Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Comparativos do 4G com "concorrência"...

rated by 0 users
This post has 40 Replies | 5 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
016_Prius_4G
tcap-support

O problema é que em 2005 a Toyota anunciava um torque de 400 Nm para o 2G

E agora anuncia o torque do MCI e o torque do MG2 em separado

Tenho aqui o catalogo de promoção de 4G que anuncia: MCI 98CV KW 72 Rpm 5200 

Binário Máximo (Nm/rpm) 142/3600

Motor Elétrico  Volts 600  Potencia Máxima (CV(KW))   72 ( 53)  Binário Máximo (Nm) 163

Potência Máxima ( dois motores em conjunto (elétrico+gasolina) 122 CV KW 90 

Não se anuncia nada sobre o funcionamento do sistema e nem o Torque Total.

Ora se em 2005 se anunciava 400 Nm para o 2G que nem tinha SRU, agora até parece que o 3G e 4G tem menos Torque.

Esta forma de apresentar estas características, prejudicam a Toyota na comparação com outras

Marcas. Os vendedores não sabem explicar e as Revistas também não.

E os membros do Fórum que ainda não sabem como funciona o cálculo do Torque podem consultar a escola HSD.

Top 75 Contributor
Full Hybrid
031_Yaris_HSD
tcap-support

João Prates:

Pois não, tem mais, 400 Nm é o binário no Prius 2G do MG2 sozinho! Devil

É muito feio afirmar peremptóriamente coisas que não se percebe/domina.

Passa pela escola HSD e gasta lá umas boas horas a aprender alguma coisa, que os mais veteranos já o fizeram há muitos anos.

Fica o conselho.

EDIT: Já agora, depois de perceber o básico do HSD, talvez seja boa ideia ir até este post que debate o torque à roda superior no 3G.

Caríssimo, já que eu não percebo (o que é verdade) nada do assunto, em que situações/condições é que esses 400Nm ou os 550Nm do 3g são disponibilizados? Não duvido que esses valores sejam possíveis no motor, no entanto a bateria duvido que os consiga fornecer.

Já aqui discuti essa situação à uns tempos. Se esses valores fossem fornecidos à roda na abordagem a uma subida, não se veria o carro a "esforçar" para manter a velocidade como se vê normalmente

Comparativamente a qualquer diesel turbo da actualidade com uma cilindrada equivalente, somos completamente colocados a um canto e no entanto o valor de binário dos fumarentos são notoriamente mais baixos a esses que vocês anunciam.

Yaris HSD GPL

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support
João Prates replied on 10 Apr 2016 18:20

Telmo, pela última vez, lê o que já foi escrito sobre o tema, não me arrastas para nova explicação do que já está explicado, desculpa.

E todas as respostas as todas as tuas questões estão explicadas há mais de 12 anos, já queimei muita pestana e muitas horas para explicar o b-a-ba.

Ainda para mais quando pelo teu último post não sabes sequer a diferença entre torque e potência, mas vens logo desmentir o Magalhães a dizer "impossível" "nunca na vida", quando quem está errado és tu.

Eu não conheço nenhum carro com 110 cv que faça melhores acelerações e muito menos melhores recuperações que o Prius 2G.

E digo o mesmo em relação a carros de 136 cv face ao Prius 3G, e imagino que com o 4G continue a mesma senda.

Se queres comparar alhos com bogalhos é sinal claro e evidente que não tens conhecimento para tal.

A solução é simples: Estuda, lê, aqui o que não falta são artigos/posts a ensinar, não precisas de reinventar a roda nem abrir threads novas.

Quando souberes discutir o mínimo dos mínimos avisa, sem dizer disparates absolutamente aterradores como seja a bateria ser capaz de fornecer torque, nessa altura avisa, mas até lá abstem-te de apelidar os outros de mentirosos, que os outros sabem mais do que vais saber daqui por 10 anos.

Tens duas hipóteses: Ou continuas no caminho do "eu é que sei", e por mim ficas a falar sozinho, ou mudas para "quero aprender" e mandas-te aos posts que te referiram com unhas e dentes.

