Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Petrolíferas querem investir no hidrogénio para competir com automóveis eléctricos

rated by 0 users
This post has 25 Replies | 6 Followers

Top 150 Contributor
Mild-Hybrid
023_Auris_Touring_Sport_2013
Luís Domingues Posted: 19 Jan 2017 10:09

As petrolíferas apostam no hidrogénio para competir com os automóveis totalmente eléctricos.

Continuam a ser 100% Eléctricos, mas o gerador de energia e a forma de armazenar é que é diferente...

Em abono da verdade queria demarcar-me das gigantes do petróleo e da poluição...

aliados de peso, com marcas como a Toyota, Daimler, BMW, Hoda e Hyundai a juntarem-se a esta iniciativa do Hydrogen Council de que fazem parte a Shell, Total, Linde, e outras...

Resta perceber como vai ser produzido o hidrogénio. Se essa produção é ou não uma energia limpa...

A critica diz que será melhor investir em tecnologias que visem o melhoramento das baterias, a nível de capacidade e longevidade, do que estar a apostar no hidrogénio.

https://www.engadget.com/2017/01/17/auto-and-oil-industries-want-to-pit-hydrogen-cars-against-evs/

(deslcupem mas não consegui gravar o link...)

Votos de bons Km com calma, serenidade e poupança... Geeked

Luis Domingues

Spritmonitor.de2016 Auris TS Hybrid

Top 50 Contributor
Plug-In
015_Prius+
021_Auris_HSD_1G
tcap-support

Em Portugal pelo menos parte do hidrogénio poderia ser produzido de forma limpa. Os geradores eólicos muitas vezes são parados durante a noite por não haver consumo nem capacidade de armazenar a energia que produzem. Se essa energia for canalizada para a produção de hidrogénio, está aí um bom exemplo de aproveitamento.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

O jornalista tomou uma posição que não é a dos participantes nesse Hydrogen Council.

Cito a frase que felizmente incluiu e que também consta do prospeto http://mb.cision.com/Main/2309/2168882/615996.pdf :

Together, they will form the Hydrogen Council which has the job of positioning "hydrogen among the key solutions of the energy transition."

Hidrogénio de entre as soluções, não é Hidrogénio CONTRA os EV.

Mais uma vez assistimos a tomadas de posição iguais a tantas outras que temos lido do género "Mazda investe nos MCI, é porque não acredita nos EV"...

Cada dia que passa tenho menor confiança nos media, o que me causa preocupação, pois muita da educação das sociedades é transmitida por eles sob a via de informação. Sad

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 150 Contributor
Mild-Hybrid
023_Auris_Touring_Sport_2013

Telmo Salgado:
Cada dia que passa tenho menor confiança nos media, o que me causa preocupação, pois muita da educação das sociedades é transmitida por eles sob a via de informação.

Concordo plenamente contigo Telmo... é assustadora e preocupante a influência que os media têm. Ainda ontem falava com um amigo que me dizia ter deixado de ouvir/ler e acreditar nos media. Cada história tem dois lados, cada noticia parece ter apenas um enquanto que deveria mostrar os dois...

Votos de bons Km com calma, serenidade e poupança... Geeked

Luis Domingues

Spritmonitor.de2016 Auris TS Hybrid

Top 50 Contributor
Plug-In
015_Prius+
021_Auris_HSD_1G
tcap-support

Infelizmente é isso que acontece, cada notícia é deturpada pelos media, em nome de aumentar o sensacionalismo, manipulação ou pura ignorância, está sempre a acontecer.

Estas notícias eu não leio como um contra seja o que for. Sim, o hidrogénio pode vir a competir com o BEV e isso é uma competição saudável e necessária. Quem não tem como abastecer uma bateria em casa, ou necessita de autonomia que a que é possível transportar num BEV, pode pagar um pouco mais por energia transformada em hidrogénio.

Claro que isto também é a forma de as petrolíferas se manterem no sector automóvel que lhes dá tantas receitas.

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
021_Auris_HSD_1G
tcap-support

Penso que está mais que visto que o futuro passará por um misto de soluções, e não soluções únicas... Se bem que há sempre quem queira bater no ceguinho...

Aliás, num futuro muito próximo (segundo sabemos), a Toyota irá ter um belo portefólio... MCI, HV, PHEV, EV e FCV... Só falta mesmo é começarmos a ver soluções no mercado de pesados que os ligeiros, já vão encaminhados Wink

1999 Avensis T22 (3S-FE)

Top 50 Contributor
Plug-In
000_Flint
tcap-support

Ja era expectável as petrolíferas meterem o "bedelho" pois mais anos menos anos a coisa vai ficar preta para o lado deles, então tem de se virar para outro tipo de combustível o que ate nem é mau de todo pois vão se empenhar a serio para não ficarem na "pobreza".

Remember that while it is perfectly acceptable to criticize the content of a post - criticizing the poster is not.
Mean spirited, nasty, snide, sarcastic, hateful, and rude individuals don't warrant or deserve my acknowledgement or respect.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

As chamadas petrolíferas também operam o gás natural, cuja extração é paralela ao crude. Do poço do gas natural também é obtido o GPL...

Em termos de longevidade das reservas o GN é bem superior ao petróleo, portanto ainda restam muitas alternativas à comum e banal produção de petróleo. 

Finalmente, e como o William bem referiu, o futuro é um mix que envolverá sempre alguma solução "fóssil", porque sob o ponto de vista de manuseio é extremamente prática e densa. Não iremos duma década para outra passar a dispensar os produtos "hidrocarbonetos"...Nesse aspeto as petrolíferas estão bem defendidas, e não serve de nada apontar o dedo ou diabolizar, porque tecnicamente e comportamentalmente a sociedade não irá mudar de forma radical nem rápida. Já temos experiencia disso com os simples hibridos, há vinte anos e ainda são residuais...

.O planeta perderá, obviamente.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
Plug-In
012_Prius_2G
tcap-support

Bruno Brito:

Em Portugal pelo menos parte do hidrogénio poderia ser produzido de forma limpa. Os geradores eólicos muitas vezes são parados durante a noite por não haver consumo nem capacidade de armazenar a energia que produzem. Se essa energia for canalizada para a produção de hidrogénio, está aí um bom exemplo de aproveitamento.

Esta é uma solução que eu verifico diariamente...   não só a noite, mas também e principalmente de dia.

E tenho defendido esta solução para a produção de hidrogénio.

É bom não esquecer também, quando se diz que a origem do hidrogénio pode não ser totalmente limpa, que a eletricidade da rede também não está totalmente isenta de CO2.

A utilização de hidrogénio pode ser particularmente útil nos veículos pesados.

Toyota Prius 2G   Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
Plug-In
012_Prius_2G
tcap-support

Telmo Salgado:

As chamadas petrolíferas também operam o gás natural, cuja extração é paralela ao crude. Do poço do gas natural também é obtido o GPL...

O GPL não sai directamente do poço...    é essencialmente propano que resulta do processamento do petróleo.

Para nós, em Portugal que temos uma rede de postos GPL é pena que os fabricantes não produzam híbridos cujo MCI funcione exclusivamente a GPL...   com uma perfeita adaptação a este combustível e evitando o depósito de gasolina.

O GPL, pode vir do petróleo, mas é mais limpo.

Toyota Prius 2G   Spritmonitor.de

Page 1 of 3 (26 items) 1 2 3 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com