Tenho algumas perguntas para o pessoal aqui da comunidade, vale para quem já tem Prius ou ainda não, com base nesta pergunta principal:
- O que vão fazer quando a Toyota apresentar o Prius Plug-In?
Quem já tem Prius vai trocar imediatamente? Continuam com o Prius actual até fazer alguns anos? Depende? Depende do quê?
O que é que para vocês era um Plug-In interessante? Qual a autonomia pretendida? Quais as alterações ao modelo actual que gostariam de ver?
O que acham que vai acontecer ao valor dos nossos Prius actuais no mercado de usados?
jprates@prius-pt.com
Olha João,
Vou responder à tua questão da seguinte forma:
1. Não faço diariamente os Kms que justifiquem a compra do novo modelo Prius-Plug-in. (Ficava o ICE a estragar-se poís nunca entrava em funcionamento). Um EV como segundo carro talvez quando o Corsa tiver de ser trocado.
2. Os recursos financeiros não são infinitos - trocar de carro novo ao fim de alguns meses é irracional.
3. Estou curioso para ver que tipo de baterias equipará a nova versão !
4. A ser verdade que o novo modelo vem com um ICE de 1800cc o seu preço em Portugal irá aumentar certamente.
Cumps,
A. Marques
Por acaso ainda hoje falei nisso com a minha esposa...foi mesmo coincidência!!
Em principio não estou a pensar trocar o meu Prius nos próximos 8-10 anos, excepto se algo de anormal acontecer (se ganhar o euromilhões, por exemplo). Dadas as minhas condições actuais de vida não posso apenas viver com um carro, e que bom seria se ao meu Prius pudesse acrescentar um Plug-in daqui a uns anitos, mas ainda é um investimento bem grande. Além do Prius tenho um Starlet de 96, com 276 mil km, que vai, dentro de alguns dias, ser submetido a uma operação de rejuvenescimento. É a versão 1.5 diesel, gasta 4 lts/100km e não consigo vendê-lo porque foi oferecido pelo meu sogro quando casei, e isso era matar o homem de ataque cardíaco. E porque também adoro o boguinhas!! Aquilo ainda é a "old school" da Toyota Por isso será dificil trocar de carro tão cedo. Acho que vou fazer uns bons quilómetros neste Prius e depois parto para outro
Se o plug-in conseguir, pelo menos, duplicar a capacidade da bateria e aguentar mover o veículo em modo EV até aos 100km/h acho que seria fantástico. Mesmo aumentando a cilindrada, como também já se fala.
Em relação às alterações que gostaria de ver...talvez uns faróis de xenon direccionais e a colocação do botão EV no volante, porque acho pouco prática a colocação actual.
Quando surgir a versão plug-in acho que o nosso Prius vai desvalorizar um pouco, mas não muito. Até porque a ignorância em relação ao carro ainda é tanta que um Prius é e será "aquele carro que tem dois motores, um a gasolina e outro eléctrico"
jprates: - O que vão fazer quando a Toyota apresentar o Prius Plug-In?
Não irei de certeza trocar de imediato quando sair em Portugal, porque nunca compro carros novos.
Espero sempre pelo menos um ano depois de sairem, para poder comprar um semi-novo (normalmente de serviço).
A redução no preço compensa, e posso sempre ir buscar um "lá fora", como fiz com o meu.
Mas acho que o mais interessante e importante é a autonomia em EV, e a velocidade máxima nesse modo serem melhores do que as dos nossos Prius.
Isto porque, se se concretizarem pelo menos algumas das noticias que temos lido ultimamente de EVs a serem lançados dentro de poucos anos, então esses vão surgir quando o Plug-in estiver à venda, o que o vai fazer perder terreno e potencial se não tiver as capacidades do modo EV muito aumentadas em relação ao actual.
Vai continuar a ser um híbrido, com performance e autonomia superiores a qualquer EV, já para não falar de que não terá o problema do tempo de recarga que os EVs terão, porque basta atestar o depósito e está sempre a andar mesmo que com as baterias com pouca carga, mas mesmo assim acho muito importante estar bem mais perto de ser um EV do que acontece com os nossos.
Equipamento, não dúvido que já terá o retrovisor electrocromático (finalmente!), para além dos sensores de chuva e luz, que já são obrigatórios hoje em dia num carro desta classe.
Um IPA v2.0, mais expedito a estacionar, tb era simpático!
E já agora uma voz mais sexy para a moça do GPS. Isso é que era!!!
Gostava muito de ter o plug-in, mas não consigo justificar a troca.
O meu trabalho actual faz com que ande muito pouco de carro (passei de uma média de 1 deposito por semana, para 1 deposito por mês) pelo que, a manter-se a situação actual o mais indicado é nem trocar de carro. Julgo que vou manter o Prius actual por muitos e bons anos.
Boas,
O meu tem 2 meses pelo que me é dificil imaginar uma troca agora, para além de os € serem muito dificeis de ganhar e juntar.
Talvez quando o Hyundai der o berro...
