Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de bordo do Dare Devil - Prius 4G PHV - João Prates

rated by 0 users
This post has 252 Replies | 14 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support
João Prates replied on 9 Dec 2017 1:53

Como previsto, na passada 5ª feira o Dare Devil efectuou a sua primeira viagem "a sério", seguindo as pegadas do irmão mais velho Baby Blue.

A preparação começou na noite anterior, com um atesto antes do tempo para garantir que estava de depósito cheio até se ver no gargalo.

Este ponto era fundamental, pois pretendia verificar o consumo real da máquina numa viagem destas que era 99% em auto estrada.

De papo cheio, foi então a vez de atestar o interior... há quem diga que os vermelhos têm mais espaço... não sei se será disso...

... mas ainda sobrou espaço na mala, que bem tinha dado para levar uma arca de cerveja geladinha e umas sandes LoL:

Mala cheia, teve de dormir ao relento, porque era a vez do Baby Blue dormir na garagem, e de madrugada com 2ºC... hora de pré-aquecimento:

Finalmente preparado para sair, trip B a zeros, era hora de se fazer à estrada, já com ligeiro atraso (queria sair às 5h30):

Saí em modo EV, e assim mantive durante todo o percurso. Deixei o carro gerir da melhor forma que entendesse a carga da bateria.

Primeira coisa que saltou logo à vista foi o consumo em EV, que era manifestamente superior ao esperado, fruto da temperatura exterior.

Tentei tanto quanto possível ir tirando registos de 100 em 100 km, mais coisa menos coisa, e este foi o primeiro apontamento antes da serra:

Como podem ver acima, e como já tinha referido, fiz a viagem toda com o CCA nos 125 km/h, que corresponde a 120 km/h reais.

Depois de ultrapassada a Serra dos Candeeiros a média tinha subido 2 décimas para os 5.0, como se regista aqui ao km 218 da A1:

Apenas uns escassos 4 ou 5 minutos depois, eis que dou pela preocupação do meu menino, preocupação comigo note-se!

É um "fofinho", mas a preocupação era totalmente infundada. Cansaço de conduzir esta máquina!?!? Eu!?!? Estava era deliciado!

Sem qualquer ponta de cansaço, antes um gozo tremendo, o carro é de facto um assombro em estrada, segui em frente com um "obrigado".

Com tanto regalo a conduzir quando dei por conta já tinha passado e bem dos 300 km, e estava em travagem para sair da A3, ainda com 5.0:

Faltou referir que no Porto ainda apanhei hora de ponta junto ao estádio do FC Porto, magistralmente conduzido pelo CCA, até sair para a A3.

Ainda não eram bem 9h30 e já estava a estacionar numa das baias do cliente, tendo mantido a média de 5.0 L/100km até ao final.

As auto-estradas ali para cima não são para brincadeiras, é um sobe e desce constante, com bastante declive, pelo que atendendo à temperatura exterior que continuava baixa e à temperatura regulada do A/C nos 22.5ºC, tudo somado cedo percebi que dificilmente baixava dos 5 litros, como sucedeu.

Assistência efectuada, mais um cliente satisfeito, este com 8 postos de carregamento instalados, era hora do regresso com bateria a 100%.

Para baixo confesso que me distraí, e só dei por me ter esquecido de tirar registo de consumo já ia com mais de 200 km feitos:

Era por demais evidente que tanto o declive predominante como a temperatura exterior muito superior estavam a afectar o consumo.

Havia aqui mais de meio litro aos 100 km de diferença entre o percurso para Barcelos e o percurso de volta a Lisboa.

Como podem ver na foto acima mantive o modo EV, e neste modo mesmo ao fim de 200 km ainda tinha 12% de SoC remanescente.

Tanto o podia apanhar a 125 km/h a rolar em EV em plano como o apanhava a subir com auxílio do MCI, gestão perfeita por parte da máquina.

Acima tive a felicidade de reparar no odómetro mesmo quando passava pelos 300km, pelo que fica o registo certinho.

