Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Delírio coletivo II - O regresso: será o Folhinha substituto à altura para o Chaleira?

rated by 0 users
This post has 45 Replies | 5 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
310_Nissan_Leaf
420_BMW_C_Evolution
903_Tesla_Model_3
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support
Alexandre Oliveira Perdigão Posted: 1 Oct 2016 17:47

Depois do delírio em torno da escolha que veio a materializar-se no pobre ChaF, venho pedir novamente a vossa ajuda.

Basicamente, como já disse por aí, estou a ponderar muito seriamente - só uma grandessíssima reviravolta, que não estou a ver maneira de acontecer, me fará mudar de ideias - empandeirar o ChaF antes do fim do contrato e preciso de dois pares de rodas não-emissoras que o substituam.

Tenho lido coisas - sem grande atenção, confesso, pois o tempo tem escasseado e muito - acerca dos "senãos" das baterias dos Leafs mas, olhando à minha volta neste momento (e o carro será para "este" momento, em que já vou com um mês apeado, e não para brevemente-sabe-se-lá-quando-e-quando-dás-por-isso-passaram-seis-meses-e-o-carro-não-há-maneira-de-vir) não creio que tenha alternativa melhor do que um Leaf de 30kWh em termos de relação qualidade/preço/satisfação do que são as minhas necessidades.

Basicamente a autonomia do ChaF sempre deu e sobrou para o que precisávamos - nem sequer o carregamos todos os dias - ao longo destes 2 anos e pouco e 33 mil quilómetros, aproximadamente, só fiz uma (na verdade foram duas, mas uma delas ele contabilizou como acelerada) carga rápida, e, portanto, um Leaf chega e provavelmente até sobra para o que pretendo.

A minha ideia é contratar um novo renting de 3 anos (ou 4, consoante os valores)@15 mil km/ano, de preferência com aluguer de bateria, para reduzir custos - apesar de me terem dito hoje na Nissan que deixaram de vender com aluguer -  de modo a ter carro até vir o Model III.

Assim, se esse negócio for para a frente e tiver a sorte de ter o Tesla logo nos primeiros tempos, o AOV do Leaf só se sobrepõe ao outro por um ano, no máximo, altura em que posso ponderar terminar o contrato antecipadamente ou mesmo optar por ter dois carros ao mesmo tempo.

Caso o Model III se atrase, como deverá acontecer, tenho sempre a hipótese de renegociar o AOV por mais uns tempos, garantindo que não ando a pé.

Preciso, pois, que me digam porque é que NÃO DEVO comprar o Leaf nem que a vaca tussa ou, se forem defensores do Folhinhas, qual das versões devo escolher.

Nissan Leaf Tekna 30kWh out 2016 > ...   |   Renault Zoe Intens - jan 2014 > out 2016 (R.I.P.)   |   Prius 3G (ZVW30) - dez 2009 > dez 2013

Spritmonitor.de |   Spritmonitor.de

aop@prius-pt.com

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Para a utilização que fazes, penso que o Leaf serve perfeitamente.

Não estou a ver em deslocação urbana quotidiana conseguires aquecer as baterias o suficiente para causar dano.

E quanto à autonomia, a bateria "normal" ou "antiga" penso que te serve para o tal dia a dia, se vale a pena a maior tu é que podes ajuizar.

A única questão que se pode colocar IMHO é a de saber se para tão curto espaço de tempo (uns 3 anos) não seria melhor investimento um usado.

FIca a pergunta no ar.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
310_Nissan_Leaf
420_BMW_C_Evolution
903_Tesla_Model_3
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Talvez fosse, mas prefiro pagar um pouco mais pelo "descanso" e "despreocupação". Tanto assim é que desta vez até estou a ponderar contratar o seguro de grupo da locadora em vez de o fazer eu diretamente, "só" para poupar uns cobres.

Feliz ou infelizmente, o meu tempo é muito escasso e, como tal, caro, pelo que é preferível jogar pelo seguro (com o Chaleira Ferreira, mesmo tendo sido comprado novo, tenho-o sentido, e bem, na pele!)

Nissan Leaf Tekna 30kWh out 2016 > ...   |   Renault Zoe Intens - jan 2014 > out 2016 (R.I.P.)   |   Prius 3G (ZVW30) - dez 2009 > dez 2013

aop@prius-pt.com

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1000 km
tcap-support

Tenho um Leaf 30kwh Tekna e estou realmente muito satisfeito. Passados 11000km, continuo a fazer consumos muito comedidos(média geral 12,4Kwh/100Km). Consegue-se fazer 200km reais entre cargas a 100%. Tenho o OBD-II e verifico que mesmo viajando em AE a 100-110Km/h a bateria nunca ultrapassou os 28ºC mesmo nos dias de calor. Não tenho experiência de cargas rápidas, uma vez que faço carregamentos nocturnos em casa a 2kw, para aproveitar a tarifa bi-horaria. Em conclusão, trata-se de um bom produto, muito fiável de baixo custo de exploração, tendo a versão Tekna todas as mordomias de um carro de classe superior. A mala é enorme para quem necessita... A App da NissanConnect EV é um must para se controlar à distância tudo no automóvel. Excelente relação qualidade custo.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
310_Nissan_Leaf
420_BMW_C_Evolution
903_Tesla_Model_3
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Ó Fernando, eu quero é que me convençam a NÃO COMPRAR o Folhinhas! Big Smile

aop@prius-pt.com

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 1 Oct 2016 18:43

Aliança Renault-Nissan... Devil

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1000 km
tcap-support

AOP, sendo assim não posso ajudar. Realmente não lhe encontro defeitos, a não ser um túnel muito presente no lugar do meio da fila de trás, eh!

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
310_Nissan_Leaf
420_BMW_C_Evolution
903_Tesla_Model_3
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Telmo Salgado:

Aliança Renault-Nissan... Devil

Pois... mas, pelo menos, há um concessionário "normalíssimo" ao pé de minha casa (no limite posso ir a pé) onde posso fazer as revisões sem ter de perder quatro horas do dia para ir deixar e buscar o carro a Chelas, única oficina em Lisboa (e arredores) que faz manutenções aos Z.E. e que tem cerca de, deixa ver...

... um técnico(!) com habilitações para lhes mexer... Zip it!

"

Fernando Rodrigues:

AOP, sendo assim não posso ajudar. Realmente não lhe encontro defeitos, a não ser um túnel muito presente no lugar do meio da fila de trás, eh!

És um "ínútil", Fernando! Big Smile

aop@prius-pt.com

Top 50 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
110_CT200h
tcap-support
Pedro C Lopes replied on 1 Oct 2016 19:16

Alexandre, há uns meses, na revista Auto-Hoje, falavam sobre as avarias do Leaf, e parece que só a bateria de 12v dava, por vezes, problemas.

A meu ver, o único ponto negativo é o aquecimento da bateria de tração, quando o carro fica ao sol de verão. Já li nos fóruns que o facto de não ter sistema de arrefecimento, tende a perder alguma capacidade.

Por outro lado, é como dizes; não há muitas alternativas.

Eu gosto bastante do e-Golf, mas também é mais caro (40k)...

Lexus CT200h

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
310_Nissan_Leaf
420_BMW_C_Evolution
903_Tesla_Model_3
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Mais caro e com menos uns 60km de autonomia, não?

aop@prius-pt.com

Page 1 of 5 (46 items) 1 2 3 4 5 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com