Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Qual modelo o indicado?

rated by 0 users
Answered (Verified) This post has 2 verified answers | 22 Replies | 3 Followers

Pedro Almeida posted on 16 Jan 2017 10:13

Bom dia

Ando há algum tempo a pesquisar qual o melhor modelo híbrido a adquirir. Em principio o carro seria para a minha mulher para fazer trajetos curtos de 1, 2 km seguidos, no máximo uns 6 km dia. Temos uma filha com 18 meses, por isso espaço seria necessário.

Posto isto, e tendo em vista o numero de kms em média por dia que ela irá fazer, um PHV, visto fazer +/- 20 kms em modo eléctrico e poder chegar até aos 80 km/h seria boa opção? Assim iria andar quase exclusivamente em modo eléctrico.

Claro que eu ao fim de semana e de vez em quando também vou andar com ele, e claro de vez em quando iremos fazer viagens, pelo menos nas férias :)

Obrigado desde já...

Answered (Verified) Verified Answer

Só para ilustrar uma utilização do meu 3G em trajetos curtos/curtíssimos em cidade (sem qualquer recurso do botão EV):

(zerei o trip B)

Trajeto 1,3km(~) por duas vezes percorrido com o motor já quente.

Mantive o trip B ativo e esperei que arrefecesse, e depois voltei ao percurso.

E agora o total tendo percorrido mais duas vezes o trajeto, com saídas desde frio, ou seja com a referida penalização (dupla porque ocorreu por duas vezes) de pré-aquecimento:

As contas são fáceis de fazer, no primeiro consumiu 0,1 litros e no total consumiu 0,285litros, então no parcial dos 2,9 aos 6,2km o consumo foi de...5,47litros/100km no CB, ou seja, mesmo com o pré-aquecimento o consumo não é nenhuma barbaridade.

Notem que são trajetos no interior de Gaia, sem trânsito, mas suficientemente representativos para o propósito, que é ilustrar a penalização do pré-aquecimento.

Acho que o HV é ainda uma boa escolha...Já não sei o que vos diga em relação ao "ótimo", que seria o PHV. Para mim é claro que um Plug-in ou um elétrico justifica quando tem uma forte componente diária a partir da rede. No caso em apreço, 6km por dia, i.e., 30km por semana...talvez não seja significativo...

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Esse é um perfil perfeitamente ao alcance de consumos a rondar os 4-4,5 no 3G...é bastante aerodinâmico...

É tudo uma questão de fazer contas aos investimentos.

All Replies

a primeira sugestão seria um puro  EV.

Os pequenos trajectos diários estariam salvaguardados e mesmo viagens mais longas não seriam grande problema com a nova rede de PCR instalada e com as novas capacidades de bateria, Leaf 30kwh, bmw i3 94ah, ZOE 40Kwh...

Adicionalmente existe a vantagem de se conseguirem a preço muito simpático lá fora.

Alternativa PHV é mais onerosa mas mais flexível em termos de "range anxiety"

Tudo depende do Orçamento como é obvio, mas repito o que já referi não excluas da analise os EV.

Toyota Prius 3G Gpl by AutoGasPower    Spritmonitor.de     Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Acho que um EV para já estaria fora de equação, iria ser o carro destinado a grandes viagens quando fosse necessário e não queria estar preocupado em pensar se chegava ao destino ou não...

Estava a pensar gastar no máximo até uns 15/16 mil €

Eu sou suspeito em achar que um PHV ou mesmo um HV fará mais sentido, porque mesmo sendo possíveis e viáveis, as deslocações em férias/viagens em veículos elétricos obrigam a paragens e planeamento que eu preferia não envolver a família...recordo que os PCR das AE ainda estão acessíveis e com pouca afluência, mas num tempo de férias e no corropio, ficará sucessivamente mais difícil de gerir.

Trata-se de um cenário de utilização verdadeiramente mau para carros a combustão, dado não haver tempo para o aquecimento do motor. Mesmo para um híbrido vai acontecer o mesmo problema. É de esperar consumos muitos elevados em ambos os casos, ainda que algo menores num híbrido.

