Prius-PT
Comunidade de proprietários e amigos do Toyota Prius

Prius vs Diesel

rated by 0 users
This post has 61 Replies | 7 Followers

By: Gavela
Posted: 07-02-2008 7:30

Dizem que os carros a diesel são mais económicos porque o combustível era muito mais barato...e gastam pouco...! Durante o ano de 2007 a diferença média entre gasolina e gasóleo foi 0,24€/L. Este ano é que os preços dos combustíveis se aproximaram bastante mesmo. Quanto aos consumos, um carro a diesel faz menos de 4,5l/100km, até a minha caravan 1.7 que não é das mais económicas o faz. Relativamente aos preços de aquisição, os diesel de 1.3 até 1.7 são mais baratos que o Prius.

By: Joao Prates
Posted: 07-02-2008 7:48 In reply to

Gavela:
Quanto aos consumos, um carro a diesel faz menos de 4,5l/100km, até a minha caravan 1.7 que não é das mais económicas o faz.
A tua Astra é mesmo muito económica então.

De todos os colegas que tenho com diesel, e inclui aqui Toyota Corolla, Renault Megane, Xsara Picasso, Ford Mondeo, VW Passat, VW Golf, etc só mesmo a Corolla para lá chegar perto. Todas as outras rondam os 6 litros de consumo, é um castigo para fazerem menos, dito pelos donos.

Por isso não vejo assim tão facilmente essa história de "os diesel gastam menos". Põe um diesel do mesmo tamanho com as mesmas performances em circuito misto ou urbano ao lado de um Prius a ver quem é que gasta menos. Já acredito que gaste menos em estrada acima dos 140km/h, mas abaixo não acredito.

Isto é a excluir as diferenças no equipamento, conforto, espaço, performance, e acima de tudo o ambiente e saúde.

Gavela:
Relativamente aos preços de aquisição, os diesel de 1.3 até 1.7 são mais baratos que o Prius.
Pois, até o Smart é mais barato.

Agora arranja lá um com o mesmo tamanho e mesmas performances e equipamento similar mais barato por favor... a sério... diz lá um... com consumos equiparados...

Deixa-me cá fazer split disto para uma thread separada, esta merece...

jprates@prius-pt.com

Spritmonitor.de

Posted: 07-02-2008 8:06 In reply to

Não sei como conduzem os teus colegas...mas se conduzirem como vocês conduzem o Prius os consumos são muito bons :-)) A minha por exemplo nos últimos 5500km está com média de 4,35L/100km. No actual depósito por exemplo está a fazer menos... Os diesel que falo são os do segmento C, por exemplo o Corolla 1.4, os Astra 1.3 e 1.7, os Focus 1.6 TDCI, os C4, os meganes 1.5 DCI, o Golf 1.9 TDI 105 bluemotion, o Kia C'eed, os Peujeot 307/308 1.6 HDI, etc, etc

By: JorgeM
Posted: 07-02-2008 8:22 In reply to

Ora vamos lá ver.

O carro que acho mais parecido com o prius é o citroen c4!

Vamos lá ver os dados deste carro a disel.

1560 de cilindrada

110cv

11.2 Dos 0 aos 100

Co2 120

Consumo anunciado não tem!

Vi no site da turbo tem lá 5.0L e o prius tem 4.0L!

Portanto deve de consumir mais 1L! Também diz lá que o prius tem 77cv!lol

Posto isto o prius e melhor em tudo! (apesar de o c4 ter mais cilindrada)

Quanto ao preço com equipamento parecido o c4 fica em 30350€ isto porque estão a dar um desconto de 3500€ este mês senão saltava para os 35850€!

Posted: 07-02-2008 8:39 In reply to

Caro JorgeM, não sei onde viste esses preços e esses dados! Mas não estão correctos, ora vê lá: http://www.autohoje.com/precos_novos/detalhes.php?veid=20952 E isto sem os tais descontos de 3500€, e na versão mais equipada já com caixa vel. 6MP6 O prius gasta 4,3L/100km em misto: http://www.autohoje.com/precos_novos/detalhes.php?veid=15216

Posted: 07-02-2008 8:59 In reply to

Vais ao site da citroen metes lá no configurador e vê o que sai de lá!

