Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Toyota chama Prius à oficina

rated by 0 users
This post has 20 Replies | 5 Followers

Top 50 Contributor
Plug-In
000_Flint
tcap-support
Obrigado pela resposta.

Remember that while it is perfectly acceptable to criticize the content of a post - criticizing the poster is not.
Mean spirited, nasty, snide, sarcastic, hateful, and rude individuals don't warrant or deserve my acknowledgement or respect.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

João Nogueira:
Jose Magalhaes so uma duvida, o travao de pé que diz que não liga é igual aos dos Mercedes mais antigos não é? Quando andei com o Yaris HSD avisaram me para manter o pé esquerdo longe ele, para nao confundir com o pedal da embraiagem.....

Hmm...No caso desse aviso penso que o vendedor terá avisado para o pedal do travão, em que os condutores habituados à cx.manual fazem por vezes pisar no gesto de "carregar na embraiadem". É que no Yaris não existe sequer este pedal travão de estacionamento Wink

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
021_Auris_HSD_1G
050_C-HR_2016
Clube 1000 km
tcap-support

Telmo Salgado:

O risco é potencial, mas existe. Nem sempre o P é atuado, porque o travão de parque não é só para quando o carro está desligado.

Claro que o risco é potencial e havendo deverá ser corrigido e é de enaltecer a preocupação e transparência da marca em relação a estas ocorrências, não estou é a ver, na pratica, e com uma utilização correcta, uma situação em que se mantenha o "joystick" numa posição que não "P" com o travão de parque activo, uma vez que estaremos a forçar o/os motores contra o travão. A não ser que esteja em "N", mas também não estou a ver o interesse dessa combinação.

José Magalhães:

Nunca ligo o travão de pé, nem no 4G nem em nenhum dos outros Prius.

Exceto ,numa descida ou subida muito pronunciada ,o que é raro.

Mas é só para não forcar a pinça da caixa.

Não sei se o Prius (4G ou anteriores) tem o mesmo sistema que o Auris 1G, mas assumindo que sim, esses declives vencem-se facilmente com o sistema "hill hold" (não sei se é assim que se chama na Toyota) e que é activado pressionando o pedal do travão "normal", com alguma força, é emitido um "beep" e assinalado na consola com uma luz, o travão fica activo por alguns momentos.

EDIT: o funcionamento deste sistema está descrito aqui

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Tal como o José eu também raramente faço uso do travão de estacionamento. No Prius era de pé e no Auris é de mão. 

Só quando deixo o carro estacionado num sítio inclinado é que uso o travão de estacionamento, mas como a maior parte das vezes o carro está estacionado em garagens ou em estradas planas, maior parte das vezes até me esqueço de travar o carro. Quando é em sítios inclinados é que gosto de ter o carro travado para não forçar o trinco eléctrico que bloqueia a transmissão.

No entanto uso bastante o travão de mão quando estou parado no trânsito, não gosto de estar sempre com o pé no travão. Coloco em N e puxo o travão de mão. Não coloco em P porque para passar de N para D não é necessário carregar no pedal do travão. Tenho sempre o cuidado de ir controlando o nível de carga da bateria, e quando o mesmo baixa dos 50% deixo de colocar em N para o sistema poder carregar a bateria se achar necessário. Wink

Spritmonitor.de Auris HSD 2015

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Pedro Tiago:

Não estou a ver em que situação, a não ser por desconhecimento do sistema, é que o carro terá o travão de parque accionado, com a "ignição ligada" e sem estar em "P"... mas posso estar a ver mal...

Bem... eu li mal o manual, ou quê? Fiquei com a sensação que a sequência indicada para o estacionamento é: pôr o pé no travão, pôr o travão de estacionamento, pôr em P, depois desligar e tirar o pé do travão. Para tirar o carro, o oposto: com o pé no travão, pôr em D, tirar o travão de estacionamento e depois levantar o pé do travão...

Como bom menino, eu segui as instruções nos primeiros tempos. Depois, só porque uma ou duas vezes correu mal, comecei a fazer primeiro P, depois travão de estacionamento, ao contrário do indicado no manual.

No Yaris, com o travão de mão... acho que fazia como está no manual... sempre tive tendência de usar o travão de mão durante a condução (não para fazer piões, mas para os arranques em subida).

