Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

DB do Mancha Branca - Leaf Tekna 30kWh

rated by 0 users
This post has 332 Replies | 13 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Photoshop, só pode!! Devil

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support
José Rosado replied on 11 Mar 2018 0:08

Entrada rápida para reportar uma pequena viagem feita hoje:

Essencialmente uma viagem de Condeixa a Linda-Velha para que o meu sogro pudesse ir tratar de uns assuntos relativos ao apartamento na zona. De uma forma muito sucinta:

- Saída de Condeixa com 100%, pequena paragem de 15 minutos em Leiria para o Mancha Branca comer 9kWh

- Seguiu-se viagem, 2ª paragem  em Aveiras, duração acima do pretendido por distracção  (29 minutos) e 19.4kWh no "bucho Big Smile

- Resumo da viagem e paragem junto do Pingo Doce de Telheiras para almoço e um pequeno carregamento num PCN de 2.76kWh

Já disse mais que uma vez que esta viagem podia ser feita só com uma paragem e carregamento final em Lx. Mas como já tinha realçado antes, usar PCR em Lx é tarefa impossível, como se veio comprovar. Assim, depois de sair do Pingo Doce, seguiu-se para Algés para tentar apanhar uma loja aberta e daí fui espreitar o PCR de Alcântara: 1 Leaf a carregar, 2 à espera, tudo uber Green Angry

Segui para Linda-a-Velha, deixei o meu sogro a tratar dos assuntos dele e resolvi ir experimentar o PCR da A5. Cheguei lá, estava lá uma e-NV200 mesmo no fim. Lá o coloquei a carregar. De realçar que aqui a ficha Chademo está completamente escavacada e só depois de 2 tentativas é que consegui colocar à carga. Deixei-me estar e abusei bem, pois carreguei até aos 98%, durante 29 minutos e 13,21kWh. Curioso foi quem apareceu nessa altura: 2 senhores num i3, muito simpáticos que conheci no PCR de Coimbra. Nessa altura, não tinham cartão mobie ainda, de modo que passei o meu e eles depois no final abortavam a carga no botão de emergência. Ainda falei um bom bocado com eles, tendo explicado muita coisa e falado dos carregadores, do sistema de monitorização de energia. Hoje vinham trazer o i3 a uma cliente e já tinham cartão mobie. Também aprenderam que para terminar a carga, basta passar o cartão de novo e seleccionar a opção adequado e que não é preciso usar o botão de emergência Angel

Segui de novo para Linda-a-Velha e ainda fui ao Dolce Vita Miraflores aproveitar as 2 tomadas disponibilizadas para finalizar os 100%. Aqui devo ter carregado cerca de 2kWh (apenas posso estimar). 

O regresso com 100% de carga foi feito pacificamente, tendo chegado a Santarém com uma media muito baixa, para meu espanto (cerca de 16kWh). Aqui carreguei durante quase 18 minutos, tendo colocado 13.32kWh. Estranhamente, aqui é o único ponto mobie onde não recebo o e-mail do final de carregamento, apesar do mesmo aparecer registado no site da mobie. 

Não há viagem em que não apareça pelo menos alguém com curiosidade e perguntas sobre o carro e desta vez calhou aqui em Santarém Big Smile. Como se aproximava a hora de jantar, fez-se um pequeno desvio para jantar em Torres Vedras. Este pequeno desvio obrigou a que tivesse de ser feito mais um carregamento, que teve de ser logo na área de serviço de Leiria, pois o PCR de Pombal no sentido S/N está off. Aqui, mais uma vez, por distracção esteve-se bem mais tempo que o necessário: 14 minutos e meio e 11kWh consumidos. 

Como o Leaf gosta é destes esticanços (é masoquista), a bateria que ultimamente andava a acusar no LeafSpy entre os 95~96% de capacidade, agora está assim:

Esta noite vai carregar de novo até aos 100%, pois amanhã de manhã é para sair, embora viagem curta. Segunda vai fazer mais uns 280km, que é para aprender Big Smile

Afinal a pequena entrada transformou-se num testamento Embarrassed

Amanhã ponho mais uns dados dos percursos maiores retirados do log da Nissan Wink

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Não pensas realmente que os CRs lhe dão saúde, não? Pode haver turistas neste fórum que se convençam que sim.

Agora que começo a ler os valores do Ioniq é que reparo nas diferenças. Vocês têm as tensões das células com resolução de mV! A menos que o pessoal dos fóruns coreanos se tenha enganado, nós temos esses valores com precisão de 20mV! (Consigo distinguir 3.70V, 3.72V, nunca 3.707V...). Pelo menos é assim nos máximos e mínimos que leio habitualmente.

O que é o Hx?

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Miguel Ramos:
Não pensas realmente que os CRs lhe dão saúde, não?

Se queres que te diga, já nem sei.. Mas na verdade é mais estas viagens que lhe esticam a coisa que o fazem mostrar o que está escondido. 