De qualquer forma o mais importante num Plug-in será a autonomia e a velocidade máxima em EV.
Para além de aspectos já aqui focados como os sensores de chuva e luzes, penso que a Toyota deveria melhorar o sistema dos limpa vidros quer dianteiro, quer traseiro (à frente do lado do pendura fica uma superficie bastante grande que não é abrangida pela escova - uma possível solução seria a adoptada pela Citroen, salvo erro, com as duas escovas com eixo ao centro.
Também seria "engraçado" ter a velocidade média no MFD.
lalexandre: Também seria "engraçado" ter a velocidade média no MFD.
Tal como nos Astras não é! Já agora a indicação de autonomia também...
Gavela:Tal como nos Astras não é! Já agora a indicação de autonomia também...
Parece-me que o Astra tem muito mais a "invejar" do que o Prius, mas parece que não desistes dessas "facadinhas", enfim...
Quanto à indicação da autonomia se leres os Posts que por aqui há, verás que existe aqui resposta para isso...
Vai aqui http://prius-pt.com/cafe/forums/p/463/1325.aspx#1325 no 2º post tens a resposta...
lalexandre: Parece-me que o Astra tem muito mais a "invejar" do que o Prius, mas parece que não desistes dessas "facadinhas", enfim...
Não são "facadinhas" como tu lhe chamas, são constatações.
Ou essas "facadinhas" só têm uma direcção e quando dadas em sentido inverso já não o são! Enfim...
Gavela: lalexandre: Parece-me que o Astra tem muito mais a "invejar" do que o Prius, mas parece que não desistes dessas "facadinhas", enfim... Não são "facadinhas" como tu lhe chamas, são constatações. Ou essas "facadinhas" só têm uma direcção e quando dadas em sentido inverso já não o são! Enfim...
Vá lá meninos, comportem-se, não quero ver isto a virar o galinheiro do fórum AutoHoje...
Um bocadinho mais de tolerância de parte a parte sff.
lol
lalexandre: Para além de aspectos já aqui focados como os sensores de chuva e luzes, penso que a Toyota deveria melhorar o sistema dos limpa vidros quer dianteiro, quer traseiro (à frente do lado do pendura fica uma superficie bastante grande que não é abrangida pela escova - uma possível solução seria a adoptada pela Citroen, salvo erro, com as duas escovas com eixo ao centro.
Estive há pouco a ver uma C4 os limpa vidros têm os eixos dos lados sendo que as escovas se juntam a meio, ao contrário dos carros "normais", desta forma conseguiram uma superficie limpa maior.
Uma boa ideia para adoptar...
Bom eu ainda não comprei o meu prius por tanto não esta nos meus planos trocar!
Na minha opinião é melhor esperar um anito depois do plug in sair!
Só para o caso de algo não estar bem!
Quanto a coisas a mudar tenho uma longa lista!
Sensores de luz e chuva.
Chão liso nos lugares de traz (como o corola).
Ac bi zona (acho que e assim que se chama).
Faróis de cheon. Já agora com uns leds no enfeito por debaixo dos piscas dianteiros…
Espelho retrovisor anti encandeamento.
Umas jantes de liga leve melhores…
Algumas coisas já começam e ser básicas e ate o corola já tem…
amarques:1. Não faço diariamente os Kms que justifiquem a compra do novo modelo Prius-Plug-in. (Ficava o ICE a estragar-se poís nunca entrava em funcionamento). Um EV como segundo carro talvez quando o Corsa tiver de ser trocado.
Discordo completamente Arménio, tu és o alvo preferido de um Plug-In!
Fazes um percurso casa-trabalho-casa curto o suficiente para fazeres como se de um EV se tratasse.
Ainda por cima podes recarregar de graça no trabalho, o que é que queres mais?!?!
Quando vais em viagem não estás entalado com um EV que não dá nem para chegares a Álcacer do Sal quanto mais Algarve...
amarques:2. Os recursos financeiros não são infinitos - trocar de carro novo ao fim de alguns meses é irracional.
Claro que não são infinitos, mas a questão é saber quanto se ganha e quanto se perde, não achas?
Tanto tu como eu estamos a comprar o carro em financiamento. Quanto será que perdemos se chegarmos à locadora e dissermos "Já não quero alugar este carro, quero trocar por outro"? Afinal o carro não é nosso, e posso dizer que não quero alugar mais o carro a qualquer altura... Se o novo Plug-In me poupar num ano o que o contrato me custar a liquidar antecipadamente... é caso para pensar... não?
amarques:3. Estou curioso para ver que tipo de baterias equipará a nova versão !
Estás tu e todo o resto do mundo. Mas a partir do momento que tem o selo Panasonic EV e as 3 elipses no capot, por mim está garantida.
amarques:4. A ser verdade que o novo modelo vem com um ICE de 1800cc o seu preço em Portugal irá aumentar certamente.
Já ouvimos essa, assim como já ouvimos que seria um 1000cc com turbocompressor... é só escolher... achas que alguém sabe? Só se fôr o japonês!