Para conciliar os trajetos pendulares com saídas de fim de semana, um elétrico é de facto difícil, até porque os que se conseguem comprar com o orçamento indicado dificilmente farão mais de 80 a 100 km sem precisar de recarregar.

O 3G PHV seria de facto a melhor solução, andaria sempre em EV, mas não sei se será viável encontrar algum que encaixe no orçamento indicado.

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Para deslocações curtas como essas, na ordem dos 2km, um híbrido está longe de ser eficiente.

Um EV seria perfeito para estas situações.

Mas se não existir outro carro na família para os fins de semana e férias, torna-se pouco prático, aí penso que o ideal seria mesmo juntar o melhor dos dois mundos com um PHV.

Isto claro, dependendo sempre do orçamento para a compra.

A questão também poderá ser melhor respondida sabendo: quantas vezes faz trajetos de 2km em frio? E como são estes trajetos?

O consumo no préaquecimento ronda uma décima de litro, e não existe degradação ou problema em fazer isto ciclicamente. Acho que o HV não é nada descabido, sabendo que terá muitas ocasiões de estrada.

O trajeto de 1/2 km em frio é feito diáriamente nas idas para o trabalho, pelo menos 4x por dia em cidade. Existe outro carro, melhor existem dois, mas a ideia era vender um para comprar outro mais eficiente. Ambos que tenho neste momento são fumarentos. BMW 530d e Seat Leon ... A ideia era vender o BMW por causa dos consumos. Tenho andado a pesquisar no site mobile.de e consegue-se arranjar um PHV por volta dos 16000€. A questão prende-se no seguinte, qual a duração média das baterias? Não sei que faça, por isso estou aqui a pedir-vos a opinião..

Baterias não é problema na Toyota, existirá uma normal perda de capacidade com a idade e os km, mas mesmo que a perda seja de 3 ou 4 km continua com margem mais que suficiente para as voltas necessárias.

Atenção que numa compra fora há um conjunto de encargos adicionais a somar: transporte da viatura, legalização da mesma com os inerentes impostos. É de contar com pelo menos 2.000€ adicionais.

Por outro lado, em breve antevê-se uma vaga de vendas de PHV´s de pessoal aqui do forum...quem sabe se a pressa não for muita é possível conciliar isso.  

Vaga de vendas de PHVs?!?!

O Pé-leve Neves não pode ver nada nos outros!

Nissan Leaf Tekna 30kWh out 2016 > ...   |   Renault Zoe Intens - jan 2014 > out 2016 (R.I.P.)   |   Prius 3G (ZVW30) - dez 2009 > dez 2013

Spritmonitor.de |   Spritmonitor.de

aop@prius-pt.com

tsss tsss...para já estou a referir-me ao Prates. Stick out tongue

Mas outros virão nos próximos meses, estou quase certo...Angel

Modo Nostradamus ON

bem me pareceu. a comichão é grande pelo que prevejo que em breve haverá dois PHV à venda a preço de amigo aqui no forum...

Modo Nostradamus OFF

Toyota Prius 3G Gpl by AutoGasPower    Spritmonitor.de     Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Bem, tudo depende do preço a que fiquem à venda. Mas vou manter-me atento, e caso alguém se queira desfazer de PHV diga qualquer coisa...

6 km por dia???

EV sem sombra de duvida mas pensa bem se compensa gastar os tais 15/16k € só para fazer esses trajectos.

Remember that while it is perfectly acceptable to criticize the content of a post - criticizing the poster is not.
Mean spirited, nasty, snide, sarcastic, hateful, and rude individuals don't warrant or deserve my acknowledgement or respect.

Alexandre Oliveira Perdigão:
O Pé-leve Neves não pode ver nada nos outros!

Sai um Passat PHV ou um Série 2 PHV para o Sr. Prof... por causa da mala!! Devil

Page 1 of 2 (23 items) 1 2 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com