A escolha é tua.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

José Magalhães:
Motor Elétrico  Volts 600  Potencia Máxima (CV(KW))   72 ( 53)  Binário Máximo (Nm) 163

Tínhamos de saber/conhecer o número de dentes de cada engrenagem para conseguir calcular o factor multiplicador de binário.

Mas não acredito mesmo nada que o binário total tenha descido face ao 3G, e as provas dizem o contrário, porque o carro pelo que todos dizem é mais rápido nas recuperações, e isso diz tudo sobre o binário total.

Falta apanhar as mãos nuns bons gráficos de torque/rpm para cada um dos motores... mas isso normalmente leva anos até se lhes por a vista em cima. Pode ser que alguém tenha acesso a um dinamómetro capaz de medir torque e potência aplicada pelas rodas aos rolos... é uma questão de sorte.

Uma coisa como este Testa P85D fez, com a máquina a registar mais de 1100 Nm !!!!

Top 75 Contributor
Full Hybrid
031_Yaris_HSD
tcap-support

ora aqui esta... Nem adianta discutir muito pq so nao vê quem nao quer. http://priuschat.com/attachments/priuspowertorquecurve-jpg.40501/

Yaris HSD GPL

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

1º - Agradecemos que coloques os links como deve ser, clicáveis, ou com a imagem a aparecer como devia ser;

2º - Não sei se o gráfico é fiável ou não, não conheço a sua origem, é apenas uma imagem, mas adimtindo que seja, onde é que o Magalhães estava errado? Tu tens a real lata de mostrar um gráfico que acusa 400 Nm e ainda dizes que não vale a pena discutir? Discutir o quê? Que o Magalhães estava certo e que tu lhe deves um pedido de desculpa pela tua teimosia? Ou não sabes sequer ler um gráfico destes?

3º - Ou mudas de tom ou és moderado;

Top 75 Contributor
Full Hybrid
031_Yaris_HSD
tcap-support

enfim, sem comentários.

Continuação.

Yaris HSD GPL

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support
João Prates replied on 10 Apr 2016 19:12

Segundo outro estudo de um curioso, os resultados eram bem diferentes, e mais perto do que esperava encontrar:

MAX TOTAL TORQUE = 546 Nm

Portanto, até ver um documento credível, indiscutível, como seja do Argone Labs ou de um banco de ensaios onde um carro tenha sido testado, para mim são tudo contas e números atirados para o alto. Bons de se discutir, claro, mas nunca meter as mãos no fogo por eles.

O que interessa é que sejam 400 Nm, sejam 500 Nm, os valores são não só possíveis como reais.

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

João Prates:
2º - Não sei se o gráfico é fiável ou não, não conheço a sua origem, é apenas uma imagem, mas adimtindo que seja, onde é que o Magalhães estava errado? Tu tens a real lata de mostrar um gráfico que acusa 400 Nm e ainda dizes que não vale a pena discutir? Discutir o quê? Que o Magalhães estava certo e que tu lhe deves um pedido de desculpa pela tua teimosia? Ou não sabes sequer ler um gráfico destes?

Aliás, o gráfico mostra precisamente o que é de esperar em termos de binário de um motor eléctrico: binário máximo desde as 0 rpm até determinado valor de rpm e depois é que começa a descer. Depois como o binário típico dos ICE é do género ascendente até determinada rotação (mais elevada que nos motores eléctricos), o resultado final é um binário constante por uma rotação mais elevada, a partir das 0 rpm, coisa que um ICE sozinho não consegue fazer. Só para rotações muito elevadas é que o binário num ICE começa a descer e vale a pena lembrar que o ICE no Prius raramente está numa zona de rotações elevadas. 

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Em todo o caso, porque binário é uma força, fica refém das relações de caixa e final. Não raras vezes vemos colossais binários de dieseis levar na pá de motores a gasolina equivalentes em potência final. A sua distribuição pelas rpm ( potencia = binario x rotação ) conta muito. A "descoberta" do binário pelos jornalistas levou a novos mitos... 

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Page 2 of 5 (41 items) < Previous 1 2 3 4 5 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com