Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Nissan Leaf é vulnerável a ataques de qualquer ponto da Internet

rated by 0 users
This post has 9 Replies | 3 Followers

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
023_Auris_Touring_Sport_2013
tcap-support
Luis Rangel Posted: 25 Feb 2016 10:22

Nissan Leaf é vulnerável a ataques de qualquer ponto da Internet

A tecnologia tem chegado aos carros de forma intensa e dá-lhes cada vez mais funcionalidades e um nível de controlo muito grande. Mas toda esta tecnologia tem um lado negativo e perverso se não for bem criada.

Depois de conhecidos vários problemas em vários carros, chega mais um. O Nissan Leaf está vulnerável a ataques e um simples browser pode ser usado para retirar informações ou agir directamente sobre estes carros.

Uma das características que o Nissan Leaf tem é poder ser controlado remotamente, com recurso a uma app que está instalada no smartphone. A partir dessa app é possível obter informações sobre o carro, activar o seu carregamento ou simplesmente ligar o ar-condicionado.

Mas o que foi descoberto agora e por vários investigadores de segurança, é que é possível obter toda essa informação através de um browser, e não se limita apenas ao carro de cada um. É possível realizar todas essas acções em qualquer Nissan Leaf, mesmo aqueles que não estão sobre o nosso controlo. Na prática é possível a um atacante ligar o AC de um carro na Austrália, estando este no Reino Unido

http://pplware.sapo.pt/informacao/nissan-leaf-e-vulneravel-a-ataques-de-qualquer-ponto-da-internet/

Top 25 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km
tcap-support
César Borges replied on 25 Feb 2016 10:29

O lado preverso da tecnologia....

Auris HSD....amigo da carteira e amigo do Ambiente.   Paradise

136 Cvs que «merecem» ser explorados.Wink

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support
Luis Neves replied on 25 Feb 2016 11:59

Não me parece grande problema...quando os carros forem autónomos é que será coisa bonita alguém dar ordem para irem ter a algum local...

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
banned
Clube 1000 km
tcap-support
Rui Amaral replied on 25 Feb 2016 12:45

Kitt vem-me buscar!

Some day's you're the statue and some days you're the pigeon.

Diário de bordo Prius 2G Modern Crusader

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support
João Prates replied on 25 Feb 2016 14:22

LoL o que todos nos lembramos é da hilariante versão dobrada em Brasileiro, a dizer.

"Kit, me pega por trás!"

Ahahahahahaha Devil

Top 150 Contributor
Mild-Hybrid
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
José Moreira replied on 25 Feb 2016 15:03

O problema não está no acesso em si ao veículo, mas sim da forma pouco segura com que a Nissan criou este serviço.

Basta saber o VIN - Vehicle Identification Number - para se poder fazer o que se quiser, sem qualquer tipo de autenticação.

É como aceder a um e-mail sem password.

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
banned
Clube 1000 km
tcap-support
Rui Amaral replied on 25 Feb 2016 15:26
Faz me lembrar a situaçao do meu cunhado quando coloquei o Prius a estacionar sozinho..... "alguma vez eu comprava um carro que faz isto? Um volante que vira sozinho? Nem pensar!"

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1000 km
tcap-support

Confirmo. Como muito recente proprietário de um Leaf 30kwh, esta manhã fui confrontado, quando tentava aceder desde o meu Tlm para saber qual a autonomia após carga nocturna, com mensagem " Servidor temporariamente indisponível". Contacte o serviço de apoio ao cliente. Durante o dia fui lendo as várias notícias que apareceram sobre as causas deste Bug. Claro que este tipo de intrusão nos carros dos outros, só será possível por peritos em informática. Isto não deixa ninguém descansado. O que eu não compreendo é como continuo a aceder à informação do meu carro, não através da App, mas no PC fazendo login na minha conta do portal " You+Nissan"!!!!! Resta esperar que a Nissan resolva rapidamente o problema para tranquilizar os seus clientes. 

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Também estou a obter um erro de acesso a partir do telemóvel, mas o carro está quieto na garagem (valha-nos isso...). 

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
banned
Clube 1000 km
tcap-support

Luis Neves:

Também estou a obter um erro de acesso a partir do telemóvel, mas o carro está quieto na garagem (valha-nos isso...). 

Luis, pelo sim pelo não confirma! Nao va ele estar ja a caminho "da Tailandia" Big Smile

PS: Entretanto a app foi "suspensa".

Page 1 of 1 (10 items) | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com