Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

(Novo) Leaf 2017 com 38 kWh

rated by 0 users
This post has 100 Replies | 8 Followers

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Ramos replied on 19 May 2018 0:54

Afonso Henriques:
Possivelmente não, uma vez que em Espanha o Ioniq é mais barato.  Nunca percebi o preço do Ioniq em Portugal.

Em Espanha, há um modelo com o equipamento da versão mais barato do híbrido, que não se vende em mais país nenhum, e custa 34. As outras versões, são ao mesmo preço. Mas eu já tenho a boca seca de discutir o preço do Ioniq e o preço em Espanha em particular.

Afonso Henriques:
Mas futuramente será que vamos ter postos com 10 ou 20 pontos de carga?   Cada um a debitar 100 kW...    não é impossível, mas é um peso significativo para a rede.

Espero que sim. Mas quantos postos de 20 pontos de carga serão precisos? É que, ao contrário dos MCIs, os EVs também abastecem em casa. Não há aquela bicha ao fim de semana para abastecer no supermercado, é só mesmo o caso da autoestrada.

Não debitam tanto. Suponhamos os 16 pontos de 350kW, que na prática, porque só os Porsches é que vão aos 800V, a maior parte dos carros está a carregar a 70kW efectivos. 16×70kW=1120kW, dá-me ideia que 1,2MVA chega bem.

Ora 1,2MVA são as necessidades de potência de quantas habitações com 6,9kVA cada uma? Umas 500? Será que vamos ter mais postos de carregamento com 16 pontos de 350kW do que aldeias de 500 habitantes? Acho que não. Com uma diferença substancial: as aldeias estão espalhadas por todo o lado, enquanto que as autoestradas estão sempre ao lado da rede de transmissão de energia: ali não pode nunca faltar nem energia, nem potência.

Ora, para 1,2MVA, parece-me que uma linha de 15 chega perfeitamente, 15kV×100A=1,5MVA. A linha de 15kV é a mais pequena linha de média tensão que se usa em Portugal, muitos países nem têm linhas de MT tão pequenas. Estamos a falar de necessidades de potência semelhantes às de um supermercado médio, uma padaria industrial, um hotel...

As comercializadoras não têm só clientes em MT, têm também em alta tensão, que é um bocado mais que isso. As tabelas de preços estão acessíveis. Não é um bicho de sete cabeças. São muitos clientes.

A Refer tem a sua própria rede de transmissão, com linhas de 130kV monofásicas. Quando falamos nos EVs estamos a falar de uma solução de mobilidade que serve um universo muito maior do que o pequeno universo das linhas de comboio electrificadas (cuja eficiência naturalmente saudamos, a questão é que os EVs também merecem uma rede).

Afonso Henriques:
Sempre que paro num posto de combustível a cada 700 kms, onde existem 6 ou 8 bombas e tenho que esperar na fila, mesmo sendo cada abastecimento cerca de 5 minutos,  fico a pensar: e se fossem EVs?

Quando paro num PCR, tenho um panorama lateral da área de serviço. Vejo uns 4-5 carros a abastecer em simultâneo, quase ouço as bombas (não fosse o silvo do PCR). Á ida para o Algarve, normalmente é de noite, e vejo muitas vezes o camião cisterna a abastecer a bomba; também é eléctrica. Vejo as luzes da área de serviço, os frigoríficos, fornos, máquinas de café, secadores de mãos...

Fico sempre que o consumo do meu PCR de 50kW, coitadinho, no meio daquilo tudo, nem se dá por ele.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Ramos replied on 19 May 2018 1:27

A Maldição dos PCRs

Ora... resolvi atravessar a ponte sem ter bateria para voltar. Fomos jantar ao PCR de Loures, mas estavam Leafs antigos a carregar, deixei o CR para depois de jantar. Não podia ter tido mais azar. Fui apanhado na maldição dos PCRs! Depois de jantar, e a seguir a um Ioniq (satisfeitíssimo), ia começar carregar um 2.zero.

Nada demais.... como ele tinha a bateria a 30%, bastava uma meia hora... Eis a foto:

Ora bem, este Leaf esteve o dia todo parado sem fazer nada. Ia agora começar uma viagem para o Algarve e já estava assim. Até aos 80% carregou 16,87kWh a uma média de 33,7kW. Após os 80% estava mais ou menos no 1% por minuto, ou 25,4kW...

