SITE OFFLINE
Esta comunidade mudou-se para https://ecomove.pt, registe-se no novo site!

DB do Mancha Branca - Leaf Tekna 30kWh

rated by 0 users
This post has 409 Replies | 15 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Olhando para os resultados, temos 161 km com média de 10,4 kWh/100 km, o que dá um gasto de 16,74 kWh.

Aplicando uma regra de 3 simples, temos uma capacidade útil total de 23,6 kWh, ou seja, o SOH está a 84%. Confere?

No ioniq de serviço fiz recentemente Coimbra-Viseu-Coimbra, IP3 e N110, 172 km, 10,1 kWh/100 km de média, chegada com 39%. Dá um gasto de 17,4 kWh, e com regra de 3 simples uma capacidade útil de 28,5 kWh, precisamente o que era suposto...(SOH 100%). Nada mau para um carro com 2 anos, ainda que com apenas 12.000 km.

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Luis Neves:

Olhando para os resultados, temos 161 km com média de 10,4 kWh/100 km, o que dá um gasto de 16,74 kWh.

Aplicando uma regra de 3 simples, temos uma capacidade útil total de 23,6 kWh, ou seja, o SOH está a 84%. Confere?

Não... Wink

 

Já faz algum tempo que descobri que o CB do Leaf tem um erro na casa dos 10%~15%. As minhas medições com o Leaf Spy tem apontado para isso e creio que o erro se deve ao facto que o CB mede a energia que saiu da bateria, mas não mede as percas na resistência interna da bateria.

 

Neste caso e com um consumo baixo, aponto para os 10%, de modo que na verdade foram extraídos da bateria 1,61*10,4*1,1=18.42 kWh

 

Aplicando a regra 3 simples, dá algo como 92,6%, algo mais perto do valor medido pelo Leaf Spy. Acrescido a isto ainda há o erro do medidor de percentagem de carga da bateria (sim, também tem algum erro). 

 

 

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Luís, já agora como jeito de dar a perceber melhor o que falo e um bocado como prova, repara que se fizeres as mesmas contas à tua maneira para o percurso apenas até Coimbra (zona da Portela), já te daria um resultado de 88% Wink

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support
José Rosado replied on 1 May 2019 21:22

O mês de Abril foi mais calmo:

 

Já o mês de Maio começou logo com:

 

Viagem feita para... 

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

... ir aqui:

 

 

É um castelo muito bonito e muito bem conservado. Para quem tem garotos, aconselho a ir. O Castelo fica numa ilhota no meio do Tejo, na zona de Tancos (sim, esse Tancos Devil). 

 

De manhã, saiu-se com 100%, indo inicialmente pela N110 até Penela e Avelar, onde se apanhou o IC8 e a A13 até ao destino. Ao local onde se apanha o barco (custo de 4€ por adulto), chegou com 43%, tendo feito estes valores:

Consumo de eletricidadeTotal 14.4kWh
Consumo 16.2kWh
Geração 1.8kWh
Distância percorrida 98.8km

 

O Bilhete do barco/acesso ao castelo dá direito a entrada no Centro de Interpretação dos Templários, que fica em Vila Nova da Barquinha, a 5,6 km de onde se apanha o barco. Viagem pequena, onde se gastou apenas 2%:

Consumo de eletricidadeTotal 0.4kWh
Consumo 0.8kWh
Geração 0.3kWh
Distância percorrida 5.6km

 

E efectuada também por uma boa razão Angel :

 

 

Junto deste local, fica à beira rio um enorme parque verde, muito bem cuidado, onde se pode almoçar. Junto deste local fica também um Atelier de Arte, onde fica este estúdio: http://www.monamartins.com . Quem tem crianças pequenas e que vejam o Panda e o Zig Zag na RTP, estas vão reconhecer os bonecos. São feitos por esta senhora para esses canais, entre outros. Aconselho muito a irem e visitarem. 

 

Enquanto se almoçou, visitou o Centro de Interpretação dos Templários e este atelier, o Mancha Branca carregou quase até aos 100%:

 (Digo quase 100%, porque os postos Efacec terminam a carga quando se começa a fase de equalização).

 

Depois foi regressar, mas com passagem pela Barragem de Castelo de Bode:

 

Tanto esta viagem, como o regresso, tiveram estes resultados:

Consumo de eletricidadeTotal 3.0kWh
Consumo 4.0kWh
Geração 1.0kWh
Distância percorrida 22.9km
Consumo de eletricidadeTotal 12.6kWh
Consumo 15.1kWh
Geração 2.4kWh
Distância percorrida 88.5km

 

Cheguei a casa assim com os 36% da imagem do post anterior, média global de 14,1kWh/100.

 

Mais uma vez deixo a dica: visitem esta zona, se ainda não o fizeram. Vale muito a pena Wink

 

 

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

A Barquinha é onde mora a avó da minha mulher. Por acaso não fomos lá almoçar hoje. Essa enorme zona verde devia ser a distância que antigamente era preciso guardar do rio para as cheias. Aqueles enormes plátanos centenários são parte da razão de eu decidir ir morar para fora de Lisboa.

Curiosamente, não sabia dos bonecos do Panda. Os pequenos vão agradecer a dica. 

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Hoje e no âmbito de um conjunto de eventos relacionados com a mobilidade eléctrica, lá ligaram o posto de carregamento no meu local de trabalho:

 

 

Big SmileBig SmileStick out tongue

 

Entretanto, no outro dia pus-me a fazer umas contas simples:

 

O Mancha Branca neste momento tem 75562 km, dos quais foram feitos 73762 nas minhas mãos. Ao longo destes 73762 gastei 808€ em electricidade e 77.81€ em revisões, totalizando 885,81€.

 

Se eu ainda tivesse o Altea, que tinha uma média de 6,0l/100km e considerando o preço médio do gasóleo simples em 2017 e 2018 como sendo 1,35€, teria gasto:

 Combustível: 737.62*6*1.35= 5974,72€

 Revisões (com um custo médio de 200€): 4*200=800€

 IUC (acho que eram cerca de 30€): 2*30€=60€

Total: 6834.72€

Não estou a assumir pneus, porque a medida era a mesma e creio que em média a duração seria igual. Também não posso assumir eventuais problemas que poderiam surgir no Altea, por fazer muitas viagens curtas.

 

Assim sendo, a poupança total neste momento é de: 6834.72-885,81=5948,91 Zip it!

 

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Em Suma,

Dentro de muito pouco tempo terás poupado € suficiente para colocares uma nova bateria de 30kWh e ficares com um carro "novo".

Principalmente se a autonomia fornecida por essa bateria for suficiente para as tuas deslocações e partindo do pressuposto que a rede de abastecimento tendencialmente melhorará/aumentará com o passar dos anos.

Arriscar-me-ia a dizer que tens carro para o resto da vida! (nem que seja para passar a descendência)

Bruno R. Almeida

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,87 kWh/100km

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Ontem atingiu este número:

 

 

De resto tem sido só colocar gas...err.. electrões e toca a andar Big Smile

Top 50 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
013_Prius_3G
tcap-support

Parabéns também andas fascinado com os nºs, Cake

PL

    Spritmonitor.de

"O Branquinho do Lapa"

  


Page 40 of 41 (410 items) « First ... < Previous 37 38 39 40 41 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com
Powered by Community Server (Non-Commercial Edition), by Telligent Systems