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Nissan Note e-POWER: elétrico... mas pouco...

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Telmo Salgado replied on 7 Nov 2016 9:21

Em relação às vantagens e desvantagens dos sistemas, copiei para aqui as conclusões da brochura Toyota (de acesso Premium):

 

Dada a origem de interesse publicitário da própria Toyota não se pode concluir que esteja absolutamente/tecnicamente/perfeitamente correta, como por exemplo a prestação do 'paralelo' não ser igual ao 'serie-paralelo' em Continuous High Output. Mas no global, o conceito é bastante bem esmiuçado nesta parte do documento...

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Afonso Henriques:
Claro que alimenta directamente o ME...     o esquema é uma simplificação.

Mais uma vez, podes mostrar evidencias que demonstrem a tua opinião ?

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Telmo Salgado:
Entretanto no Priuschat encontrei o link para as especificações do motor térmico http://www2.nissan.co.jp/NOTE/PDF/note_specification.pdf

Parece então que o conjunto se baseia num tal de HR12DE-EM57

não sendo eu fluente em Japonês Stick out tongue na parte de baixo do pdf , do que se consegue ler vem:

HR12DE
58kW(79PS)/5400rpm
103N・m(10.5kgf・m) /3600-5200rpm

EM57
70kW(95PS)
80kW(109PS)/3008-10000rpm
254N・m(25.9kgf・m)/0-3008rpm

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O EM57 parece ser o conjunto M+G, que deverá ter a diferença para o apoio a partir da bateria, cerca de 22kw a mais que o MCI providencia. O gerador parece ser um pouco sobredimensionado face ao MCI, mas acumula também as regenerações, ainda por cima deve partilhar a caixa de M+G, não faria sentido trabalhar "à pele". Wink

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Tenho que ver isto com calma...    5Star  Cool

Telmo, não leves tão a peito essa questão de eles chamarem eléctrico ao carro...  é estratégia comercial.

Mas vendo as coisas de outra forma:   imagina que tens um Leaf e precisas fazer uma viagem sem preocupações com energia,  Passas no Aki e compras um gerador a gasolina, metes na mala do carro e segues viagem...  Big Smile

Agora eu pergunto:    o Leaf deixou de ser um eléctrico, para passar a ser um híbrido, só porque leva um gerador na mala para carregar as baterias?  Hmm

Mas tens razão.... o e-Power é um híbrido.    Ou seja, num futuro próximo estará proibido de ser vendido na Noruega e na Alemanha e outros da mesma forma que um Prius ou um Golf GTE ...

Mas pela mesmo ordem de ideias o Mirai também é híbrido Angry   

Um veiculo a GPL/gasolina será um Hibrido?

Eu acho mais correto definir um híbrido por um tipo de veiculo cuja força pode vir de coisas diferentes e não de fontes de energia diferentes....   e dessa forma o E-Power não é híbrido mas eléctrico.

 

Toyota Prius 2G   Spritmonitor.de

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Afonso, não sei o que pretendes em termos de resposta.

Mas é difícil perceber porque questionas o copo, estando ele vazio, cheio, meio... Devil

Híbrido:

https://en.wikipedia.org/wiki/Hybrid_car

A hybrid vehicle uses two or more distinct types of power, such as internal combustion engine+electric motor,[1] e.g. in diesel-electric trains using diesel engines and electricity from overhead lines, and submarines that use diesels when surfaced and batteries when submerged. Other means to store energy include pressurized fluid, in hydraulic hybrids.

O BMW i3 REX é um híbrido plug-in.

Um carro a GPL/gasolina está num outro regime de definição, mas aparece no link acima.

O Mirai, como os outros FCV, entram num mundo à parte.

O Leaf com um gerador na mala é um Elétrico à mesma porque o gerador é carga, não faz parte do veículo, nem pode ser utilizado na estrada em funcionamento.