Felizmente que é bem sabido que a temperatura da bateria do Leaf, estanque, é pouco influenciada pela temperatura do habitáculo, portanto isto não foi do efeito de estufa dentro do carro estacionado ao sol. Senão seria muito pior... isto foi apenas da temperatura ambiente.

Felizmente que é de noite, o dono poderá dormir uma soneca no PCR de Aljustrel.

Será que o Nissan EV Connect tem despertador?

Top 75 Contributor
Full Hybrid
021_Auris_HSD_1G
A01_Ioniq_BEV
António Silva replied on 19 May 2018 11:24

Os Nissan novos vão começar a “entupir” PCR por este País acima e abaixo. Vou ter de programar melhor as minhas viagens em AE. Os Tesla’s já têm Fátima - e bem - falta agora duplicar os PCR nas estações de serviço. 

Um dia destes ainda vou ter de pedir a um Leaf 20 minutos de PCR para continuar viagem. 😔

Here's to the crazy ones. The misfits. The rebels. The troublemakers. The round pegs in the square holes. The ones who see things differently.

Steve Jobs

Hyundai IONIQ EV  Spritmonitor.de ]

TOYOTA Auris HDS Spritmonitor.de ]

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Acredito piamente no que acabaste de descrever António.

Com a quantidade de encomendas feitas ao Leaf 2 é certinho que vão entupir os PCRs com carregamentos semi-rápidos.

Se juntares aos Leaf 2 os ZOE, a maioria sem opção de carregamento rápido, os PCRs estarão verdadeiramente entupidos.

Numa altura em que era suposto os abastecimentos serem muito mais rápidos, com o tempo de carregamento reduzido a compensar o aumento da frota EV, verifica-se o oposto, com carregamentos mais lentos para uma frota maior.

Isto é a receita para o desastre: A descredibilização dos EVs, com os donos dos carros a ficarem francamente desapontados, e que dizer dos outros que consideravam a passagem para EVs a pensar duas vezes ao ler os comentários nas redes sociais e constatarem as filas nos PCRs nas AEs...

Fico mesmo preocupado com isto.

Não havia necessidade.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Pois...

Compare-se com o BMW i3 94 Ah:

Com a particularidade de continuar à velocidade máxima até aos 90%:

E dos 90 aos 95% ainda prossegue a 22 kW.

Esta reportagem foi feita num dia relativamente fresco, mas já carregou com 30.º C e o comportamento foi similar. Há uma coisa chamada TMS...

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

João Prates:

Acredito piamente no que acabaste de descrever António.

Com a quantidade de encomendas feitas ao Leaf 2 é certinho que vão entupir os PCRs com carregamentos semi-rápidos.

Se juntares aos Leaf 2 os ZOE, a maioria sem opção de carregamento rápido, os PCRs estarão verdadeiramente entupidos.

Numa altura em que era suposto os abastecimentos serem muito mais rápidos, com o tempo de carregamento reduzido a compensar o aumento da frota EV, verifica-se o oposto, com carregamentos mais lentos para uma frota maior.

Isto é a receita para o desastre: A descredibilização dos EVs, com os donos dos carros a ficarem francamente desapontados, e que dizer dos outros que consideravam a passagem para EVs a pensar duas vezes ao ler os comentários nas redes sociais e constatarem as filas nos PCRs nas AEs...

Fico mesmo preocupado com isto.

Não havia necessidade.

Os PCR não são para entupir. Devia haver uma regra de tempo máximo de carregamento em cada posto, digamos 30 minutos.

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Luis Neves:
Os PCR não são para entupir. Devia haver uma regra de tempo máximo de carregamento em cada posto, digamos 30 minutos.

Essa regra não existe em lado nenhum, lei ou qualquer outro lugar.

O que pode ser feito, e foi em alguns casos, é colocar o tempo limite na placa de parque junto à sinalética de lugar EV.

Como neste caso foi feito, ditando 60 minutos:

Mas na maior parte dos casos não tem menção nenhuma a limite de tempo, assim:

Dizem os "experts" ou ex-espertos como eu gozo, que é tudo uma questão de bom senso.

