Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Qual modelo o indicado?

rated by 0 users
Answered (Verified) This post has 2 verified answers | 22 Replies | 3 Followers

Pedro Almeida posted on 16 Jan 2017 10:13

Bom dia

Ando há algum tempo a pesquisar qual o melhor modelo híbrido a adquirir. Em principio o carro seria para a minha mulher para fazer trajetos curtos de 1, 2 km seguidos, no máximo uns 6 km dia. Temos uma filha com 18 meses, por isso espaço seria necessário.

Posto isto, e tendo em vista o numero de kms em média por dia que ela irá fazer, um PHV, visto fazer +/- 20 kms em modo eléctrico e poder chegar até aos 80 km/h seria boa opção? Assim iria andar quase exclusivamente em modo eléctrico.

Claro que eu ao fim de semana e de vez em quando também vou andar com ele, e claro de vez em quando iremos fazer viagens, pelo menos nas férias :)

Obrigado desde já...

Answered (Verified) Verified Answer

Só para ilustrar uma utilização do meu 3G em trajetos curtos/curtíssimos em cidade (sem qualquer recurso do botão EV):

(zerei o trip B)

Trajeto 1,3km(~) por duas vezes percorrido com o motor já quente.

Mantive o trip B ativo e esperei que arrefecesse, e depois voltei ao percurso.

E agora o total tendo percorrido mais duas vezes o trajeto, com saídas desde frio, ou seja com a referida penalização (dupla porque ocorreu por duas vezes) de pré-aquecimento:

 

 

As contas são fáceis de fazer, no primeiro consumiu 0,1 litros e no total consumiu 0,285litros, então no parcial dos 2,9 aos 6,2km o consumo foi de...5,47litros/100km no CB, ou seja, mesmo com o pré-aquecimento o consumo não é nenhuma barbaridade.

Notem que são trajetos no interior de Gaia, sem trânsito, mas suficientemente representativos para o propósito, que é ilustrar a penalização do pré-aquecimento.

Acho que o HV é ainda uma boa escolha...Já não sei o que vos diga em relação ao "ótimo", que seria o PHV. Para mim é claro que um Plug-in ou um elétrico justifica quando tem uma forte componente diária a partir da rede. No caso em apreço, 6km por dia, i.e., 30km por semana...talvez não seja significativo...

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Esse é um perfil perfeitamente ao alcance de consumos a rondar os 4-4,5 no 3G...é bastante aerodinâmico...

É tudo uma questão de fazer contas aos investimentos.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

All Replies

Respondendo ao Pedro, penso que um 3G HV ou até um 3G PHV (se entretanto houver oferta compatível com os valores adiantados) seriam a melhor solução, uma vez que o EV foi excluído à partida. O PHV é melhor, claro, pela autonomia EV, mas também é bastante mais caro.

Já se compra um 3G usado por valores bem abaixo dos 15 mil euros. O cenário descrito está longe de ser o ideal para qualquer carro de combustão, e mesmo para o Prius. No entanto, atendendo ao reduzido número de quilómetros que o carro irá percorrer diariamente, o dispêndio em gasolina será reduzido, e depois terás um carro super eficiente para as viagens e outras deslocações.

Só para ilustrar uma utilização do meu 3G em trajetos curtos/curtíssimos em cidade (sem qualquer recurso do botão EV):

(zerei o trip B)

Trajeto 1,3km(~) por duas vezes percorrido com o motor já quente.

Mantive o trip B ativo e esperei que arrefecesse, e depois voltei ao percurso.

E agora o total tendo percorrido mais duas vezes o trajeto, com saídas desde frio, ou seja com a referida penalização (dupla porque ocorreu por duas vezes) de pré-aquecimento:

 

 

As contas são fáceis de fazer, no primeiro consumiu 0,1 litros e no total consumiu 0,285litros, então no parcial dos 2,9 aos 6,2km o consumo foi de...5,47litros/100km no CB, ou seja, mesmo com o pré-aquecimento o consumo não é nenhuma barbaridade.

Notem que são trajetos no interior de Gaia, sem trânsito, mas suficientemente representativos para o propósito, que é ilustrar a penalização do pré-aquecimento.

Acho que o HV é ainda uma boa escolha...Já não sei o que vos diga em relação ao "ótimo", que seria o PHV. Para mim é claro que um Plug-in ou um elétrico justifica quando tem uma forte componente diária a partir da rede. No caso em apreço, 6km por dia, i.e., 30km por semana...talvez não seja significativo...

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Em suma, mesmo com o 3G, o consumo ia ser baixo, mas com PVH ia ser ainda mais baixo.

Se calhar até era melhor para eu usar, no meu caso faço cerca de 50 km diários nas minhas deslocações para o trabalho, cerca de 3 km em cidade + 20 km em IP3 + 2 km em cidade em cada viagem..

Compensava mais ser eu a usar o carro nas minhas deslocações?

Esse é um perfil perfeitamente ao alcance de consumos a rondar os 4-4,5 no 3G...é bastante aerodinâmico...

