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Toyota Environmental Challenge 2050

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Que nada. Tudo o que sabemos é via normal. Smile

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Um interessante equipamento, que terá aparentemente dimensões de "portátil", produz H2 por eletrólise, com dispensa a 35MPa (350bar), e que está a uso em Motomachi (fábrica Toyota no Japão).

https://www.honestjohn.co.uk/news/miscellaneous/2019-04/toyota-comes-up-with-a-compact-self-contained-hydrogen-fuel-station/

Não existe preço atribuído, será que alguém sabe?

E note-se que não servia para abastecer o Mirai, esse precisa de 700bar.

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Existem normalmente electrolizadores de  3 tipos:

1 - Alcalinos

2 - Membranas de troca de protões (mais conhecido por Hydrogen PEM)

3 - Outro menos conhecido de óxidos sólidos.

Para os 2 primeiros os valores variam ca de Libras 40.000 a 250.000 para os mais pequenos a vários milhões de Libras para os maiores.

Não tenho mais detalhes.

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Bom dia, António!

São dados muito interessantes, quando houver mais novidades viremos aqui adicionar Wink

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Obrigado Telmo.

Há uns meses a Toyota convidou-me para experimentar o Mirai a propósito da passagem por Portugal da única embarcação a nível mundial movida a Hidrogénio, o "Energy Observer".

Confesso que o Test Drive do Mirai foi muito interessante mas ficou em segundo plano, pois realmente o que mais me interessava era ver os processos de locomoção desta embarcação de ponta  e as tecnologias imensas embarcadas.

É realmente impressionante o potencial do Hidrogénio e a aplicação por exemplo nesta embarcação.

Como alguém a apelidou, é um Laboratório Ambiental Flutuante.

Nos meus tempos de electroquímica já havia" umas luzes" sobre o hidrogénio mas muito muito fraquinhas o que prova a evolução muito rápida destas tecnologias.

Agradeço que quem tenha mais detalhes aqui os partilhe.

Obrigado.

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