Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Model ≡

rated by 0 users
This post has 247 Replies | 12 Followers

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
021_Auris_HSD_1G
tcap-support

Qual o consumo a 120kmh para o Ioniq?

1999 Avensis T22 (3S-FE)

Top 50 Contributor
Full Hybrid
031_Yaris_HSD
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Uma coisa que o Miguel me ensinou, e tenho vindo a constatar, é q os consumos, num eléctrico,  variam muito.

Dito isto, hoje, em 20kms de AE (A8, Loures - Enxara) a 124km/h, e por vezes mais, com AC a 21graus, o Ioniq fez 16kwh/100kms.

Não faço ideia se foi com ventos favoráveis ou não,  sei que chovia pouco, e isso faz subir os consumos.

Só para terem uma ideia,  Alfragide - Pombal a 90km/h e sem AC, já fiz 14 alto de uma vez, e 9 alto de outra!

Penso que da vez que obtive 9kwh/100km se deveu a drafting.

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

William Esteves:

Qual o consumo a 120kmh para o Ioniq?

Pois, a minha frase é capaz de ter sido um bocado exagerada. Se eu fosse dizer um só número, diria 168 com climatização. Não anda muito longe, não, e 176 provavelmente está dentro do intervalo expectável, embora um bocadinho para cima.

Tenho muitas viagens no meu DB, e tenho muitos registos que dariam muito trabalho consultar. No DB, tenho esta, esta, onde na realidade fiz médias superiores, de 180 mas de noite, com temperaturas de 2-4 graus (era nesta que eu estava a pensar quando escrevi a outra frase, mas a média afinal foi superior), também tenho uma média de 190 mas não foi a 120km/h, foi a 130km/h entre o PCR de Loulé e Aljustrel, sem qualquer abrandamento, tenho esta, esta.

Sem climatização, na Primavera, 155, mesmo com um pouco de chuva. No fundo, diria um intervalo de 155 a 180 no nosso clima. Ou seja, a frase do Bjorn, como se o Ioniq não pudesse... eu acho que ele estava só a provocar para conseguir que algum proprietário aceitasse o desafio (vários aceitaram nos comentários, não sei se ele o vai realizar).

Leo Grova:

Só para terem uma ideia,  Alfragide - Pombal a 90km/h e sem AC, já fiz 14 alto de uma vez, e 9 alto de outra!

Bom, essas variações são extraordinárias... isso não conta com tráfego?

A verdade é que é a média a 90km/h que ele conseguiu que me parece mais claramente acima da do IONIQ. Ele fez no carro do YouYou, num dia de 20 graus, 140Wh/km. Agora, fez 134Wh/km... É um bocado alto. Eu não daria um intervalo tão grande como o Leo Grova, mas diria sim, entre os 105 e 135Wh/km para o IONIQ a 90km/h reais. Por exemplo, logo a seguir à viagem que ele fez no carro do YouYou, eu fiz esta a 90km/h, com a mesma temperatura, igualmente ao longo de um vale (do Guadalquivir) e contra o vento (levante ligeiro).

Então parece que a 120km/h o consumo do Model 3 está mais próximo do do IONIQ. Talvez seja porque o Model 3 é mais aerodinâmico, então ganha vantagem à medida que a velocidade é mais alta. Talvez a 140km/h o Model 3 consuma o mesmo que o IONIQ (algo como 195Wh/km a 140km/h reais). A baixa velocidade, o peso maior deve reflectir-se em maior resistência ao rolamento, e talvez o consumo do TMS e da electrónica também se sintam.

Eventualmente, o Standard Range será mais económico. Assim é de esperar.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 50 Contributor
Full Hybrid
031_Yaris_HSD
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Pergunto, não poderá ser devido ao motor do model3 ser mais potente, que leve a que para velocidades mais altas, não necessite de tanta energia (comparando com o Ioniq)? 

O ioniq a 95 de CC, portanto 90 reais, em AE é extremamente poupadinho.

