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Tempo de carga vs distância vs eficiência em EVs

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Permite-me fazer dois pequenos apontamentos Luis, apenas no que ao carregamento diz respeito:

1) O Ioniq permite carregamentos até 100kW de potência, portanto se um dia aparecerem PCRs acima dos actuais 50kW em Portugal, é uma vantagem considerável, um plus em potencial;

2) O BMW i3 94Ah de facto permite potência DC máxima quase até ao fim, mas para além disso faz o mesmo que o Zoe em AC, i.e. permite carregamento AC através de ligação trifásica até 22 kW. Isto pode dizer pouco, mas em caso de avaria num PCR na "mangueira" CCS temos sempre a Mennekes de reserva como alternativa, coisa que mais nenhum EV (que eu saiba) permite.

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João Prates:

1) O Ioniq permite carregamentos até 100kW de potência, portanto se um dia aparecerem PCRs acima dos actuais 50kW em Portugal, é uma vantagem considerável, um plus em potencial;

Creio ter lido 70 kW, mas sim, permite ir além do 50. Talvez os 70 sejam a potência média e 100 o pico máximo. Nas minhas contas tive em consideração a potência máxima dos PCR instalados em Portugal, que é de 50. O ioniq melhorava estes tempos significativamente se vier a ocorrer um upgrade de potência dos PCR, a gente até fica babado a pensar nisso...

João Prates:

2) O BMW i3 94Ah de facto permite potência DC máxima quase até ao fim, mas para além disso faz o mesmo que o Zoe em AC, i.e. permite carregamento AC através de ligação trifásica até 22 kW. Isto pode dizer pouco, mas em caso de avaria num PCR na "mangueira" CCS temos sempre a Mennekes de reserva como alternativa, coisa que mais nenhum EV (que eu saiba) permite.

De facto o Zoe tem nisto uma potencial vantagem, pois há por aí alguns pontos de carregamento a 22 kW (por exemplo Mar shopping em Matosinhos), e fala-se que no upgrade da rede mobi-e poderá ser aumentado o número de postos com carregamento AC a 22 kWh. Isto pode permitir carregar no destino com alguma rapidez numa destas viagens de maior dimensão.

O i3 já faz 22 kW em AC? Tinha ideia que era apenas 11 kW. Sendo o caso fica com uma versatilidade excelente, reunindo o melhor dos dois mundos!

Não existe uma versão longa do i3 para mim? Devil

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Luis Neves:
O i3 já faz 22 kW em AC?

Só a versão 94Ah o permite, é um dos novos atributos pouco conhecidos, mas pressupõe linha AC trifásica.

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Excelente post, Luís. No entanto não percebo estes tempos que falas:

Luis Neves:
28 minutos de carregamento necessário, seguido do Leaf com 38 minutos,

 

São para um carregamento de 100%? 80%? 

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Considerei as potências aceites para carregamentos a 80%, o que será oi cenário mais corrente em deslocações de AE, calculando o tempo desses cargamentos necessário a cada carro para percorrer as diferentes distâncias, partindo atestados. A diferença de tempos entre o Leaf e o Ioniq é do consumo (eficiência) das viaturas, sendo o tempo de caregamento idêntico (pelo menos até termos carregadores com mais de 50 kW).

O tempo indicado é "virtual", para distâncias longas terá de corresponder a mais do que uma paragem para carregamento.

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João Prates:

Luis Neves:
O i3 já faz 22 kW em AC?

Só a versão 94Ah o permite, é um dos novos atributos pouco conhecidos, mas pressupõe linha AC trifásica.

É curioso que em pesquisas só me aparece referência a 7 e a 11 kW...mas isso é sem dúvida excelente.

Creio que o número de postos de carregamento AC com 22 kW vai aumentar muito nos próximos tempos, e faz todo o sentido em locais de destino (plagiando a Tesla, destination chargers). 