 

Portanto a Nissan pode pintá-lo como elétrico, mas ele é um híbrido por definição, de senso comum e tecnicamente. E uma forma de lavagem cerebral de massas, no qual a sociedade sempre foi permeável, e não tenho forma de justificar senão pelo insidioso do marketing, lamenta-se. Ick!

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Telmo Salgado:
Em relação às vantagens e desvantagens dos sistemas, copiei para aqui as conclusões da brochura Toyota (de acesso Premium):

Telmo estás a esvaziar o conceito de acesso premium.

O Afonso teve a indicação do que tinha de fazer para ter acesso, assim como os outros, e optou por não concretizar na acção.

Dares acesso indirecto ao tema em discussão é uma falta de respeito para os outros que contribuiram, não me parece nada correcto.

Quem quer ter acesso aos conteúdos sabe o que tem a fazer.

Se alguém acha que não merece a pena o transtorno, não tens tu, nem eu, nem ninguém, de facilitar o acesso de forma gratuita.

Desculpa mas acho isto imperdoável.

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Afonso Henriques:

Mas vendo as coisas de outra forma:   imagina que tens um Leaf e precisas fazer uma viagem sem preocupações com energia,  Passas no Aki e compras um gerador a gasolina, metes na mala do carro e segues viagem...  Big Smile

Agora eu pergunto:    o Leaf deixou de ser um eléctrico, para passar a ser um híbrido, só porque leva um gerador na mala para carregar as baterias?  Hmm

Incrível como há quem se digne a responder a coisas destas, sinceramente.

Como pode alguém trazer uma "coisa" destas para discussão? Para provar o quê? E que merece a pena ser provado a alguém com este argumento?

Afonso Henriques:
Mas pela mesmo ordem de ideias o Mirai também é híbrido Angry   

Sempre foi, e a Toyota sempre fez questão de o dizer.

O Mirai é um Prius a quem foi trocado o MCI pela pilha de combustível, e o tanque de fuel pelos tanques de H2.

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Peço desculpa, João. Queria ilustrar, e foquei-me somente na imagem, nada mais. A explicação merecia o quadro que não encontrei na net em lado algum, ao contrário dos esquemas da esquerda que são comuns.

Este lapso foi involuntário, e estendo o pedido de desculpas aos membros Premium.

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Telmo Salgado:
Portanto a Nissan pode pintá-lo como elétrico, mas ele é um híbrido por definição, de senso comum e tecnicamente. E uma forma de lavagem cerebral de massas, no qual a sociedade sempre foi permeável, e não tenho forma de justificar senão pelo insidioso do marketing, lamenta-se.

Isto é irrelevante, como é obvio.  

Só quiz levantar a questão se a definição que é aceite estará bem definida.   Porque de certa forma é ambígua. E por ser ambigua é facilmente manipolável pelo marketing... 

O que indicas da Wikipedia está bem pormenorizado, mas não é lei....   e mesmo que fosse pode ser sempre alvo de revisão.

Repara: "hybrid vehicle uses two or more distinct types of power"

Por "types of power" entendes o quê?

  1. Tipos de unidades de força aplicada nas rodas (motores)?   
  2. Unidades transformadoras de energia (motores e outros) independentemente de estarem ligados às rodas ou não?
  3. Consumiveis/energia/combustiveis usados?

Por esta definição é o nº2.    Mas não é um bocado ambíguo?   Se fosse o nº1 não seria mais objectivo?

Ou seja: híbrido seria apenas os veículos com dois ou mais unidades de força aplicados às rodas... e dessa forma um "serie" não é híbrido, pois a locomoção tem origem apenas num tipo de unidade de força.

O exemplo das bicicletas (com pedais):    Por senso comum dizemos que são todas eléctricas, mas pela definição são todas híbridas....

Mas pela nº1, as que tem a roda pedaleira ligada a roda de tracção são híbridas realmente, mas as que a roda pedaleira acciona apenas o gerador seriam apenas eléctricas.

Toyota Prius 2G   Spritmonitor.de

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