Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de bordo do Dare Devil - Prius 4G PHV - João Prates

rated by 0 users
This post has 246 Replies | 13 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Exactamente, foi o que eu disse.

Troca-se o peso do MCI e acessórios pelo mesmo peso de uma bateria muito maior.

No final deve ficar ela por ela.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Para a semana, por necessidades de serviço, vou ter de levar o Dare Devil a Barcelos.

Vai ser a primeira viagem a sério dele, que até agora o mais longe que saiu foi ir à Ota no Híbrido Inter Pares.

Também inédita vai ser a viagem de cerca de 400 km por AE sem qualquer abastecimento intermédio de electrões.

No fundo é mais uma viagem daquelas que nem se consideraria fazer num EV, tal era o tempo perdido pelo meio a carregar.

Vamos descobrir o consumo do menino, que vai esticar as pernas/rodas a sério pela primeira vez.

Faço intenções de rolar nas AE todas a 120 km/h reais, que nesta altura não sei bem quanto é de velocímetro no Prius 4G PHV.

Vou ver se me lembro de registar a viagem toda com o Hybrid Assistant também, para mais tarde quando tiver tempo e pachorra poder estudar.

Lá se vai a bela média de 0,5 L/100km... Zip it!

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support
Luis Neves replied on 1 Dec 2017 21:40

Bem vindo ao mundo das viagens de AE.

120 reais são 125 km/h no velocímetro.

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Não é 126? Nos meus Toyotas tem sido sempre 5% (52, 63, 73, 84, 94, 105, 115, 126).

Até Barcelos, convém fazer uma paragenzinha para tomar um café, esticar as pernas.

Não carregar é óptimo. O PCR é um stress, obriga-nos a encurtar a paragem e voltar à pressa para o carro, antes que passe dos 80% ou até que esteja a ocupar o PCR indevidamente. 20' passam a correr. Ainda não consegui.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
Clube 1300 km
Moderator
tcap-support

Luis Neves:
120 reais são 125 km/h no velocímetro
Foi também ao valor que cheguei quando ensaiei no 4G Plug-In sem Pack Techno azul em que colocaste o autocolante Prates,

Fiquem bem e,

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Miguel Ramos:
O PCR é um stress, obriga-nos a encurtar a paragem e voltar à pressa para o carro, antes que passe dos 80% ou até que esteja a ocupar o PCR indevidamente. 20' passam a correr. Ainda não consegui.

Quando estás em passeio pode até ser, quando estás em trabalho não será.

Da Moita a Barcelos são 400 km.

Num EV significava paragens obrigatórias, em pelo menos:

- Santarém, a 113 km de minha casa, ia chegar quase vazio, e meia hora de espera para pelo menos chegar aos 90% era mandatório

- Mealhada, a 120 km de Santarém, tinha de ir devagar e a gerir a carga

- Sair da AE para entrar em Gaia perto do Corte Inglês, uma perda de tempo estúpida, ainda para mais em hora de ponta!

- Sair da AE novamente para entrar em Braga, novamente em hora de ponta, porque o cliente é em Alvelos

Era bom não der de entrar em Gaia, mas não há outro PCR perto, e da Mealhada ao cliente e volta são quase 350 km.

Também era bom não ter de entrar em Braga, mas mesmo a partir de Gaia ida e volta são 162 km, a rolar a 120-130 km/h não arrisco.

Portanto uma viagem segura obriga a ter de parar 4 vezes!!!

Pelo menos 2 horas perdidas, sem contar com as horas de ponta gastas para entrar estúpidamente em centros urbanos em vez de continuar em AE?

Já nem falo do risco de chegar a um posto e ter de gramar com mais meia-hora à espera que o outro carregue (se for simpático e só ficar meia-hora), sem falar de poder chegar lá e o posto poder estar avariado... Quando digo que perdia 2 horas de viagem a carregar estou a ser optimista!

Depois para baixo outra vez a mesma história.

No total 4 horas perdidas num dia de trabalho à espera que a viatura abasteça... isto no melhor dos casos.

Só podes estar a brincar.

Mantenhamos os pés assentes na terra, e sejamos pragmáticos quanto às limitações actuais dos EVs e da rede de abastecimento sff.

Uma coisa é defender a tecnologia e puxar por ela, ajudar a evoluir, outra é não ser consciente das suas reais limitações no tempo presente.

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Ramos replied on 2 Dec 2017 17:17

Não "estou a brincar". Não estou a sugerir isso. Já não me acontece muito, mas sei o que é sair de Lisboa para norte do Porto em trabalho, com pessoal à minha espera, do género de pessoal que começa a trabalhar às 8h da manhã. Se parar uma vez para tomar café, já sinto que os estou a fazer esperar.

