Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Sucessor procura-se

rated by 0 users
This post has 59 Replies | 5 Followers

Top 50 Contributor
Plug-In
015_Prius+
021_Auris_HSD_1G
tcap-support

Ouvi algo semelhante mas com menos gravidade que o de Oeiras vindo do condutor do Uber Green com quem fiz uma viagem. Embora este não seja o PCR principal, é muito usado e é também usado por taxis EV, que não são muitos.

Quanto à questão de não precisar assim de tanto espaço, é verdade e não é... Lá em casa vivem 6 pessoas, pois vivem conosco a minha sogra e dois familiares idosos. Saídas de toda a gente são tão pouco frequentes que nem coloco em cima da mesa a possibilidade de avançar para mais de 5 lugares.

A grande maioria das vezes cada carro circula com uma ou duas pessoas, e no limite mais o bebé. Mas também temos situações em que precisamos de 5 lugares e aí vão os dois carros, mas estou confortável com essa limitação.

Um BEV nesta fase confesso que não me faz sentir nada confortável, no mercado de usados ainda apenas existe o leaf 24kWh a preços aceitáveis mas para mim tem uma autonomia absolutamente inaceitável. Pode parecer chocante, mas a realidade é que não tenho onde o recarregar durante o dia e frequentemente faço 120 ou mais km num único dia. Viver o range anxiety para mim está totalmente fora de hipótese. Um BEV a considerar para mim teria sempre mais de 250Km de autonomia real, pelo que será hipótese na próxima fase, quando o Auris HSD tiver de ser substituído.

No ponto atual pretendo reduzir os custos do Golf para custos/km próximos dos que tenho com o Auris HSD a GPL.

Por isso e depois de algumas coisas que já li aqui alargo um pouco mais os meus caminhos:

Híbrido GPL

Auris HSD GPL 2010

Já bem conhecido, gastos com energia na orgem dos 3€/100km.

Não me vai dar mais espaço, afinal já é o que tenho

Auris HSD GPL 2013

Um pouco mais caro que a versão 2010, mesmo powertrain e consumos. Um upgrade em termos de espaço pela melhor disposição das baterias.

Auris TS HSD GPL 2013

Mais um upgrade de preço e grande upgrade de espaço... Não deverá ter um aumento de consumos muito significativo.

Híbrido Plugin

Prius Plugin

Infelizmente a bateria não chega para a totalidade da viagem, ficaria pela metade.

Custo para o consumo combinado para os meus percursos, pelas contas que fiz há uns tempos ficaria muito próximo ou mesmo acima de HSD convertido para GPL. Neste último caso sem o conveniente de andar com cabos.

Opel Ampera

Golf GTE

Estes dois ainda não analisei, tenho que investigar! Obrigado pela dica, João Ferreira.

Outlander PHEV

Telmo Salgado, é verdade este carro é um desperdício de energia, mas as contas finais que valem para mim é a conversão em €/100km para a utilização que vai ter. Inclusive já vi que existe possibilidade interessante de conversão para GPL mas que não será barata, logo, para mim remota...

Tem a vantagem passional, de que realmente gosto do carro. Tem uma posição de entrada mais confortável para transportar os mais velhos que já têm imensas dificuldades. E espaço é efetivamente de sobra!

Parece-me o PHEV mais adaptado ao meu trajeto... Infelizmente a oferta é pouca. Digo que se existisse um Toyota plugin ou mesmo de outra marca com autonomia EV na ordem dos 50Km e preços no mercado de usados semelhantes ao que este tem na Holanda, o facto de um SUV ser um desperdício de energia entraria imediatamente na equação com muito mais peso que neste momento.

Outros PHEV

Existem pelo menos na Volvo mas pouco ou nada sei sobre outras opções. Em estudo....

Talvez a última frase sobre o outlander mude depois deste estudo.

BEV

Infelizmente não me parece existir nada que satisfaça os meus requisitos:

Menos de 250km de autonomia é inaceitável

Aluguer de baterias é inaceitável

Orçamento limitado

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
310_Nissan_Leaf
420_BMW_C_Evolution
903_Tesla_Model_3
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Bruno, ponderaste o meu antigo 3G, que está novamente à venda por cerca de 11 mil euros?

Nissan Leaf Tekna 30kWh out 2016 > ...   |   Renault Zoe Intens - jan 2014 > out 2016 (R.I.P.)   |   Prius 3G (ZVW30) - dez 2009 > dez 2013

Spritmonitor.de |   Spritmonitor.de

aop@prius-pt.com

Top 50 Contributor
Plug-In
015_Prius+
021_Auris_HSD_1G
tcap-support

Ainda não, mas entra perfeitamente nas possibilidades. Nesta minha descrição, poderia colocar na categoria que o autis TS?