O consumo de 9/10 kwh/100km qu obtive, é perfeitamente excecpcional - segui quase sempre atrás de pesados, e segundo um conhecido meu (Wink ) nessa noite, anormalmente houve ventos sentido sul -norte.

Sem ter grandes registos, os 14kwh/100km, são mais ou menos a minha bitola para AE, a 95 de CC, e sem AC.

Diria que para passar no Ioniq os 17kwh/100kms em AE, já é preciso transgredir bastante.

Próximo troço de AE que fizer, registo.

Edit : estive a rever umas fotos, e na verdade, onde digo 9 alto, foram realmente 10,6kwh/100km - é o que dá nâo ter DB... As minhas desculpas - o rigor deve exigir-se em primeiro lugar a nós próprios.   

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
021_Auris_HSD_1G
tcap-support

Sao excelentes prestações! Independentemente de como foram feitos, realizar abaixo dos 100 Wh/km é incrível! 

E é bom já haverem estás eficiências, será com isto que a Toyota terá que se debater!

1999 Avensis T22 (3S-FE)

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Ramos replied on 17 Jan 2019 9:53

Leo Grova:

Pergunto, não poderá ser devido ao motor do model3 ser mais potente, que leve a que para velocidades mais altas, não necessite de tanta energia (comparando com o Ioniq)? 

Eu isso não sei, não percebo de motores, nem inversores. Normalmente, fico-me pelos aspectos exteriores, a energia de tracção, e aí só pelo peso ele tem de consumir bastante mais, e depois o TMS.

Leo Grova:

Sem ter grandes registos, os 14kwh/100km, são mais ou menos a minha bitola para AE, a 95 de CC, e sem AC.

Diria que para passar no Ioniq os 17kwh/100kms em AE, já é preciso transgredir bastante.

Eu diria, de boca, vá 120 a 90km/h, 135 a 100km/h, 165 a 120km/h e 195 a 140km/h (sempre reais), e não meti estes valores num gráfico para ver se faz a parábola que se espera...

Leo Grova:

Edit : estive a rever umas fotos, e na verdade, onde digo 9 alto, foram realmente 10,6kwh/100km - é o que dá nâo ter DB... As minhas desculpas - o rigor deve exigir-se em primeiro lugar a nós próprios.   

É normal, a nossa memória... Então eram os 10,6 que eu tinha retido. E os 14 a 90km/h também deve ter sido com chuva e vento. Por isso é que eu queria fazer um gráfico a partir dos registos... queria fazer um programa que seleccionasse dos registos grandes troços a velocidade constante, depois procurasse segmentos nesses troços com altitude inicial e final iguais, e depois visse a contagem nos contadores de energia... e aí sim, faria um gráfico para apresentar.

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
110_CT200h
tcap-support
Pedro C Lopes replied on 21 Jan 2019 20:02

Teste comparativo a 120km/h de vários ev; ganhou o TM3 Long Range RWD jantes 18", ainda mais eficiente que o Ioniq, que ficou em segundo lugar.

https://www.youtube.com/watch?v=150Z4l69CBo

Lexus CT200h

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Pena não estar representado o MR.

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Ramos replied on 21 Jan 2019 23:28

Ah, viram!? Vinha partilhar o link. Lá conseguiram aldrabar o teste para não ganhar o Ioniq! (estou a brincar).

Que dia tão bom, ainda estou a tentar perceber como é que as médias foram tão fenomenais (para todos os carros no teste). Tipo para um lado vento favorável, para o outro parou o vento, não sei. Algum efeito estranho com a regeneração... Muito tempo acima dos 1000m, o ar é menos denso (~10% menos denso, já tinha visto uma vez).

Aposto que em planície ganhava o Ioniq (e a 140km/h ganhavam os Model 3, não apenas o RWD). 

Page 17 of 25 (248 items) « First ... < Previous 15 16 17 18 19 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com