Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

(Novo) Leaf 2017 com 38 kWh

rated by 0 users
This post has 100 Replies | 8 Followers

Top 25 Contributor
Plug-In
012_Prius_2G
banned

Miguel Ramos:

Quando paro num PCR, tenho um panorama lateral da área de serviço. Vejo uns 4-5 carros a abastecer em simultâneo, quase ouço as bombas (não fosse o silvo do PCR). Á ida para o Algarve, normalmente é de noite, e vejo muitas vezes o camião cisterna a abastecer a bomba; também é eléctrica. Vejo as luzes da área de serviço, os frigoríficos, fornos, máquinas de café, secadores de mãos...

Fico sempre que o consumo do meu PCR de 50kW, coitadinho, no meio daquilo tudo, nem se dá por ele.

Não contesto os teus cálculos...     pelo menos não a esta hora  Smile

Mas admito que fiquei perplexo com a tua sugestão de que o posto todo gastaria mais que 50kW.

Admitindo mesmo que posso estar a esquecer alguma coisa e não sei o real consumo dos equipamentos. Eu diria que a maquina com maior consumo nestes espaços é a maquina de café.   Por norma modelos abaixo dos 4kW ou quando muito de 6kW.

As bombas, desconheço se por serem de combustível gastarão muito mais que uma bomba de água.  Acho que 1kW por cada deverá ser suficiente. Talvez um pouco mais para os pesados não  sei. Ou seja, 10kW parece-se ser mais que suficiente para 8 pontos de abastecimento simultâneos

Iluminação LED, ou no pior dos casos florescentes e halogéneo...    mais alguns equipamentos.   Acho que fica tudo muito abaixo dos 50kW.

O camião cisterna abastece o posto com energia elétrica do posto?      Isso não sabia.   Nem entendo porquê. Tens certeza disso?

Os camiões cisterna para transporte de água ou leite, por exemplo, tem bomba própria alimentada mecanicamente pelo próprio motor do carro ou em alguns casos por motor auxiliar.     Essa bomba permite encher sugando o liquido, ou para abastecer um tanque mais alto, bombeando. Naturalmente que para um tanque subterrâneo deverá usar apenas a gravidade....       E eu apostava que era através da gravidade que se abastecia os postos...

Porquê bombear, e logo com energia elétrica externa, quando a gravidade pode fazer o trabalho.    Será que pensaste isso porque deverá existir um cabo ligado ao chão?         Pelo menos antigamente tinha de existir...       mas é uma ligação a terra...   para garantir a descarga de eletricidade estática do veiculo...    nunca reparei se ainda o fazem, mas teoricamente sim.

Seja como for, a questão não é essa.    Com o aumento de EVs, os pontos de carga terão que ser mais que os pontos de abastecimento de combustivel atuais    Se o conceito for o abastecimento público. 

Esta limitação do Leaf parece vir no sentido de transmitir as pessoas que os EVs devem ser abastecidos em casa. Com autonomia mais que suficiente para as necessidades diárias da maioria (eu diria, até muito acima, penalizando a eficiência).     Mas é importante que as pessoas percebam que o abastecimento público deve ser a exceção e não a regra.  É claro que só vão perceber isso quando tiverem que pagar...

Para que exista um verdadeiro impacto ambientar positivo, são necessários milhões de económicos EVs para utilização nas deslocações de rotina diárias carregados em casa durante a noite.

Não me canso de repetir que não é com carros de 40 ou 60 mil euros que vamos salvar o planeta. Porque quem os compra hoje por uma questão mais de status do que ambiental ou económico, acabará por os substituir quando a sua utilização se tornar um incomodo....

Não fará mais sentido gastar 20 mil num EV simples de pouca autonomia para o dia a dia e e ter outro carro híbrido para as  viagens longas de férias e fins de semana? Ou apenas um hibrido plug in....

Não acho que o novo Leaf vá prejudicar o mercado dos EVs.     Só acho que continua caro.