Num carro normal, seguindo esta ordem, o carro nunca fica seguro só pelo travão de pé. São sempre dois sistemas: travão de pé e de mão, depois travão de mão e engatado ao motor desligado...

Só que aqui o P não significa desengatado... Não sei se tem lógica, mas é o manual.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Boa tarde,

Para os aprendizes da condução, o que se ensina através de mnemónica, é desenharam um  6, ou seja, com o carro a direito ou em subida, engrenar a 1º velocidade, desligar o carro, embrariar o carro (retirar o pé do pedal da embraiagem), retirar o pé do travão de serviço (ou travão de pé). Assim garantimos que o carro fica em segurança (como gostam muito de referir os examinadores em prova prática).

Tendo em conta que os nossos HSD são de caixa E-CVT, o simples facto de desligar o carro coloca logo o carro na posição "P", a colocação do travão de estacionamento tem sempre que ver com o redobrar da segurança (isto para situações anteriormente descritas de estacionamento em garagem ou sem ser em plano inclinado).

Miguel Ramos:

Bem... eu li mal o manual, ou quê? Fiquei com a sensação que a sequência indicada para o estacionamento é: pôr o pé no travão, pôr o travão de estacionamento, pôr em P, depois desligar e tirar o pé do travão. Para tirar o carro, o oposto: com o pé no travão, pôr em D, tirar o travão de estacionamento e depois levantar o pé do travão...

Os manuais tanto os do veiculo como os de condução, são sempre elaborados a pensar em segurança, dai essa sequencia, pese embora se colocares a caixa em "P" e só depois accionares o travão de estacionamento não vem mal ao Mundo.

Bruno R. Almeida

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,87 kWh/100km

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Bruno Almeida:
(...) se colocares a caixa em "P" e só depois accionares o travão de estacionamento não vem mal ao Mundo.

É preferível travar primeiro e depois colocar em "P", desta forma não deixas a "caixa" em esforço.

Quando estaciono o carro numa estrada inclinada costumo fazer a seguinte sequência: Com carro ainda ligado e com o pé no travão coloco em N e travo o carro com o travão de mão, para confirmar que está bem travado, só depois desligo o carro (que fica automaticamente em P).

Nos arranques em subidas basta carregar com um pouco mais de força no travão para manter o carro travado durante 1 ou 2 segundos (no Prius 2G isto não é possível, quando tinha o Prius o que costumava fazer em subidas mais ingremes era usar os 2 pés, um no travão e o outro no acelerador).

Spritmonitor.de Auris HSD 2015

Top 50 Contributor
Plug-In
000_Flint
tcap-support

Telmo Salgado:

João Nogueira:
Jose Magalhaes so uma duvida, o travao de pé que diz que não liga é igual aos dos Mercedes mais antigos não é? Quando andei com o Yaris HSD avisaram me para manter o pé esquerdo longe ele, para nao confundir com o pedal da embraiagem.....

Hmm...No caso desse aviso penso que o vendedor terá avisado para o pedal do travão, em que os condutores habituados à cx.manual fazem por vezes pisar no gesto de "carregar na embraiadem". É que no Yaris não existe sequer este pedal travão de estacionamento Wink

Correcto Telmo Salgado, fiz confusão, fui avisado para nao carregar no travão com o pé esquerdo na eventualidade de me esquecer e tentar colocar uma mudança.

Remember that while it is perfectly acceptable to criticize the content of a post - criticizing the poster is not.
Mean spirited, nasty, snide, sarcastic, hateful, and rude individuals don't warrant or deserve my acknowledgement or respect.

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Bruno Almeida:

Os manuais tanto os do veiculo como os de condução, são sempre elaborados a pensar em segurança, dai essa sequencia, pese embora se colocares a caixa em "P" e só depois accionares o travão de estacionamento não vem mal ao Mundo.

Então: a razão de eu meter o post foi para dizer que, de acordo com o manual, há um momento em que é normal ter o travão de estacionamento accionado estando o carro ainda em D.

É um momento transitório e, em princípio, o pé estará no travão. Mas pode então ser neste momento que ocorre a situação que leva ao recall. Não é uma utilização anormal, contradizendo o Pedro Tiago.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Não vale a pena fazer filmes: o travão de estacionamento é um equipamento de segurança. A Toyota age bem em tentar reparar o que está mal feito/desenhado.Yes

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Page 2 of 3 (21 items) < Previous 1 2 3 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com