Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Motor HCCI a caminho?

rated by 0 users
This post has 42 Replies | 4 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Nesse caso serão dois ciclos separados, em que a água possui circulação externa ao térmico. No fundo, não seria mais que o aproveitamento do calor rejeitado pelo MCI, a um nível de temperatura que não vejo como possa fazer vapor. Se em vez de ser água for um fluido orgânico, tratar-se-ia de um Rankine Orgânico.

Não é uma alimentação de água.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

César, custa-me um pouco relembrar que esses esquemas são fraudes técnicas.

Alguém acha que a VW preferiu ludibriar os diesel durante 6 anos, arriscando milhões de multas, em vez de prosseguir com estudos desse género? A Toyota faz Atkinsons, aqui a Mazda o HCCI...

Top 25 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km
tcap-support

Telmo, podes «chamar» o que quiseres, mas o que é facto é que o homem teve que «dar uma aula »aos funcionários do IPO....Big Smile e saiu com a inspeção feita.Wink

E, já agora, o único objectivo dele «é poupar combustível e poluir menos».

Auris HSD....amigo da carteira e amigo do Ambiente.   Paradise

136 Cvs que «merecem» ser explorados.Wink

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Não vale a pena seguirmos por aí, César.

Por essa visão centenas de milhares de engenheiros e cientistas foram batidos pelos "curiosos".

Essa é uma realidade virtual que não é a deste fórum, como sabes.

Top 50 Contributor
Plug-In
015_Prius+
021_Auris_HSD_1G
tcap-support
Bruno Brito replied on 17 Jan 2017 14:00

Encontrei, aqui está o motor que utiliza vapor de água (entre outras técnicas) para aumentar o rendimento:

https://alumni.uminho.pt/pt/news/Paginas/Not%C3%ADcias%202015/Engenharia-Mecanica.aspx

Não, a água nesta hipótese que ainda é apenas um estudo, não é utilizada como reagente, o vapor é utilizado de forma física para converter mais energia térmica em motriz.

É um design interessante, mas que deverá estar a anos de poder sequer pensar em ser utilizado em produção.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

"No âmbito da tese de doutoramento de Tiago Costa estão a ser estudadas outras estratégias para aproveitar perdas de energia, nomeadamente no que se refere ao arrefecimento do motor. "

A utilização de água é para este efeito, aproveitanto a necessidade de arrefecer. Dado o estágio embrionário, eu diria que é cedo para opinar, mas vejo claramente que a água faz aproveitamento secundário.

Este motor do estudo é um ciclo sobrexpandido, um pouco semelhante com o Atkinson-Otto "by Toyota" onde temos presente que a taxa de expansão é bem maior que a compressão real.

Top 25 Contributor
Plug-In
012_Prius_2G
tcap-support
Afonso Henriques replied on 17 Jan 2017 21:46

Esta não é uma ideia nova:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Inje%C3%A7%C3%A3o_de_%C3%A1gua

Mas é interessante o aproveitamento do calor sobre a água para gerar pressão no cilindro. É uma forma de evitar o turbo ou mesmo o desperdício de força na compressão e aproveitar o calor que normalmente se perde.     Já li sobre isso algures.

Mas nem tudo são vantagens. Não esquecer que a água é corrosiva.        Há problemas destas soluções a água por resolver.

Toyota Prius 2G   Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

A injeção de água para controlo da temperatura é uma questão bastante diferente da abordada acima, e em especial no que diz respeito a rendimentos.

http://newatlas.com/bmw-water-injection-efficiency-power/38289/

Nos anos 60 houve necessidade de usar maiores índices de octano na gasolina para permitir maiores compressões, como hoje em dia não se pode ir além de determinado valor, tenta-se de tudo em fase de testes.

Só o BMW M4 GTS (um desportivo exacerbado) passou a usar este sistema, mas apenas por questões de desempenho com objetivos claros, como acontece nos hot rods e outras modificações.

Não confundamos as coisas, um motor desenvolvido de raiz para muito elevadas prestações é o equivalente a um automóvel-laboratório, ou neste caso um nicho para os ricos.

Os desenvolvimentos com base em arrefecimento da carga, permitindo pontos de ignição mais agressivos com benefícios no consumo, estão ainda em estudo, integram sistemas modificados em motores com compressão propositadamente elevada e nada tem a ver com modificações em motores existentes.

Dado que o tema deste tópico é o HCCI, agradeço que com os temas e links que vos mandei iniciem um tópico novo.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Novidades ao nível da precisão do início da combustão por parte da MAZDA:

http://www.insidemazda.co.uk/2017/11/07/an-in-depth-look-at-mazdas-skyactiv-x-technology/

Os HCCI por conceito dispensam vela de ignição, mas a aposta de desenvolvimento vai no sentido de a manter...

E o artigo é fértil em detalhes bastante interessantes que vale a pena debruçarmo-nos.

Só a questão da complexidade é que parece que não pára de crescer...ao invés do VVTI que os Atkinson nos tem habituado...

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

https://www.autoblog.com/2018/01/25/mazda-skyactivx-compression-ignition-explained/

Uma frase errada no artigo deita tudo a perder no que diz respeito à análise do tema pelo articulista:

In normal spark combustion mode, used at startup and very high loads, the engine uses a variant of the Atkinson cycle to lower effective compression to prevent preignition, leaving the intake valve open to allow the piston to push some charge back out. That's nothing new; a Prius uses the Atkinson cycle at low loads to save fuel, and so do Mazda's traditional Skyactiv engines.

Não é em cargas baixas, é sempre, sr.Kierstein.

Havendo um compressor e injetores diretos, eu diria que este motor terá muito que provar no mundo real, no que diz respeito ao funcionamento fiável do conjunto.

A seguir com atenção, este tema é interessantíssimo.

(Obrigado Alexandre Perdigão pela partilha)

Page 2 of 5 (43 items) < Previous 1 2 3 4 5 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com