O que prejudica é passar a ideia que os EVs, tem de ser potentes, rápidos, ter a autonomia de um carro de motor térmico e de estarem carregados de mariquices que a maioria dos condutores nem sabem que existem.

Toyota Prius 2G   Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Afonso Henriques:

Mas admito que fiquei perplexo com a tua sugestão de que o posto todo gastaria mais que 50kW.

Eu nunca vi a factura de uma área de serviço... é a sensação, nada mais.

Máquinas de café são duas: uma no posto, outra na cafetaria/restaurante; depois é tudo a multiplicar. Quantos frigoríficos? O meu AC gasta 3kW para calor, 2kW para frio.

Vejo coisas a bombar e a fazer barulho por todo o lado.

Afonso Henriques:

O camião cisterna abastece o posto com energia elétrica do posto?      Isso não sabia.   Nem entendo porquê. Tens certeza disso?

Não tenho. Nem sabia dessa do cabo de terra de protecção. Mas eles estão com o motor desligado (graças a deus!) e estão ali muito tempo (mais do que eu a carregar no PCR). Não sei onde ele iria buscar a energia (claro, a gravidade ajuda de certeza, sim... nem seria preciso mais nada senão o puxão inicial).

E sim... aquele PCR de 50kW vai precisar de 86kVA de potência contratada... (EDIT: não, na Baixa Tensão Especial a potência é vendida ao kW, não ao kVA). É o mesmo que um prédio de 4-6 andares... É muito... Mas a área de seviço.... não gasta tanto quanto um prédio de 6 andares? (em potência e em energia...) É uma sensação que eu tenho... se alguém vir a factura depois diga-me..

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Mais uma vez, na Noruega os 2 PCNs no PCR (e mais recentemente, 2 PCRs + 2 PCNs) é exigência do governo para atribuir o incentivo...

EDIT: E só falo na Noruega porque estou a aprender que não é uma realidade tão distante quanto eu pensava. Claro, o governo tem muito mais dinheiro para os incentivos... Mas o bem que isso fazia à nossa balança comercial....

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Isso seria excelente, 2 PCN de 22 kW resolviam muitos destes problemas!

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
Plug-In
012_Prius_2G
banned

Miguel Ramos:
Máquinas de café são duas: uma no posto, outra na cafetaria/restaurante; depois é tudo a multiplicar. Quantos frigoríficos? O meu AC gasta 3kW para calor, 2kW para frio.

Eu não estava a incluir também um restaurante....    apenas o serviço de bar e os serviços do posto.

Mas olha que 50kW dá para muita coisa.

Miguel Ramos:
Não tenho. Nem sabia dessa do cabo de terra de protecção. Mas eles estão com o motor desligado (graças a deus!) e estão ali muito tempo (mais do que eu a carregar no PCR). Não sei onde ele iria buscar a energia (claro, a gravidade ajuda de certeza, sim... nem seria preciso mais nada senão o puxão inicial).

Miguel,   não há necessidade de puxão inicial....   Apenas se abre uma válvula e o combustível simplesmente vai correndo gradualmente.  Julgo eu.

E leva tempo porque deverá ser feito a um ritmo baixo.   Porque há transferências entre ar e liquido em ambos os tanques.  Vapores que não se podem perder na atmosfera por questões ambientais e porque na verdade valem dinheiro.   

Repara que se tratasse de agua para ser sugada dos tanques subterrâneos para o camião...     a bomba do camião suga milhares de litros em poucos minutos. E o inverso também é extremamente rápido mesmo sem bomba.    Com tubos de 10 ou 15 cms de diâmetro....       naturalmente que combustível não pode ser assim.

Mas voltando a quantidade de pontos de carga...   

Umas semanas atrás estive no Ikea Loures, e por mera curiosidade reparei que todos os pontos de carga, nos dois lados do parque estavam ocupados.

