Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de Bordo - Auris TS 2016 - Luis Domingues

rated by 0 users
This post has 52 Replies | 4 Followers

Top 150 Contributor
Mild-Hybrid
023_Auris_Touring_Sport_2013

Amigos

Escrevo neste Forum, mas se estiver no local errado por favor Srs Administradores apaguem-no. Nota mod: (feita integração no DB)

De tudo o que li no fórum vejo que as médias e consequente autonomia variam obviamente consoante o tipo de percurso.

Finalmente vou hoje à noite levantar o meu Auris, mas tenho andado com um emprestado pelo concessionário (irei depois iniciar o meu diário de bordo para partilhar convosco)

Verifico que em 300Km que já fiz tenho um consumo de 5,1 Lts o que é mais alto que as minhas expectativas. Tenho andado em modo Eco e tentando ligar sempre que possível o EV mode.

Hoje pela primeira vez consegui vir para o trabalho (1,7Km) em modo elétrico, não fosse o pré-aquecimento e teria média de 0 ao invés de 0,2L/100Km.

1º - Só o consegui porque fiz uma viagem de 30 Km antes, algo que não é normal no meu dia-a-dia.

2º - Tinha chegado da viagem de 30Km 5 minutos antes do segundo arranque, porque razão fez um pré-aquecimento quando estavam 18º exteriores?

3º - Nessa viagem de 30Km, reconheço que é muito plana, fi-la a cerca de 100KMH e cheguei com média de 4,8 o que me pareceu fantástico, uma vez que noutro percurso de 30Km feito pela manhã e com mais preocupações de poupança, cheguei com média de 5,3. Quanto mais me preocupo... pior?!?Sad

Ajuda precisa-se...

Um abraço a todosWink

Votos de bons Km com calma, serenidade e poupança... Geeked

Luis Domingues

Spritmonitor.de2016 Auris TS Hybrid

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
021_Auris_HSD_1G
Clube 1000 km
tcap-support
Pedro Tiago replied on 15 Nov 2016 15:23

Luís o modo EV, no que toca a optimizar os consumos, não deve ser forçado. A não ser que tenha que iniciar em frio uma viagem muito curta, ou sabe que no percurso à sua frente existem grandes descidas onde é possivel regenerar, não há grandes vantagens em faze-lo, uma vez que o sistema, tem de repor a carga na bateria de tracção, e não havendo regeneração, fa-lo-á através do MCI, que julgo ter sido o que aconteceu no final da sua curta viagem.

Além disso o pré-aquecimento tem por referencia a temperatura do motor e não a temperatura exterior.

Há por aqui "experts" do sistema que poderão explicar melhor, mas no essencial, penso ser isto...

Aconselho ainda a utilizar a pesquisa, pode encontrar tópicos como este: http://prius-pt.com/cafe/forums/p/3389/27945.aspx#27945

Top 25 Contributor
Plug-In
012_Prius_2G
tcap-support

No caso do meu Prius 2G, como podes ver em baixo... a minha média anda sempre nos 5,2 a 5,4...

E a razão é exactamente as viagens curtas de 4 ou 5 kms com intervalos de tempo...   logo o aquecimento acaba por implicar algum consumo adicional. Também o relevo da minha zona não ajuda.

Seja como for, pelo que dizes não me parece nada de anormal...   mas outros companheiros aqui do forum com carros identicos podem te dar mais informações.

Para viagens curtas o ideal é mesmo um Plug-in...   não fosse a enorme diferença de preço e era o que tinha comprado.

Toyota Prius 2G   Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support
Carlos Costa replied on 15 Nov 2016 19:24

Luís Domingues:
tenho um consumo de 5,1 Lts o que é mais alto que as minhas expectativas. Tenho andado em modo Eco e tentando ligar sempre que possível o EV mode

Como já foi dito, o uso forçado do modo EV é especialmente útil em situações muito particulares, nomeadamente em manobras no interior de garagens ou eventualmente em percursos muito reduzidos. Usar o modo EV durante a condução normal não permite obter qualquer vantagem, bem pelo contrário. Se gastarmos a energia armazenada na bateria o sistema terá que repor essa energia de qualquer forma, e muitas vezes usa o MCI para isso, com gasto de combustível, obviamente. O problema é que na estrada não há apenas descidas, para regenerar...Wink

Luís Domingues:
Hoje pela primeira vez consegui vir para o trabalho (1,7Km) em modo elétrico, não fosse o pré-aquecimento e teria média de 0 ao invés de 0,2L/100Km

Não vamos confundir as coisas. O teu carro não é um EV, nem foi projectado para ter autonomia eléctrica no mesmo sentido em que um EV o foi. Um híbrido é capaz de armazenar grande parte da energia que um vulgar carro desperdiça, para mais tarde a utilizar  em articulação com o MCI, e tudo de forma automática. é a magia do sistema HSD. Existem muitas situações durante a condução normal em que a assistência é puramente eléctrica, mas isso não faz do teu híbrido um carro eléctrico. 