Vais metes c4 5 portas

Caixa manual de 5 velocidades

1600hdi 110cv

depois passas para o acabamento e tens o nível de equipamento entre

vtr pack: 25642.31€

Exclusive: 27763.30

Escolhes o exclusive

Passas para as opções e escolhes o pack de navegação +2306.97

E por fim a cor Preto por exemplo + 279.99

O que da os tais 30350.26!

Vai lá ver se não bate certo.

http://www.citroen.pt/CWP/pt-PT/RANGE/PrivateCars/C4/Configurator/

Posted: 07-02-2008 9:06 In reply to

Gavela:

Não sei como conduzem os teus colegas...mas se conduzirem como vocês conduzem o Prius os consumos são muito bons :-)) A minha por exemplo nos últimos 5500km está com média de 4,35L/100km. No actual depósito por exemplo está a fazer menos... Os diesel que falo são os do segmento C, por exemplo o Corolla 1.4, os Astra 1.3 e 1.7, os Focus 1.6 TDCI, os C4, os meganes 1.5 DCI, o Golf 1.9 TDI 105 bluemotion, o Kia C'eed, os Peujeot 307/308 1.6 HDI, etc, etc

Todos os carros que referes são do segmento C, enquanto o Prius é segmento D, portanto end-of-story como se costuma dizer.

Querer comparar um Corolla, um Megane ou mesmo o C4 com o Prius é impensável, qualquer um deles "cabe dentro de um Prius", não há comparação.

O Prius tem muito mais espaço do que a Avensis ou um Laguna por exemplo, excepto na mala se falarmos de carrinhas obviamente.

Alguém tem tempo para procurar informação sobre performance (aceleração/reprises), consumos e CO2 destes meninos? Eu agora não posso neste momento.

jprates@prius-pt.com

Spritmonitor.de

Posted: 07-02-2008 9:29 In reply to

Em relação ao avensis fica aqui os dados:

Avensis 2.0 d4d 125cv

Consumo combinado -5.5L

Co2 -152

0 aos 100 - 10.6s

O laguna (carro) 1461cc

Consumo combinado -4.9L

Co2 -130

0 aos 100 – 12.10s

Posted: 07-02-2008 9:46 In reply to

JorgeM:

Vais ao site da citroen metes lá no configurador e vê o que sai de lá!

Vais metes c4 5 portas

Caixa manual de 5 velocidades

1600hdi 110cv

depois passas para o acabamento e tens o nível de equipamento entre

vtr pack: 25642.31€

Exclusive: 27763.30

Escolhes o exclusive

Passas para as opções e escolhes o pack de navegação +2306.97

E por fim a cor Preto por exemplo + 279.99

O que da os tais 30350.26!

Vai lá ver se não bate certo.

http://www.citroen.pt/CWP/pt-PT/RANGE/PrivateCars/C4/Configurator/

Depois tiras os tais 3500€. Wink

http://www.citroen.pt/CWP/pt-PT/RANGE/PrivateCars/C4/PriceAndEquipment/

Posted: 07-02-2008 9:47 In reply to

O Prius é segmento D devido à dimensões exteriores? Então é do mesmo segmento do Avensis é isso?

Um Corola Sedan 4 portas, um Megane Sedan, as carrinhas Astra, Megane, Kia, etc, são maiores...mas são segmento C...!

Posted: 07-02-2008 9:56 In reply to

Gavela:
O Prius é segmento D devido à dimensões exteriores? Então é do mesmo segmento do Avensis é isso?

Um Corola Sedan 4 portas, um Megane Sedan, as carrinhas Astra, Megane, Kia, etc, são maiores...mas são segmento C...!