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Luis Neves:
É curioso que em pesquisas só me aparece referência a 7 e a 11 kW...

E por um bom motivo, eu estava enganado, peço desculpa pela confusão! Embarrassed

O modo 3 de carregamento permite de facto tecnicamente ir até 22 kW, mas o on-board charger do i3 só puxa 11 kW, metade do possível.

O i3 94Ah permite carregamento mode 3 (sem EVSE) type 2 (mennekes) monofásico 32A ou trifásico 16A, daí os 7,36 kW ou 11 kW.

Uma vez mais as minhas desculpas pelo erro inicial.

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Esclarecido. Ainda assim é muito positivo já vir com 11 kW, são apenas 3 horas para uma carga completa nestes postos que permitem ir a 22 kW. A maioria dos EV apenas faz 7 kW em AC.

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Uma pequena imagem para ajudar nas tuas contas, Luís:

 

Tenho de uma fase mais inicial, mas o telefone perdeu o contacto com o OBD... 

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Luis Neves replied on 17 Feb 2018 17:30

Retomando este tópico, depois de alguma recolha de dados relativamente a perfis de carregamento e consumos em autoestrada, fiz um exercício comparativo que partilho convosco.

Em jogo o Zoe de 40 kWh, nas versões R90 e Q90 (a primeira carrega a 22 kW e a segunda a 43 kW), o Leaf de 30 kWh e o Ioniq. A título especulativo, inluí o Leaf 2, assumindo bateria idêntica à do Zoe e consumo análogo ao do atual Leaf.

Capacidade útil das baterias: Zoe 39 kWh, Leaf 28 kWh, Ioniq 28 kWh, Leaf 2 39 kWh.

Consumo a 110-120 km/h em autoestrada: Zoe 19 kWh, Leaf 19 kWh, Ioniq 16.5 kWh, Leaf 2 19 kWh.

Assumindo que se pretende fazer viagens de autoestrada chegando ao final com 10% de carga, para evitar o cartaz "Don´t panic" Big Smile, em primeiro lugar qual o ranking de autonomia em autoestrada nas condições indicadas?

1.º Leaf 2, Zoe Q90 e Zoe R90 - 185 km

4.º Ioniq 153 km

5.º Leaf 133 km.

Para distâncias superiores, há que carregar. Assumindo que os carregamentos são feitos no intervalo 0-80%, onde as potências atingidas são máximas, e tendo em conta valores médios de 20 kW para o Zoe R90, 30 kW para o Zoe Q90, e de 45 kW para os Leaf e Ioniq, vejamos em primeiro lugar o tempo de carregamento necessário em PCR numa viagem de 250 km (Coimbra-Porto-Coimbra):

1.º Leaf 2 - 17 minutos

2.º Ioniq - 21 minutos;

3.º Zoe Q90 - 25 minutos;

4.º Leaf - 30 minutos;

5º. Zoe R90 - 37 minutos.

 

E agora o mesmo cálculo, mas para uma viagem de 400 km (Coimbra-Lisboa-Coimbra):

1.º Ioniq - 54 minutos

2.º Leaf 2 - 55 minutos

3.º Leaf - 68 minutos

4.º Zoe Q90 - 82 minutos

5.º Zoe R90 - 123 minutos.

E temos assim a eficiência do Ioniq a permitir-lhe superiorizar-se a carros com bateria análoga, e essa eficiência acrescida de uma velocidade de carregamento superior a permitir fazer viagens longas com muito menos tempo de paragem do que carros com baterias bem superiores.

Note-se que as contas para o Ioniq foram feitas com base nos PCR existentes (max 50 kW), sendo que de entre os carros referidos, é o único que aceita potências  de carregamento mais elevadas (um pouco acima dos 70 kW). Assim houvesse PCRs para isso.

A confirmar-se o lançamento de um Ioniq com mais de 40 kWh, será uma máquina a ter em muito conta para quem faz bastante autoestrada.

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