombrava a relação com o calendário de lançamentos Toyota. Adeus futuro-do-Avensis, olá Prius!

Bem, e a carrinha? Fica novo mistério…Bem, sr.Toyoda, lance-se a Prius+ com esta filosofia TNGA. Tem em mim um promitente entusiasta e provável comprador. Mesmo sem aumentar família.

A prazo voltarei/voltaremos a este 4G. ”Até já!”

Telmo Salgado

Rui Freire (co-autoria)

Agradecimentos ao senhor Carlos Bezelga, stand Toyota Gaia EN222, que deu a honra da experiência neste Prius.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
016_Prius_4G
tcap-support

Muito Bom Telmo.

Excelente descrição de algumas características do 4 G ( poucas ) à muito por descobrir.

Tenho pena de não conseguir abrir os vídeos.

Um Abraço

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1000 km
tcap-support

Telmo, as minhas 5 estrelas foram atribuídas neste post. 😊

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
banned
Clube 1000 km
tcap-support

Caríssimo Mestre Telmo, adorei a tua "review" (resenha em Brasileiro), deu para sentir através da tua escrita digital a PAIXÃO que tens pela tecnologia HSD.

Excelente.

Some day's you're the statue and some days you're the pigeon.

Diário de bordo Prius 2G Modern Crusader

Top 25 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km
tcap-support

Fernando Rodrigues:

Telmo, as minhas 5 estrelas foram atribuídas neste post. 😊

Iden por aqui.

Obrigado pelo report.

Ontem vi um no Stand da Rotunda dos Produtos Estrela e...pareceu-me bem; era «vermelhinho»....Big Smile

Auris HSD....amigo da carteira e amigo do Ambiente.   Paradise

136 Cvs que «merecem» ser explorados.Wink

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support

onde esta o botao das 6 estrelas??  

Yes Yes

Top 50 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
021_Auris_HSD_1G
Clube 1000 km
tcap-support

Obrigado pela partilha Telmo.

5 estrelas.

Não queres passar a escrever para uma revista da especialidade?

Page 11 of 12 (118 items) « First ... < Previous 8 9 10 11 12 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com