Não, nada disso, o que conta é o espaço INTERIOR e equipamento/conforto. Senta-te nos bancos de trás de um Prius e percebes logo.

Os carros que enumeras são maiores por fora porque têm uma bagageira comprida, não é espaço útil para ocupantes.

Podes encontrar explicações sobre os segmentos na Wikipedia por exemplo.

Mas as performances e os consumos dos carros que referes não têm nada a ver com os do Prius, logo mais a ver se tenho tempo para desmistificar isso.

E nunca na vida eu acredito que em urbano ou misto tu faças 4 litros com qualquer um destes diesel, ou com a tua Astra sequer.

É só dizeres o dia que queres e entramos em Lisboa os 2 pela 2ª circular em hora de ponta e vemos os consumos quando chegamos aqui.

Podes fazer isso em estrada em 5ª a baixa rotação, mas em urbano esquece lá isso. Em estrada livre até 120 acredito que sejam equivalentes, e de 140 para cima tenho quase a certeza que bates o Prius em consumo.

jprates@prius-pt.com

Spritmonitor.de

Posted: 07-02-2008 9:59 In reply to

Gavela:
Depois tiras os tais 3500€. Wink

Sim mas isso e uma promoção!

Estamos a falar do preço normal!

O preço do c4 e do prius estão muito perto!

Com a vantagem do prius poluir menos e gastar menos!

Posted: 07-02-2008 10:06 In reply to

JorgeM:
Com a vantagem do prius poluir menos e gastar menos!

Só???

E o espaço que é monstruoso?

E a performance que deixa o C4 a ver navios?

E o conforto a bordo?

E a ergonomia do interior?

E o prazer de condução?

E o silêncio no trânsito?

E o equipamento?

E a garantia geral de 5 anos?

E a garantia do sistema híbrido de 8 anos?

E as manutenções muito mais simples e baratas?

E a taxa de avarias do Prius vs do C4?

E a paixão que se abate sobre todos os donos do Prius quando o começam a conduzir?

E esta comunidade que é uma fonte de informação e companheirismo entre donos Prius?

etc

etc

etc

jprates@prius-pt.com

Spritmonitor.de

Posted: 07-02-2008 10:09 In reply to

Gavela:
Bem parece que afinal o C4 é mais caro do que o Prius standard... alguma vez eu trocava um Prius por um C4... cruzes credo...Devil
Continuem a ver os outros, aposto o que fôr preciso que mesmo sendo classe C vão tombar todos que nem tordos...

Não há nada que se compare ao Prius pelo preço dele!

P.S. - Se alguém me fala no HCH leva um tiro! Super Angry

jprates@prius-pt.com

Spritmonitor.de

Posted: 07-02-2008 10:14 In reply to

jprates falei em menos de 4,5L/100km em percurso misto (não em urbano) que é o que eu faço assim como também fazes, apesar que eu vivo no centro de uma cidade e tu não, e apanho 25 semaforos luminosos na ida mais a volta para o trabalho (claro que nem todos estão vermelhos).

Depois tenho as subidas de Monsanto e Cabos d´Avila como conheces...

Não estou a dizer que os diesel gastam menos que o Prius, nada de deturpar (o resumo que faço disto está tudo logo no 1º post), digo sim que podem fazer menos de 4,5L/100km. O meu faz e não utilizo pressões nos pneus acima dos 2,5 bar nem tenho pré-aquecedor para o bloco do motor e a aerodinamica da caravan com os seus 0,30 não se pode comparar a 0,26!

Até digo mais, os 1.3 CDTI, os 1.5 DCI, os bluemotion 1.9 TDI de 105cv, os focus 1.6 TDCI Econetic se forem conduzidos mesmo para os consumos(tipo uma "corridinha de consumos") e neste tipo de percursos fazem menos de 4L/100km.

Page 1 of 5 (62 items) 1 2 3 4 5 Next > | RSS

Google
Copyright 2008 Prius-PT.com