Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

ironia de quem tem prius

rated by 0 users
This post has 68 Replies | 4 Followers

Top 75 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
013_Prius_3G
tcap-support
Paulo Lapa replied on 21 Oct 2018 14:52

Hoje foi dia de finalizar o trabalho anterior.

Afinal o que é o MAF?

A MAF também pode ser designada por caudalímetro, Medidor de massa de ar,ou Debimetro. Todos estes nomes utilizam-se para identificar um dos componentes mais importantes e intervenientes na gestão dos motores modernos de injeção a gasolina ou diesel. As MAFs funcionam informando em tempo real a centralina, da massa de ar que passa no canal da admissão, intervindo por isso, no cálculo do avanço da abertura dos injetores, volume injetado, pressão da bomba de injeção (exceto common-rail) e pressão do turbo. A MAF é composta de um corpo, onde para além de um segmento de conduta de admissão, também existe um sensor de massa de ar, respetiva placa de circuito eletrónico de controlo e normalmente uma grelha de proteção ao sensor. Este sensor é composto por um filamento de liga de platina-tungsténio com um comprimento de alguns centímetros, e varia a sua resistividade com a temperatura do ar. As diferenças de resistividade são medidas através do cálculo em tempo real da tensão nos seus extremos.

Quando o ar passa pelo filamento, a cada incremento de massa de ar, corresponde uma diminuição de temperatura no filamento, e a cada decréscimo de massa de ar, corresponde um aumento de temperatura do filamento. Este componente é bastante sensível e pode ser a causa de problemas em diversos automóveis, com predominância para certos modelos com motor TDI. Pode não se conseguir melhorar as performances através da alteração da MAF, mas muitas vezes são responsáveis por decréscimos na performance de um motor, daí que se deva dar alguma importância.

O problema surgiu em outubro de 2015 com a luz acesa do motor permanente, e o resultado foi anomalia no MAF. Para quem tem Prius da 2ª geração com mais de 200k fica aqui a sugestão para limpar o maf.

Antes de limpar.

Kit de limpeza á Lapa :)

Como novo :)

CONSELHO:

NUNCA LIMPAR O INTERIOR DO MAF COM QUALQUER UTENSILIO, APENAS USAR O SOLVENTE E REPETIR A OPERAÇÃO,SE DESEJAR.

Pronto Prates já dei uma boa arrumação Embarrassed Obrigado.

PL

Toyota Prius 2G..........4.3l/100 km to 5.1l/100km 
Toyota Prius 3G..........4.1l/100 km to 5l/100km 

PL

Top 75 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
013_Prius_3G
tcap-support
Paulo Lapa replied on 23 Oct 2018 6:21

Após a condutora ter realizado um ciclo diário de trabalho a média ficou nos 4.1l , quer dizer que o maf está outra vez a 100%, que maquinao, média anterior 4.6l.

PL

Top 100 Contributor
Mild-Hybrid
022_Auris_HSD_2G
Nuno Conceição replied on 23 Oct 2018 10:53

Excelente descrição! Obrigado! O meu outro carro (Volvo S40, diesel) tem marcada a substituição disso para esta semana. Vou tentar perceber se podem limpar.

Toyota Auris 1.8HSD  

Top 75 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
013_Prius_3G
tcap-support
Paulo Lapa replied on 23 Oct 2018 22:35

Hoje o 2G portou-se muito bem, mais 1 dia de 4.1l de média final, não me lembro de tal feito, estou orgulhoso da condutora, ora aqui está o fruto da minha insistência para "sentir" a máquina.

Grande condutora, está de parabéns já chegou ao meu nível Cake Yes.

Nuno não custa nada partilhar o dia a dia, gosto destes pequenos detalhes.

PL

PL

Top 75 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
013_Prius_3G
tcap-support

Já cá está o tempo frio e as médias a subir, a ver vamos se mantêm por aqui….Wink

PL

PL

Top 75 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
013_Prius_3G
tcap-support

Como tinha a loja montada do branquinho, olha no fim do almoço lá fui tratar do look ao 2G, e não que também ficou um ESPETÁCULO.

A receita...

Aqui passei um pouco de polish, ganharam uma nova vida….

PL

PL

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Parabéns, Paulo! Aqui nos teus DB estão posts que merecem uma referência no forum dos DIY (faça-você-mesmo). Mais logo vou tentar fazer...

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 75 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
013_Prius_3G
tcap-support

Telmo Salgado:

Parabéns, Paulo! Aqui nos teus DB estão posts que merecem uma referência no forum dos DIY (faça-você-mesmo). Mais logo vou tentar fazer...

Obrigado Telmo, sabe mesmo bem "ouvir" isso, dá trabalho dá, mas o outro lado da moeda é esse, aquele obrigado, paga tudo.Yes 

PL

Top 75 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
013_Prius_3G
tcap-support

Hoje dediquei um pouco do meu tempo á iluminação do 2G,para começar não ficou nada mal, até acho que está bem giro, troquei os mínimos de halogéneo por led, a cada passo lá fundia uma lâmpada mínimo, como já estava em sock já a bastante tempo, e ironia do destino tive que ir trabalhar com ele 1 dia e dei conta que estava mirolho, e pronto ficou agendado para hoje a troca.

Yes

PL

PL

Top 75 Contributor
Full Hybrid
012_Prius_2G
013_Prius_3G
tcap-support

Continua no mesmo lugar na garagem sim e boa saúde, anda a fazer media de 4.8l. Vou tirar esta paz que o 2G tem vivido, vou transformar em carrinha comercial, vai carregar o meu próximo projeto na garagem, que maquinão continua a superar desafios...Yes

PL

PL

Page 5 of 7 (69 items) « First ... < Previous 3 4 5 6 7 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com