Entretanto, para o Ioniq, esses cálculos estão exagerados. Quando cheguei a ganir a Santarém foi porque saí com 73% de SoC e subi aquilo tudo a 130-140km/h. Pela pura especulação, eu tentaria:

• Evitar Santarém, que é perto demais. Afinal, de casa saio com 100% (já dos PCRs seguintes, é no máximo 94% e o ideal é 80%). Tentar esticar até Leiria 153km, com alguma cautela na velocidade (que compensa no tempo de carregamento). Aqui carregaria dos 10% aos 80% porque Estarreja são só 128km (24').
  • Estarreja, a 128km (em Leiria bastava-me ter carregado a 80%, depois disso a velocidade de carregamento diminui). Permite perfeitamente evitar o Grande Porto. Aqui carregaria novamente a 80% porque Alvelos e Braga não é longe. Vá dos 20% aos 80%, 20' de carregamento.
  • Depois Braga, que remédio! Não há outro PCR. Mas Estarreja->Braga via Alvelos seriam uns 130km, fácil de fazer.
  • Para sul, desisto de continuar, porque é ridículo. O que dava jeito era fazer Braga-Mealhada, porque Estarreja é perto demais e porque o troço Leiria-Moita é esticado se não for a começar com 100% de SoC. Mas Mealhada só tem PCR do outro lado da estrada. É ridículo.

Enfim, com PCRs a funcionar, isto daria para fazer com duas horas de paragem no total.

Claro que é demais, particularmente com clientes à espera.

Para mim, isso não se põe. No meu uso do carro, as viagens são no máximo de 300km, para os quais basta uma paragem. Isto fora grandes viagens no Verão. Nessas, é claro que eu iria de Prius+ fosse como fosse.

Depende totalmente do que se faz com o carro. Para o uso que eu faço 98% do tempo, um EV tem uma bateria maior que um PHV, carrega mais rapidamente, dá 165km/h em EV se alguma vez precisar.

Na realidade, para o meu uso pessoal do carro, a limitação mais real que eu sinto no Ioniq é a falta dos 7 lugares. Está longe de ser a autonomia.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support
João Prates replied on 2 Dec 2017 17:18

Status final do mês de Novembro, agora que Dezembro já entrou:

E ao dia de hoje, exactamente 4 meses certinhos desde a compra, eis que chega a altura de comemorar a primeira dezena de milhar:

Parabéns Dare Devil!!!

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Finalmente um carro que parece guardar estatísticas suficientes acerca do consumo. No Ioniq é a velha história da média do consumo ser independente dos odómetros trip A e B (que pelo menos guarda cada um a sua velocidade média descontando paragens). Depois há um histórico de consumos que agrega viagens feitas com intervalos menores que 4 horas.

Para o velho triplo distância, consumo, velocidade média, continua a ser preciso andar a registar números à mão.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support
João Prates replied on 4 Dec 2017 10:24

É um facto que conseguiram melhorar bastante as estatísticas históricas, que no 3G PHV eram simplesmente mostradas num gráfico de barras sem qualquer valor explícito por mês, era a olhómetro contra a escala do gráfico:

Mas também não deixa de ser verdade que tirarm uma das coisas com maior valor, a estatística de reset independente dos trips que indicava de uma só assentada os kms feitos em HV e em EV, e a gasolina (litros) gastos em HV e kWh em EV. Uma estúpidez sem tamanho terem retirado este ecrã:

No 4G PHV não temos esta informação toda junta, e pior que isso, não está relacionada entre ecrãs, i.e. se eu quiser ver o rácio HV/EV:

Não tenho aqui os kms percorridos, nem a energia gaste em kWh, nem os litros gastos... tenho de me socorer de outro ecrã para os kWh...

... que não tem relação com os Trip, no caso acima com o Trip A, ou seja até posso ter feito reset ao Drive Monitor 2 há 5 minutos atrás e ter 10 mil km feitos no Trip A, e pior, se quiser ver a média de gasolina tenho de ir a um 3º sítio, ver no ódometro com o Trip x seleccionado:

Não há pachorra!

Uma máquina destas, com a informação toda disponível, só precisava de ter as coisas bem arrumadas, de forma lógica, mas não tem.

Nesse aspecto o Prius 3G embora com menos info estava muito melhor desenhado em termos de info screen.

Page 23 of 25 (247 items) « First ... < Previous 21 22 23 24 25 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com