O problema é que o bom senso de uns não é o bom senso de outros... como o Bruno de Carvalho tão cabalmente demonstra...

Devil

Top 50 Contributor
Plug-In
015_Prius+
021_Auris_HSD_1G
tcap-support

Bolas este leaf 2 é um atentado contra o sucesso dos Evs! 

A infraestrutura é precisamente o calcanhar de Aquiles na transição para EV e este modelo vai precisamente atrapalhar a disponibilidade dos PCR para todos. Estou a imaginar em Agosto o pessoal que se aventurar a ir de férias no seu EV, ter de ficar horas na fila para poder continuar a viagem, se calhar mais que uma vez. Assim la se vai a confiança do público nos ev.. . 

Top 75 Contributor
Full Hybrid
021_Auris_HSD_1G
A01_Ioniq_BEV

Bruno, 

A solução é avançar para a massificação dos PCN em todos os lugares possíveis e a pagar. Fica a foto de hoje no Fórum Sintra. Em duas horas de compras com a malta foram 15kWh. É preciso mais?

Here's to the crazy ones. The misfits. The rebels. The troublemakers. The round pegs in the square holes. The ones who see things differently.

Steve Jobs

Hyundai IONIQ EV  Spritmonitor.de ]

TOYOTA Auris HDS Spritmonitor.de ]

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Luis Neves:

Não acho bem esse tipo de restrições tão limitativas, nem acho justas, nem acho que funcionem.

• A limitação de estacionamento a EVs em carga nos PCNs de cidade funciona? O que é que acontece quando está um fumarento? Pior, o que é que acontece quando está um fumarento e é um parque dum centro comercial? Uma proibição assim num PCR numa autoestrada seria letra morta, inútil.
  • Não acho justo porque é importante que quem precisa de carregar possa carregar. Faz-me lembrar a limitação do PCR de Sevilha aos 80%, só carregava até aos 80%. Carregar a 80% ou a 100% podia ser a diferença entre ser possível ou não chegar dali a Málaga. Nesse caso, ainda mais estúpido porque no espaço de uma semana o PCR só tinha sido usado uma vez. Criar impossibilidades, não me parece producente. Quando muito, dizer entre as tantas e as tantas horas, ou havendo outros à espera, ou o que seja.

Não: o que era importante era os PCRs serem pagos por tempo. Isso sim. Simples e claro para toda a gente e eficaz, mais eficaz do que alguém ficar à espera do reboque numa área de serviço numa auto-estrada.

Desejo que avance dessa maneira cá. Suspeito, porém, que vão optar por uma coisa complicada, tipo energia+tempo, por causa da necessidade de dar um pagamento ao comercializador e outro ao operador. O resultado para a disponibilidade dos postos é pior, porque diminui o peso da componente tempo.

Também importante, era, como fazem na Noruega, ter sempre ao lado do PCR dois PCNs. Em termos de recursos, quase não faz diferença. Permite que quem está à espera adiante serviço, permite quem carregou acabar de atestar, etc...

Neste momento, o que nos está a atrasar é ainda não terem definido o pagamento, como devia ter acontecido há um ano. Depois do grande salto no ano passado, dá-me ideia que os operadores estão a atrasar a introdução de PCRs que estão planeados. Provavelmente, já estaríamos com PCRs duplos, etc...

Na Noruega tudo aconteceu muito rapidamente. Diz que no início de 2017 ainda buracos de 250km entre PCRs e no final de 2017 já estavam espaçados a 50km, embora muitos só carreguem um carro e quase todos são apenas de 50kW. Eles fizeram por concessão: quem ganhasse uma estrada, estava obrigado a pôr PCRs de 50 em 50km.

Aqui tivemos um ano de 2017 bestial. A rede que eu conheci, já permitia todos os movimentos que eu posso imaginar em Portugal. Desde então, o avanço foi quase nenhum (só me lembro do PCR de Lagos, os de cidade não tomo atenção, não têm utilidade para mim). Nota-se que estão à espera.

Page 9 of 11 (101 items) « First ... < Previous 7 8 9 10 11 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com