Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de bordo do Bola de Neve (Nissan Leaf Tekna 30kWh)

rated by 0 users
This post has 135 Replies | 9 Followers

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support
José Rosado replied on 25 Oct 2017 20:52

Alexandre Oliveira Perdigão:
Para além disso, tenho sempre o cuidado de programar o termo da carga para cerca de meia hora antes da saída, de modo que não vejo razão absolutamente nenhuma para o tratamento que dou à bateria - que reputo de muitíssimo carinhoso Stick out tongue - justificar uma degradação de 8% em um ano e menos de 15 mil km.

Eu explico-te porquê: falta-te kms e CR... Só para te dar uma ideia, o meu com 1 ano agora também, 23000km tem cerca de 97 QC e 200 e tal cargas lentas, apresenta ainda os 100%. O indicador do Leaf precisa de uns esticanços para se relembrar de quanto ainda tem realmente de bateria. E as cargas rápidas ajudam-no a isso. Tens de levá-lo à tartaruga e fazer o teste da tomada.

Quanto aos manuais, tb. acho que não tenho nenhum manual de navegação, mas mais logo confirmo isso. 

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
310_Nissan_Leaf
420_BMW_C_Evolution
903_Tesla_Model_3
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Obrigado Rosado, também já tinha ouvido isso.

A questão é esta: o facto de ele andar baralhado a pensar que tem menos capacidade do que a que, na realidade, terá, não é, por si só, indicador de que a bateria está mesmo estafada, certo?

Ou o efetivo estado de saúde da bateria depende desses esticanços para ela manter a "largueza de vias", ao invés de "encolher"?

Nissan Leaf Tekna 30kWh out 2016 > ...   |   Renault Zoe Intens - jan 2014 > out 2016 (R.I.P.)   |   Prius 3G (ZVW30) - dez 2009 > dez 2013

Spritmonitor.de |   Spritmonitor.de

aop@prius-pt.com

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Eu passei por isso com um Leaf de serviço. Bem tratado, sempre na garagem à sombra, poucos km e apenas 3 ou 4 cargas rápidas. O SOH ia baixando de forma consistente com o tempo...

A dada altura resolvi dar-lhe um esticão e fiz uns 250 km seguidos com duas cargas rápidas pelo meio. No dia seguinte o SOH e os Ah tinham subido um pouco. Mais uns tratamentos destes e se calhar teria melhorado significativamente.

Em conclusão, por estranho que pareça, o Leaf alinha no clube dos que 'quanto mais me bates mais gosto de ti'....

AOP tens de te deixar de meiguices e dar-lhe umas tareias antes que resolva perder a primeira barra!

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Ramos replied on 25 Oct 2017 22:27

Não é bem assim. No Li-Ion o carregador não conhece a carga da pilha. A voltagem funciona como uma estimativa da carga. Então, está sempre a contar a carga que entra e a carga que sai, para melhorar a estimativa. Mas esse processo com o tempo desvia-se da realidade, deriva. O processo de descarregá-lo e logo a seguir carregar a 100% prova ao circuito de carga que a bateria consegue armazenar. É um processo de calibração.

Ao fazer a calibração, da maneira que disse o Rosado, a capacidade disponível vai aumentar. Porém, isso não significa que o processo dê saúde à bateria, não dá. É um processo desgastante para a bateria.

Já carregar a 100% de vez em quando é importante porque há um processo de equilíbrio das cargas das pilhas individuais que só ocorre aí. Se houver um grande desvio entre elas, então as outliers vão sofrer maior desgaste com o carregamento.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Subscrevo e reforço o que o Miguel disse.

A porcaria da Vectrix para alguma coisa serviu, para ser escola de problemas em baterias! Angry

Não há nada mais importante que manter as células equalizadas, e isso só acontece na fase final de cada carregamento completo.

Quem tem a mania de descarregar um bocadinho e carregar só um bocadinho está a sentenciar a bateria à morte muito mais cedo.

Carregar o carro só mesmo quando for preciso (quando o SoC não chegar para a próxima viagem) mas carregar SEMPRE a 100%.

A triste ideia de carregar só até aos 80%, nascida precisamente com o Nissan Leaf, dá pano para mangas de conversa...

Descarreguem aos poucos, carreguem tudo, mas que fique sempre no máximo 1 hora totalmente carregado (para arrefecer apenas).

O problema quando uma célula que seja começa a desviar muito das outras é irreversível, passa a ser o limite da bateria como um todo.

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
021_Auris_HSD_1G
Clube 1000 km
tcap-support
Pedro Tiago replied on 26 Oct 2017 9:31

Por acaso este é um tema de muito interesse e que já tenho andado a pesquisar por aqui e que está espalhado em bastantes posts e seria de interesse criar algo do género -  "como gerir a vida de uma bateria de um VE/PLUGIN" - num único sitio.

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

João e Miguel: 

A única coisa que tenho a certeza é que este carro quer é kms e o principal inimigo é o tempo. Digo isto porque, quando fui de férias, deixei o carro parado quase 1 mês com 50% de carga. Quando regressei, o valor tinha descido cerca de 2Ah, embora se mantivesse nos 100% do SOH. 

O que é facto é que cada vez que faço uma CR, ele lá recupera os Ah e lembra-se do que afinal tem. Conheço um caso de um de 30kWh que já vai com 30000km e ainda tem os 83.89Ah que tinha desde o inicio, sendo que a principal diferença é que tem cerca de 9 meses, em vez de um ano. 

Raramente faço essa história de carregar atá aos 80%, excepto quando sei que vou sair no dia seguinte, mas só muitas horas depois de o ter carregado, para não o deixar horas e horas a fio nos 100%. 

Alexandre:

Só tenho os seguintes manuais: guia do utilizador, guia do connect ev e uma espécie de guia do utilizador rápido e mais colorido. Não tenho nenhum manual do sistema de navegação. 

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Talvez o carro não tenha podido contar a descarga estática. Eu só disse que uma coisa é o que o carro pensa acerca da bateria, outra coisa é o estado real da bateria, que só é conhecido quando a carregamos, descarregamos e voltamos a carregar.

Essas operações melhoram a teoria que o carro tem da bateria, não dão saúde à bateria. Reconheces que a verdadeira saúde da bateria, essa não se recupera, certamente? Então quando uma CR recupera capacidade, estamos a falar da teoria do carro acerca da bateria.

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Sim..o que se tem verificado é que o Leaf nem sempre conta bem o que ainda tem na bateria. Por isso é que o teste da tomada é o melhor a fazer, conhecendo os factores todos. 

Se as CR tiram muita saúde à bateria, ou não, a verdade é que no Leaf parece que não acontece isso de forma notável. Creio que é bem pior uma carga lenta com a bateria quente, do que uma rápida.

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Eu não sei se as CR tiram saúde. O processo de calibração é que é cansativo, encher tudo, tirar tudo e voltar a encher tudo.

Page 13 of 14 (136 items) « First ... < Previous 10 11 12 13 14 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com