Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de Bordo - Auris TS

rated by 0 users
This post has 41 Replies | 9 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Duarte, se me permites, convém só notar uma coisa que talvez o Ricardo não saiba: embora com consumo zero o MCI está até esse momento a rolar.

Pode parecer que não está precisamente pelo consumo ser nulo, mas por motivos técnicos de protecção de alguns componentes o MCI está em rotação mínima até baixar dos 74 km/h aproximadamente.

O que se passa nesse preciso momento do "solavanco" é o desligar do motor térmico por completo, i.e. fica com rpm = 0.

E para quem acha que aquilo é um solavanco, devia talvez experimentar um outro "híbrido" de outra qualquer marca que não seja do grupo Toyota.

Aí não seriam "solavancos", seriam talvez "valentes pontapés no fundo das costas" de cada vez que o MCI entra ou sai de cena. Devil

Top 150 Contributor
Pequeno citadino
023_Auris_Touring_Sport_2013

Sim, eu também digo "pequeno solavanco".

Não me ocorreu outro termo para efetuar a descrever, mas efetivamente a sensação é bastante leve.

Não sabia era o motivo pelo qual ocorria...

Mais uma vez obrigado pela explicação, e a questão da velocidade explica bastante coisa.

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

João Prates:
Duarte, se me permites, convém só notar uma coisa que talvez o Ricardo não saiba: embora com consumo zero o MCI está até esse momento a rolar.
Tem permissão. Big Smile

Na resposta cheguei a colocar a velocidade a que isso acontecia, mas depois para não complicar muito a coisa apaguei essa parte. Concordo que o melhor é passar pela escola. E vou só acrescentar mais uma coisa que aprendi recentemente com o Auris: em situações de muito pára-arranca por vezes com o carro parado o MCI fica a rodar e a gastar 0, a energia para manter o MCI a rodar vem das baterias... e podes pensar que as baterias estão a transbordar de electrões e querem "dissipar" energia, mas não é o caso. Mas isto já está completamente off topic e deve ser discutido noutro lugar, só ainda não encontrei qual o tópico mais apropriado.

João Prates:
Aí não seriam "solavancos", seriam talvez "valentes pontapés no fundo das costas" de cada vez que o MCI entra ou sai de cena. Devil

Desconheço essa realidade, nunca conduzi ou andei noutro híbrido (paralelo) que não fosse Toyota. O único híbrido não Toyota que experimentei foi um Honda Jazz hybrid, mas nesse o MCI está sempre a rodar desde que as rodas não estejam paradas. Agora fiquei com curiosidade em experimentar outro tipo de híbridos não Toyota.

Spritmonitor.de Auris HSD 2015

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Quais, Duarte? Devil

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 150 Contributor
Pequeno citadino

Bom dia,

Apenas para fazer atualização de um diário de bordo algo esquecido...

No dia que completa 4 meses desde que levantei o carro, completa também os 10000 Km, embora não tenham sido efetuados uniformemente (meses com cerca de 2000 e outros com cerca de 3000).

Em termos mecânicos, apenas um chiar dos travões a muito baixa velocidade, que aparentemente agora e ao fim de alguma insistência parece resolvido; apareceram tambem alguns ruídos parasitas chatos do tablier em pisos irregulares...

Suavidade, é a conhecida de todos...

Consumos: variáveis, em função claro do pé direito, mas também muito do percurso e condições climatéricas... Já estive próximo dos 1000 km logo no início, não voltei a tentar. Tenho desde percursos de cerca de 50 Km com médias de 3.0, assim como tenho o maximo de 6.0 num depósito, mas que incluiu muita auto-estrada, com uma boa parte do percurso com o CC ligado algo acima do recomendado.

A verdade é que uma percentagem significativa dos meus trajetos são em auto-estrada, com o CC ligado. Sei que não é o ideal para os consumos, mas num carro pensado na suavidade e prazer de fazer Km's de forma descontraída, ir sempre concentrado na forma de poder optimizar ainda mais o consumo, retira bastante desse prazer...

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Ricardo Moreira:

A verdade é que uma percentagem significativa dos meus trajetos são em auto-estrada, com o CC ligado. Sei que não é o ideal para os consumos, mas num carro pensado na suavidade e prazer de fazer Km's de forma descontraída, ir sempre concentrado na forma de poder optimizar ainda mais o consumo, retira bastante desse prazer...

Não exageremos. Com exceção de zonas de montanha acentuada, nos trajetos com alguma ondulação mas sem grandes declives o CC porta-se bem. 

Tenho um consumo de mais de 200 km no Alentejo de 4,8 l/100 a 130 km/h reais (quase 140 km/h de velocímetro) que foi feito com o cruise control ligado...no caso do Aqua é adaptativo, o que ainda torna a condução mais descansada,

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 150 Contributor
Pequeno citadino

Sim, mas eu sou do Norte...

Os percursos que faço apanho muita autoestrada que alterna descidas com declives de 6%, seguidas de subidas na mesma ordem... 

O CC não é de todo o ideal, mas é muito mais cómodo...

Top 50 Contributor
Plug-In
000_Flint
tcap-support

Ja fiz a A24 ( Viseu - Chaves ) com o CC ligado e foi para esquecer, é uma auto-estrada de montanha onde chegamos aos 1000 e poucos metros no ponto mais alto...

Remember that while it is perfectly acceptable to criticize the content of a post - criticizing the poster is not.
Mean spirited, nasty, snide, sarcastic, hateful, and rude individuals don't warrant or deserve my acknowledgement or respect.

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
tcap-support

A A24, ja a fiz eu dezenas de vezes e é uma estrada boa em muita coisa, menos para gazer bons consumos/calcular médias, pois tao depressa desce, como logo a seguir oupa, toca a subir outra vez.......

EDIT: Também é uma boa estrada para se pagar scuts, quem tiver € a mais no banco  lolol

Page 3 of 5 (42 items) < Previous 1 2 3 4 5 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com