Miguel Ramos:
O que é o Hx?

Ninguém tem a certeza, mas diz-se que tem a ver com a resistência interna das baterias. 

Eis os dados das viagens maiores:

Condeixa -> Leiria:

Consumo de eletricidade Total 11.5kWh
Consumo 12.1kWh
Geração 0.6kWh
Distância percorrida 57.4km

Leiria -> Aveiras

Consumo de eletricidade Total 16.8kWh
Consumo 16.9kWh
Geração 0.1kWh
Distância percorrida 82.6km

Aveiras -> Lx

Consumo de eletricidade Total 10.0kWh
Consumo 10.4kWh
Geração 0.5kWh
Distância percorrida 52.6km

Linda-a-Velha -> Santarém

Consumo de eletricidade Total 16.5kWh
Consumo 17.5kWh
Geração 1.1kWh
Distância percorrida 101.0km

Santarém -> Torres Novas -> Leiria

Consumo de eletricidade Total 3.0kWh
Consumo 3.6kWh
Geração 0.7kWh
Distância percorrida 19.2km
Consumo de eletricidade Total 7.8kWh
Consumo 8.4kWh
Geração 0.6kWh
Distância percorrida 39.9km

E finalmente, Leiria->Condeixa

Consumo de eletricidade Total 11.7kWh
Consumo 12.0kWh
Geração 0.3kWh
Distância percorrida 61.6km

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

José Rosado:

Miguel Ramos:
Não pensas realmente que os CRs lhe dão saúde, não?

Se queres que te diga, já nem sei..

Tenho o PDF de um estudo "Effects of Electric Vehicle Fast Charging on Battery Life and Vehicle Performance", e procurando encontra-se pelo menos mais um.

Este é para um Leaf MK1, e nem se pode dizer que a diferença seja dramática, mas mesmo assim... E as coisas não mudam tanto.

José Rosado:

Miguel Ramos:
O que é o Hx?

Ninguém tem a certeza, mas diz-se que tem a ver com a resistência interna das baterias. 

Era o que estava à procura a olhar para os numerozinhos todos....

Andava a querer medir a resistência interna.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Consumos de autoestrada na casa dos 20 kWh/100 km.

A que velocidades foi?

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Nem todos Stick out tongue Mas foi o típico: 110~140km/h, dependendo do troço. Tendo em conta que o piso estava molhado e o vento forte no final do dia, foi o normal do tijolo aerodinâmico que é o Leaf Big Smile

Miguel: tenho a ideia de já ter lido ou visto num vídeo que é bem pior fazer cargas lentas com as baterias quentes, do que propriamente cargas rápidas...

Entretanto, por falar em estudos, encontrei o que é referido neste artigo: https://www.autoblog.com/2014/03/17/dc-fast-charging-not-as-damaging-to-ev-batteries-as-expected/  e realmente não é assim tão mau.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Infelizmente, o novo Leaf parece continuar a ser um tijolo aerodinâmico, com a agravante de carregar mais devagar que o Leaf 30...

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

José Rosado:

Miguel: tenho a ideia de já ter lido ou visto num vídeo que é bem pior fazer cargas lentas com as baterias quentes, do que propriamente cargas rápidas...

Bem, eu diria que no Ioniq, não. Ou por outra, acho que qualquer pessoa que tenha o Ioniq e tenha a bateria quente a primeira coisa que vai fazer ao chegar a casa é ligá-lo à corrente.... Ligado à corrente, fica a ventoinha a funcionar... quem não vai optar por isso? Até mesmo ligar o AC... Eu faço sempre: depois de uma viagem, sempre um carregamento lento.

Agora vê bem, tens aquele estudo apresentado numa conferência da SAE em 2015 para dizer aquilo que toda a gente sabe, com um carro a fazer a vida toda (80 mil km) a carregar em PCR e outro em PCN. Sendo tão óbvio, ainda mereceu ser apresentado em 2015.

Quem é que terá conseguido fazer um estudo com uma conclusão tão rebuscada? Tipo geralmente é melhor carregar em PCN, porém se estiverem quentes mais vale em PCR...? Parece-me muita fruta.

José Rosado:

Entretanto, por falar em estudos, encontrei o que é referido neste artigo: https://www.autoblog.com/2014/03/17/dc-fast-charging-not-as-damaging-to-ev-batteries-as-expected/  e realmente não é assim tão mau.

Sim, sim, é o gráfico do outro que eu dizia que aparece na pesquisa. E o do estudo que eu disse, também não é dramático, um carro toda a vida só carrega em PCR e chega ao fim de 80 mil km e em vez de ter perdido 20% da capacidade, perdeu 30%. É uma diferença, mas bolas! E quem é que faz a vida inteira só a carregar em PCR? (Sim, os Uber...)

Claramente não é motivo para evitar viagens em AE.

Porém, dar saúde não dá concerteza.

Page 29 of 34 (333 items) « First ... < Previous 27 28 29 30 31 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com