Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão

rated by 0 users
This post has 72 Replies | 9 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support
João Ferreira Posted: 4 Feb 2017 20:32

Ora viva a todos.

Abro aqui esta espécie de diário para ir partilhando o desenvolvimento deste projeto.

Podia começar esta história pelo inicio dos tempos em que a terra ainda era um borbulhar de lava mas para gerir o espaço do forum decidi avançar directamente para o ano 2017.

A vontade de montar um sistema de auto consumo já não é novidade contudo sempre houve duvidas sobre o retorno do investimento e sobre as mais valias do mesmo.

Contudo o mundo tem evoluindo e felizmente o preço por watt dos painéis fotovoltaico também.

Esta redução do preço do material associada ao aumento da electricidade e às taxas de juro ridículas apresentadas pelos nossos bancos levou-me a agarrar na calculadora e a avançar com o investimento.

Comecei mal, simulei a oferta da EDP e livra que preços... mas então existe algo chamado internet e lá comecei a ver preços bem mais baixos que me deram alento.

Decidido qual o fornecedor avançou-se com a compra de 4 paineis de 250w, respectivos 2 inversores de 500w e estruturas...

Reunido o material começa a cruzada para encontrar quem montar mas até foi fácil, mas o S. Pedro decidiu brindar-me com uma pequena tempestade pelo que a montagem fica em stand by por agora-

Quanto à instalação:

Em todo o lado se fala que os paineis devem ser orientados para sul mas decidi implementar o protejo de uma forma diferente. Como o objetivo é o autoconsumo e como durante o dia não possuo picos decidi orientar 2 dos painéis para nascente e 2 para poente.

Desta forma posso não ter o mesmo rendimento mas alargo o numero de horas de produção correspondendo melhor às necessidades de consumo da casa.

No futuro fica em aberto a possibilidade de aumentar a potencia instalada, mas por agora vou manter o registo da produção e necessidades de consumo para que possa a médio prazo tomar uma decisão de forma racional

Toyota Prius 3G    Spritmonitor.de           Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Vou seguir este tópico com atenção Wink

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 50 Contributor
Plug-In
000_Flint
tcap-support

João Ferreira:

...avançou-se com a compra de 4 paineis de 250w, respectivos 2 inversores de 500w e estruturas...

Podes dizer "assim por alto" quanto gastaste?

Obrigado.

Remember that while it is perfectly acceptable to criticize the content of a post - criticizing the poster is not.
Mean spirited, nasty, snide, sarcastic, hateful, and rude individuals don't warrant or deserve my acknowledgement or respect.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Ainda estou a gastar. Dou valores quando acabar a instalaçao

Toyota Prius 3G    Spritmonitor.de           Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Top 25 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km
tcap-support

Vou seguir....até porque estranho essa «orientação» dos paineis.

Auris HSD....amigo da carteira e amigo do Ambiente.   Paradise

136 Cvs que «merecem» ser explorados.Wink

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
tcap-support

Telmo Salgado:

Vou seguir este tópico com atenção Wink

+1 Big Smile

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support
João Ferreira replied on 6 Feb 2017 10:11

César Borges:

Vou seguir....até porque estranho essa «orientação» dos paineis.

Pois este assunto tem sido crescentemente discutido.

https://www.sunpump.solar/solar-panel-alignment-the-east/west-debate

Independentemente dos resultados (que estou ainda para avaliar) mesmo perdendo alguma eficiência na produção ganho na dilatação do numero de horas de sol. 

Ora para um sistema de autoconsumo funcionar é preciso haver auto consumo Cool, se orientar os painéis para sul teria o pico as 12h... hora em que ninguém está em casa.

Então orientando nascente / poente tenho alguma produção de manha quando o pessoal ainda anda por casa, e ao final do dia quando normalmente o consumo dispara.

A curva de produção deverá ser parecida com esta primeira no diagrama abaixo indicado.

Enquanto que a ultima imagem é exemplo de uma instalação orientada para Sul.

Alias é no final do dia que mais se irá notar a poupança. Após analise dos dados durante pelo menos um ano devo aumentar o numero de painéis orientados para poente por isso mesmo, por serem as horas de maior consumo.

Top 100 Contributor
Mild-Hybrid
0000_PREMIUM_Access
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support

Também estou interessado e atendendo às "águas" dos meus telhados essa orientação era a ideal para que os painéis não ficassem a destoar.

Estou ligado a este tópico

Top 25 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km
tcap-support

Eu sou leigo na matéria, mas....

A energia produzida e não consumida não é injectada na rede e paga pela EDP?

O preço não é «convidativo»?

A inclinação do sol não influencia a produção de energia pelos paineis, sendo que, quanto mais vertical, maior a produção?

Auris HSD....amigo da carteira e amigo do Ambiente.   Paradise

136 Cvs que «merecem» ser explorados.Wink

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Nos sistemas de autoconsumo a energia injetada nao é paga pela edp.

E mesmo que fosse seria a um preço irrisório pois os preços de antigamente ja sao parte do passado. 

Quanto à eficiencia, sim tens razao quanto mais perpendicular o sol estiver melhor 

Page 1 of 8 (73 items) 1 2 3 4 5 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com