Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

DB do Mancha Branca - Leaf Tekna 30kWh

rated by 0 users
This post has 354 Replies | 14 Followers

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support
José Rosado replied on 28 Nov 2017 10:10

Agora que já tenho os movimentos da Via Verde, eis os resultados:

Alverca PV >> Condeixa
2017-11-26 16:54:22 > 2017-11-26 19:14:32
2h20m10s 
Soure >> Alverca PV
2017-11-25 09:36:00 > 2017-11-25 11:42:48
2h06m48s
Conclusão: mais vale a pena vir um bocado mais devagar e carregar apenas uma vez ;)
Não vale a pena estar a perder mais tempo acima dos 80~85%, se vamos carregar em todas as "capelas" Wink
Tenho a ideia que se em Aveiras não tivesse sido interpelado por o senhor com curiosidade sobre o carro, se em Santarém tivesse encontrado logo o carregador livre (ainda esperei uns 3 minutos) e não tivesse esperado pelos 91%, tendo logo saído com 80% e assumindo que entre o nó de Soure (onde entrei na viagem de ida) e o nó de Condeixa (onde saí na viagem de regresso), se demoram 5 minutos, a viagem parando em todas as capelas será ligeiramente mais rápida...
Entretanto, actualmente a bateria do Mancha Branca está assim:

Tem oscilado entre os 98% e os 100%. Uma ligeira degradação, mas pouco notória no dia a dia Big Smile
Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Ramos replied on 28 Nov 2017 11:17

É o que eu acho.

Passo a vida a tentar convencer as pessoas de que não compensa andar depressa. É uma situação de ganhos marginais decrescentes e custos marginais crescentes. Que na velocidade média é a lei da média harmónica (i.e. se eu andar metade do percurso a 120 e outra metade a 40, a velocidade média é 60, não é 80).

Se eu tiver um percurso com 10km à média de 20km/h, outros 20km à média de 80km/h e 100km à média de 120km/h a média é 82km/h. Isto devia ser fácil de entender para os milhares de pessoas que atravessam a ponte Vasco da Gama, para fazer percursos de 30-50km nos quais vão perder 40'-1h — que o facto de demorarem 5' fazendo os 12km do tabuleiro a 140-150 ou demorarem 6'30" fazendo-os a 110km/h não vai ter grande peso no seu tempo total de viagem. Mas tem peso na gasolina que se gasta, nos nervos e na probabilidade de acidente.

Ainda por cima, se eu tentar viajar a 120km/h, os kms que eu passar atrás de um camião que não pude logo ultrapassar por causa da intensidade de tráfego, vão baixar muito mais a minha média do que se eu viajar a 110km. É a lei da média harmónica: os valores baixos têm mais peso na média do que os altos.

Neste caso, um minuto de desatenção a tirar o cabo do PCR, a anotar a média, vai logo afectar o tempo de viagem. E o que eu ganho em fazer 100km a 120km/h versus fazê-los a 110km/h são apenas 4 minutos e meio.

E imagine-se os nervos! Já basta os nervos de parar num PCR, uma pessoa a tentar despachar os filhos depressa da casa-de-banho, do café, etc, para não ocupar o PCR indevidamente. Imagine-se tentar fazer essas paragens como se fossem pit-stops, sem perder minutos.

Então, o exercício:

• De Leiria para Aveiras, foram 83km com 66% de bateria, dá 79,5%/100km (23,9kWh/100km?)
  • De Aveiras para Santarém, foram 42km com talvez 32% de bateria, dá 76,2%/100km (22,9kWh/100km?)

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support
José Rosado replied on 28 Nov 2017 11:27

Miguel Ramos:

Então, o exercício:

• De Leiria para Aveiras, foram 83km com 66% de bateria, dá 79,5%/100km (23,9kWh/100km?)
  • De Aveiras para Santarém, foram 42km com talvez 32% de bateria, dá 76,2%/100km (22,9kWh/100km?)

Embora usar as percentagens apresentadas pelo indicador do Leaf não seja o melhor método (já percebi que nem sempre a percentagem indicada é exactamente a percentagem certa, especialmente nos carregamentos rápidos), pois podes ver que os 16.01kWh carregados em Aveiras não correspondem aos 63% de carga indicados. Assim, o mais correcto seria usar os kWh consumidos mesmo, mas não usei o Leaf Spy para medir os diversos consumos. 

Mas no geral, os teus cálculos não devem fugir muito da realidade, que é o consumo entre Leiria e Aveiras é superior ao consumo entre Aveiras e Santarém, mesmo que no ultimo a velocidade tenha sido superior. Tal é simples, pois o relevo entre Leiria e Aveiras é muito mais acidentado e causa mossa na média.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support
Luis Neves replied on 28 Nov 2017 12:07

Miguel Ramos:

É o que eu acho.

Passo a vida a tentar convencer as pessoas de que não compensa andar depressa. É uma situação de ganhos marginais decrescentes e custos marginais crescentes. Que na velocidade média é a lei da média harmónica (i.e. se eu andar metade do percurso a 120 e outra metade a 40, a velocidade média é 60, não é 80).