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Exatamente, com a vantagem de consumos ligeiramente menores que os Auris, para não falar nalgum equipamento e funcionalidades que o Prius tem.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
310_Nissan_Leaf
420_BMW_C_Evolution
903_Tesla_Model_3
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Bruno Brito:

poderia colocar na categoria que o autis TS?

Sim, mais ou menos, sendo que não tem o malão de uma Auris TS, mas o espaço atrás é maior.

Nissan Leaf Tekna 30kWh out 2016 > ...   |   Renault Zoe Intens - jan 2014 > out 2016 (R.I.P.)   |   Prius 3G (ZVW30) - dez 2009 > dez 2013

Spritmonitor.de |   Spritmonitor.de

aop@prius-pt.com

Top 50 Contributor
Plug-In
015_Prius+
021_Auris_HSD_1G
tcap-support

Bem, acho que tenho que dar razão ao Telmo...

Em termos práticos o prius 3 é pouco mais pequeno que o Outlander PHEV...

446L vs 463L

Aproveito para deixar uma resumo da minha reflexão e pesquisa até agora. Com alguns valores estimados.

Híbrido GPL

Auris HSD GPL 2010

Começa a ficar posto de parte. Uma bagageira maior é sem dúvida um plus com um grande peso para nós...

Bagageira: 279L

Custo estimado (com conversão) 17000€

Lexus CT200h

É interessante, mas não muito diferente do Auris, até com ligeiramente menos bagageira e mais caro. 

Bagageira: 270L

Custo estimado (com conversão) 22000€

Auris HSD GPL 2013

Um upgrade importante em relação ao meu Auris atual.

Bagageira: 360L

Custo estimado (com conversão) 20000€

Auris TS HSD GPL 2013

Mais um upgrade de preço e grande upgrade de espaço... Não deverá ter um aumento de consumos muito significativo.

Bagageira: 507L

Custo estimado (com conversão) 23000€

Prius 3G GPL

Embora não seja o design que mais me atrai é cada vez mais a opção mais racional. Uma boa bagaceira, 

Bagageira: 446L

Custo estimado (com conversão) 17000€ (sim, estou a encontrar prius ao mesmo preço que auris 2010)

Prius+ GPL

Muito espaço e 7 lugares. Uma vez que existem 6 pessoas cá em casa é um caso a pensar. Representaria um consumo um pouco mais alto...

Bagageira: Muita, não avaliei com quanta fica com a ultima fila de bancos rebatida (poderia andar assim a maior parte do tempo)

Custo estimado (com conversão) 25000€ (teria que importar, muito escasso no nosso mercado)

Híbrido Plugin

Prius Plugin

Excluído automaticamente por ter apenas 4 lugares

Opel Ampera

Excluído automaticamente por ter apenas 4 lugares

Golf GTE

Muito recente, ainda não existe a preços que me caibam na carteira. Para além disso:

Bagageira: 272L, menos que o meu Auris, o que não ajuda nada.

Outlander PHEV

Gosto do carro, tem a vantagem de conseguir fazer as deslocações diárias quase a 100% em modo EV. Não acredito, e o spritmonitor confirma, que consiga custos inferiores aos que tenho actualmente. Em termos de espaço é muito bom, mas consigo siminar num HSD Toyota.

Bagageira: 463L

Custo estimado (importação): 24000€

Outros PHEV

Não encontro outros que me sirvam ou caibam no orçamento.

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support

Não sei se ajuda....mas Sendo que comprei.recentemente um Prius+, na França Ja se começam a ver apartir dos 15/16 mil €, de 2012/2013

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Eu tenho os dois um outlander e um 3G e a mala do outlander é bem mais maneirinha do que a do 3G. Sem contar com o espaço em altura que duplica a capacidade da mala do outlander

Toyota Prius 3G    Spritmonitor.de           Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Bruno mandei.te email

Toyota Prius 3G    Spritmonitor.de           Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support

Bruno Brito:

Prius+ GPL

Muito espaço e 7 lugares. Uma vez que existem 6 pessoas cá em casa é um caso a pensar. Representaria um consumo um pouco mais alto...

Bagageira: Muita, não avaliei com quanta fica com a ultima fila de bancos rebatida (poderia andar assim a maior parte do tempo)

Custo estimado (com conversão) 25000€ (teria que importar, muito escasso no nosso mercado)

Ganhas espaço na bagageira, 7 lugares (enorme ponto a favor quando se trata de uma família numerosa) e, mais importante que isso, ganhas muito espaço na 2ªfila, onde os passageiros viajam em executiva. Os meus 3 rapazes viajam completamente à vontadinha lá atrás, coisa que valorizo mais até que a capacidade extra da bagageira. Em termos de consumo estou a fazer mais 0,2 l/100km comparativamente ao 2G que tive, para o mesmo perfil de condução. 

Page 2 of 6 (60 items) < Previous 1 2 3 4 5 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com