Luís Domingues:
Tinha chegado da viagem de 30Km 5 minutos antes do segundo arranque, porque razão fez um pré-aquecimento quando estavam 18º exteriores

Como também já foi dito, o carro guia-se pela temperatura do MCI, e não pela temperatura exterior. Pode ter acontecido teres chegado ao destino com a bateria de tracção nas "couves" (não sei se terás usado muito o modo EV ou não...), ou teres o A/C ligado e programado para uma temperatura acima da exterior, ou pode o MCI estar abaixo da temperatura óptima de funcionamento, mesmo que tenhas percorrido 30 km recentemente. Se abusares muito do modo EV o MCI arrefece, naturalmente...

Luís Domingues:
Quanto mais me preocupo... pior?!?Sad

Parece ser o caso. O conselho que te dou é teres cuidado com o pé direito, fazeres uma condução calma, sem acelerações nem travagens bruscas. Esquece o modo EV durante a condução e vais ver que os resultados serão melhores. Deixa o carro tratar de tudo. Ele é muito, mas muito inteligente!! Wink

Top 150 Contributor
Mild-Hybrid

Amigos

Obrigado pela explicação. Na realidade apenas "forçei" o EV ontem por ver que a bateria estava cheia, estava o MCI quente e a temperatura exterior agradável e consegui fazer o percurso de 1,7 Km em modo EV.

À noite no regresso ainda tinha bastante bateria, mas como estava mais frio o MCI arrancou, não me preocupei e fiz o trajeto enverso com média de 4,2.

Agradeço a todos a paciência e a ajuda.

Bem hajam todos.

Luis Domingues

Luis Domingues

Top 25 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km
tcap-support

Duas coisas importantes para as médias....os percursos....e o pé direito. O resto, o sistema HSD encarrega-se.

Auris HSD....amigo da carteira e amigo do Ambiente.   Paradise

136 Cvs que «merecem» ser explorados.Wink

Top 150 Contributor
Mild-Hybrid
Luís Domingues Posted: 16 Nov 2016 9:56

Bom dia

Ontem, finalmente fui buscar o meu AURIS. Entreguei o Auris de test drive o que me permitiu experimentar diferentes formas de conduzir, antes de iniciar o prazer de conduzir o meu carro... Big Smile

Em abono da verdade constato que este processo de aprendizagem é do tipo licenciatura e vai demorar algum tempo, pois não podemos ter "equivalências" Stick out tongue

Ontem (e esqueci-me da foto) fiz a viagem maioritariamente pela AE (+-65Km) com velocidade não constantes entre os 100Km/h e os 120 Km/h e cheguei a casa com 6,2 de média.

Hoje, no percurso matinal de ir levar a minha filha à escola sem grandes preocupações com o EV e com uma temperatura de 6º fiz 5,1Zip it!

Estou num estágio ainda embrionário, muito preocupado com a poupança e com a durabilidade do carro.

Para quem conduzia um 1.6 a gasolina que se arrastava e consumia 9 Lts a andar suavemente, julgo que tenho bons hábitos, mas vamos ver os próximos episódios desta novela.

O vendedor disse-me que após os primeiros 10.000 Km o consumo ainda poderia baixar mais, não sei se alguém me confirma essa informação ou não, mas para mim só daqui a um ano é que irei verificar.

Um abraço a todos

Luis Domingues

Top 25 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km
tcap-support

Boa sorte, boas experiências e, primeiro desfruta da máquina. Já agora, não te esqueças de experimentar o «Power Mode».Angry

Auris HSD....amigo da carteira e amigo do Ambiente.   Paradise

136 Cvs que «merecem» ser explorados.Wink

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Viva, Luís.

Esses 6,2 correspondem a algum tipo de percurso acidentado, certamente. Entre 100 e 120 não deveria ter passado dos 5,5.Sad

Quanto aos 5 e pouco nos outros perfis, no dia-a-dia serão os que vais fazer sem preocupações. Nota que a média total dos Auris é dessa ordem de grandeza.Wink

Já agora qual o 1.6 onde obtinhas 9? O meu 1.6 gasta menos de 7...Zip it!

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 150 Contributor
Mild-Hybrid

O 1.6 era a minha velhinha Volvo V40 a gasolina de 1999 com 200.000 e 105Cv Wink

Para além de se arrastar bebia um pouco aqui nas voltinhas. Em circuitos nacionais baixava para 8 mas nunca menos que isso.

Abraço

Luis Domingues

Page 1 of 6 (53 items) 1 2 3 4 5 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com