Se eu tiver um percurso com 10km à média de 20km/h, outros 20km à média de 80km/h e 100km à média de 120km/h a média é 82km/h. Isto devia ser fácil de entender para os milhares de pessoas que atravessam a ponte Vasco da Gama, para fazer percursos de 30-50km nos quais vão perder 40'-1h — que o facto de demorarem 5' fazendo os 12km do tabuleiro a 140-150 ou demorarem 6'30" fazendo-os a 110km/h não vai ter grande peso no seu tempo total de viagem. Mas tem peso na gasolina que se gasta, nos nervos e na probabilidade de acidente.

Ainda por cima, se eu tentar viajar a 120km/h, os kms que eu passar atrás de um camião que não pude logo ultrapassar por causa da intensidade de tráfego, vão baixar muito mais a minha média do que se eu viajar a 110km. É a lei da média harmónica: os valores baixos têm mais peso na média do que os altos.

Neste caso, um minuto de desatenção a tirar o cabo do PCR, a anotar a média, vai logo afectar o tempo de viagem. E o que eu ganho em fazer 100km a 120km/h versus fazê-los a 110km/h são apenas 4 minutos e meio.

E imagine-se os nervos! Já basta os nervos de parar num PCR, uma pessoa a tentar despachar os filhos depressa da casa-de-banho, do café, etc, para não ocupar o PCR indevidamente. Imagine-se tentar fazer essas paragens como se fossem pit-stops, sem perder minutos.

Então, o exercício:

Excelente post. É de facto surpreendente que o comportamento das pessoas na estrada mostre que não conseguem assimiliar este princípio, procurando ganhar uns segundos à custa de risco pessoal e para os outros utentes da estrada e sempre de um grande aumento de consumo.

Lembro-me de um ensaio ao Prius de jornalistas ingleses que nunca me saiu da cabeça. Começaram por fazer um trajeto urbano/suburbano de 1h com condução tradicional - ou seja, rápida e a desperdiçar combistível. Depis repetiram em modo zen, chegando ao fim com um consumo muitíssimo inferior e tendo apenas demorado mais 5 minutos...

Mas pronto, há coisas que não entram na cabeça das pessoas.

Voltando ao tópico, em tempos dediquei-me a simulações de trajetos longos com EV tendo em conta a localização atual dos PCR, e a conclusão é que de facto ganha-se tempo de viagem andando mais devagar e parando menos vezes para carregar.

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Ramos replied on 28 Nov 2017 15:23

José Rosado:

Embora usar as percentagens apresentadas pelo indicador do Leaf não seja o melhor método (já percebi que nem sempre a percentagem indicada é exactamente a percentagem certa, especialmente nos carregamentos rápidos),

Bem sei, acontece-me o mesmo. Eles são sempre 100 mas dos 30 para baixo desaparecem muito mais depressa. Sad

José Rosado:

pois podes ver que os 16.01kWh carregados em Aveiras não correspondem aos 63% de carga indicados.

Pois é! Daria uma eficiência de 118% no carregamento.

Quando se esvazia muito depressa, ele começa a subestimar o SoC, o que é um bocado chato, porque obriga a entrar a tartaruga sem necessidade.

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Miguel Ramos:

Então, o exercício:

Tinha me esquecido por completo que o sistema online da Nissan regista tudo Embarrassed..

Assim:

De Leiria para Aveiras:

• Consumo de electricidade Total: 15.8kWh  Consumo 16.1kWh  Geração 0.3kWh  Distância percorrida 82.5km

Logo a média é: 19.15kWh/100km

De Aveiras para Santarém:

• Consumo de electricidade Total 9.4kWh   Consumo 9.8kWh   Geração 0.3kWh   Distância percorrida 41.1km

Logo a média é: 22.87kWh/100km

Wink

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Coo é que se portaram as temperaturas nestas viagens a velocidades mais elevadas com carregamentos rápidos pelo meio?

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Chegou às 8 barras na ida e 9 barras no regresso (coisas como 40 a 45º)...

Mas o Leaf é aquela máquina que "quanto mais me bates, mais gosto de ti" Big Smile

Ainda ontem fiz uma viagem para ir espreitar isto:

E depois ainda dei um pulo ao canhão da Nazaré. Pelo caminho e como de manhã parti apenas com 54% de carga, foram 3 cargas rápidas. A verdade é que a bateria hoje estava assim:

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Isso é a temperatura do fluido de refrigeração, não é? Portanto indica a temperatura dos componentes eléctricos, mas não da bateria?

À parte isso poder indicar alguma perda de energia sob a forma de calor, há motivos para nos preocuparmos com isso?

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Não..é mesmo a temperatura da bateria Wink

Nesta bateria com química mais resistente e no nosso clima moderado (onde a bateria desce rapidamente de temperatura), não vejo grande razão para preocupações. 

Page 24 of 36 (355 items) « First ... < Previous 22 23 24 25 26 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com