Até comentei que se estivesse com um EV a precisar de carga, teria que esperar....    Mas quando sai (2 a 3 horas depois) tudo ocupado e curiosamente pelo menos dois dos carros eram os mesmos. 

Naturalmente que o correto seria sair de casa carregado e não estar dependente de cargas publicas.  Estando a menos de 50 kms seria perfeitamente possível com qualquer EV, julgo eu,   mesmo sem andar a "pastelar" na AE.

Entretanto hoje li isto:

Eléctricos. Nissan aposta no “tudo incluído”

Penso que a Nissan está no caminho certo...

Toyota Prius 2G   Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Miguel Ramos:
só falo na Noruega porque estou a aprender que não é uma realidade tão distante quanto eu pensava.

Os incentivos fazem toda a diferença. A quantidade de benesses é de tal monta que a Tesla já se tornou o carro do povo! 

Miguel Ramos:
Mas o bem que isso fazia à nossa balança comercial....

Se descobrirem petróleo na costa algarvia, em breve seremos a Noruega do sul da Europa. Devil

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Carlos Costa:

Se descobrirem petróleo na costa algarvia, em breve seremos a Noruega do sul da Europa. Devil

Oh, não! Isso não! Isso é assar a galinha dos ovos de ouro em troca de lucros que nunca virão, de um mercado em decadência...

Deixa lá estar o petróleo lá em baixo que está melhor. A ver se conseguimos manter o CO2 a níveis mais baixos que no cretáceo.

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Miguel Ramos:
Deixa lá estar o petróleo lá em baixo que está melhor.

Como é que achas que a Noruega tem dinheiro para esses incentivos todos? Não estou a dizer que concordo com a ideia de explorar petróleo na nossa costa, longe disso, mas o exemplo da Noruega, que é um bom exemplo, tem essa pequena particularidade associada. Não deixa de ser o petróleo a financiar a clara aposta na electrificação da rede viária norueguesa. 

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Ramos replied on 21 May 2018 21:52

Carlos Costa:

Como é que achas que a Noruega tem dinheiro para esses incentivos todos?

Sei, com isso e com todo aquele óptimo salmão de aquacultura, a deixar quantidades imensas de pesticidas e escória de todo o tipo no oceano. Nem é nada cancerígeno.

Carlos Costa:

... mas o exemplo da Noruega, que é um bom exemplo,...

O bom exemplo, é que as pessoas são informadas e exigem muito mais do que cá. Têm-me sempre dito que a rede que têm, os incentivos, tudo isso é com muita pressão de associações. Nada vem se as pessoas não exigirem. E exigem que os lucros do petróleo sejam utilizados para eliminar a dependência do petróleo.

Cá, com mais 10 anos de prospecção, investigação, mais 10 de primeiros esforços, etc... Quando viesse o petróleo, já ninguém o ia querer. O petróleo acabou. A China está-se a libertar com uma velocidade que só um governo autocrático consegue (pelo menos, tem visão). Vamos vender o petróleo a quem? Ao terceiro mundo? Eles têm mais que nós...

O nosso petróleo é que temos energia hidroeléctrica, temos um potencial totalmente inexplorado de solar, e neste canto atlântico temos também condições óptimas para o eólico. Se nos queremos eliminar a importação de petróleo, é por aí.

Top 75 Contributor
Full Hybrid
022_Auris_HSD_2G

Um tio meu está a pensar comprar um carro e, como sabia que eu tinha um híbrido, ligou-me ontem para conversar um pouco. Pensou num elétrico, foi ver o Nissan Leaf e falaram-lhe em 33.000€. Alguém me sabe dizer se o preço está adequado?

De qualquer modo, tendo em conta o investimento inicial, os kms que fará e a sua própria idade, vejo-o mais a comprar um a gasolina que poderá custar pouco mais de metade deste valor.

Toyota Auris 1.8HSD  

Page 10 of 11 (101 items) « First ... < Previous 7 8 9 10 11 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com