É tudo uma questão de fazer contas aos investimentos.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Boa tarde

Desde esta altura que ando atento aos prius que vão aparecendo à venda! Entretanto surgiu este, alguém conhece o antigo dono, ou o carro, ou é de alguém daqui?

 

https://www.standvirtual.com/anuncio/toyota-prius-pele-led-cam-keyless-ID8M4fhH.html

Apesar da elevada quilometragem, acham que está a bom preço?

Parece o Serrano mas com muitos mais quilometros e muito menos equipamento.

Pelo valor pedido, parece-me pouca oferta, quilometragem elevada, baixo nível de equipamento.

 

Toyota Prius 3G    Spritmonitor.de           Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Como consegue ver qual o equipamento que tem?

por exemplo na descrição diz que tem estofos em pele, quando pelas fotos se vê que não, logo tb não tem bancos aquecidos

 

nao tem sistema multimédia, (radio com HDD) visivel por esta foto, apesar do tamanho do ecra o mesmo é mais pequeno e tem menos funcionalidades que o modelo mais equipado.

 

pelos quilometros e segundo o KBB esse carro vale certa de 10.000€

Toyota Prius 3G    Spritmonitor.de           Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

All Replies

Respondendo ao Pedro, penso que um 3G HV ou até um 3G PHV (se entretanto houver oferta compatível com os valores adiantados) seriam a melhor solução, uma vez que o EV foi excluído à partida. O PHV é melhor, claro, pela autonomia EV, mas também é bastante mais caro.

Já se compra um 3G usado por valores bem abaixo dos 15 mil euros. O cenário descrito está longe de ser o ideal para qualquer carro de combustão, e mesmo para o Prius. No entanto, atendendo ao reduzido número de quilómetros que o carro irá percorrer diariamente, o dispêndio em gasolina será reduzido, e depois terás um carro super eficiente para as viagens e outras deslocações.

Só para ilustrar uma utilização do meu 3G em trajetos curtos/curtíssimos em cidade (sem qualquer recurso do botão EV):

(zerei o trip B)

Trajeto 1,3km(~) por duas vezes percorrido com o motor já quente.

Mantive o trip B ativo e esperei que arrefecesse, e depois voltei ao percurso.

E agora o total tendo percorrido mais duas vezes o trajeto, com saídas desde frio, ou seja com a referida penalização (dupla porque ocorreu por duas vezes) de pré-aquecimento:

 

 

As contas são fáceis de fazer, no primeiro consumiu 0,1 litros e no total consumiu 0,285litros, então no parcial dos 2,9 aos 6,2km o consumo foi de...5,47litros/100km no CB, ou seja, mesmo com o pré-aquecimento o consumo não é nenhuma barbaridade.

Notem que são trajetos no interior de Gaia, sem trânsito, mas suficientemente representativos para o propósito, que é ilustrar a penalização do pré-aquecimento.

Acho que o HV é ainda uma boa escolha...Já não sei o que vos diga em relação ao "ótimo", que seria o PHV. Para mim é claro que um Plug-in ou um elétrico justifica quando tem uma forte componente diária a partir da rede. No caso em apreço, 6km por dia, i.e., 30km por semana...talvez não seja significativo...

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Em suma, mesmo com o 3G, o consumo ia ser baixo, mas com PVH ia ser ainda mais baixo.

Se calhar até era melhor para eu usar, no meu caso faço cerca de 50 km diários nas minhas deslocações para o trabalho, cerca de 3 km em cidade + 20 km em IP3 + 2 km em cidade em cada viagem..

Compensava mais ser eu a usar o carro nas minhas deslocações?

Esse é um perfil perfeitamente ao alcance de consumos a rondar os 4-4,5 no 3G...é bastante aerodinâmico...

É tudo uma questão de fazer contas aos investimentos.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Boa tarde

Desde esta altura que ando atento aos prius que vão aparecendo à venda! Entretanto surgiu este, alguém conhece o antigo dono, ou o carro, ou é de alguém daqui?

 

https://www.standvirtual.com/anuncio/toyota-prius-pele-led-cam-keyless-ID8M4fhH.html

Apesar da elevada quilometragem, acham que está a bom preço?

Parece o Serrano mas com muitos mais quilometros e muito menos equipamento.

Pelo valor pedido, parece-me pouca oferta, quilometragem elevada, baixo nível de equipamento.

 

Toyota Prius 3G    Spritmonitor.de           Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Como consegue ver qual o equipamento que tem?

por exemplo na descrição diz que tem estofos em pele, quando pelas fotos se vê que não, logo tb não tem bancos aquecidos

 

nao tem sistema multimédia, (radio com HDD) visivel por esta foto, apesar do tamanho do ecra o mesmo é mais pequeno e tem menos funcionalidades que o modelo mais equipado.

 

pelos quilometros e segundo o KBB esse carro vale certa de 10.000€

Toyota Prius 3G    Spritmonitor.de           Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Page 2 of 2 (23 items) < Previous 1 2 | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com
Powered by Community Server (Non-Commercial Edition), by Telligent Systems