Reparem como em 300 km o Dare Devil tinha conseguido até ali fazer 72 km em EV, e ainda tinha carga, digo-vos eu.

Como queria ir ainda à oficina do Prior Velho para trocar umas ideias sobre o risco de vandalismo que me tinham feito na asa da porta traseira, decidi tirar esta foto mesmo antes de desligar o CCA à entrada de Lisboa, aqui já com o alarme da reserva de combustível aceso:

Saído do Prior Velho, retomei o caminho de casa, agora com um transito infernal de malta a querer ir de fds prolongado. Foi quase meia hora só para fazer aqueles 500m ou menos de 2ª circular para entrar na Vasco da Gama, tudo em modo HV porque a bateria já tinha ido há tempo.

Entrando na Vasco da Gama foi o caminho regular por AE até casa, retomando os 125 km/h de velocímetro para não adulterar o procedimento.

Ao fim e ao cabo para cima apanhei hora de ponta no Porto, e para baixo apanhei em Lisboa, ficou tudo equilibrado.

Chegada a hora de atestar, e fazer contas, fez ele por mim, ei-las, é só ler a linha do dia 7 de Dezembro:

Fica o registo, de uma viagem com quase 800 km, com temperaturas extremamente baixas para o standard em Portugal (na subida arranquei com 2ºC e cheguei com 8ºC) e temperaturas frescas na descida (arranquei e cheguei com 17ºC), CCA sempre fixo nos 125 km/h, A/C nos 22.5ºC, carro carregado com equipamento. Bebeu 38,74 litros de gasolina no reabastecimento no final da viagem.

Mais que os 4.7 L/100km que não deixam de ser excelentes tendo em conta as temperaturas acima referidas e o relevo acentuado com muita serra pelo meio, impressiona-me mais a eficácia da gestão da bateria, a saber muito bem quando usar a carga EV e quando usar o MCI. Não é para todos fazer um consumo de 10.4 kWh/100km a rolar a 120 km/h!

Sexta-feira que vem tenho de ir a outro cliente na Guarda. Vai ser um castigo decidir que viatura levar.

Se por um lado faz mais sentido levar o Baby Blue, porque o Dare Devil rende muito mais em Lisboa que o BB, por outro lado o conforto do DD em viagem longa é uma coisa do outro mundo. Vai ser difícil decidir... Confused

EDIT: A Toyota tem um anuncio em que diz que o Prius PHV tem autonomia para fazer Lisboa-Porto-Lisboa. Lamento mas tenho de os corrigir... o Dare Devil fez Moita-Barcelos-Moita a 125 km/h e ainda lhe sobraram 6 litros no depósito...!!!

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Ramos replied on 9 Dec 2017 11:21

Excelente relato, mas o que eu gosto mais é de ver esses parques de estacionamento de empresas, com 8 postos de carregamento.

É o casamento da mobilidade eléctrica com a economia real. Já lá vai o tempo em que os EVs e mesmo HVs eram para as câmaras municipais darem um ar verde.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support
Carlos Costa replied on 9 Dec 2017 11:24

João Prates:
Mais que os 4.7 L/100km que não deixam de ser excelentes tendo em conta as temperaturas acima referidas e o relevo acentuado com muita serra pelo meio, impressiona-me mais a eficácia da gestão da bateria, a saber muito bem quando usar a carga EV e quando usar o MCI. Não é para todos fazer um consumo de 10.4 kWh/100km a rolar a 120 km/h!

Tendo em conta a velocidade média, para não falar das outras variáveis, eu diria que é um consumo extraordinário! O meu Prius + talvez precisasse de 1,5 litros a mais por cada 100 km! Grande máquina!!

João Prates:
As auto-estradas ali para cima não são para brincadeiras, é um sobe e desce constante, com bastante declive

Como eu te compreendo!! Angel

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Miguel Ramos:
Excelente relato, mas o que eu gosto mais é de ver esses parques de estacionamento de empresas, com 8 postos de carregamento.

É um facto. Nisso a Becri dá uma valente lição à indústria portuguesa. Só têm 8 lugares à frente da sede, e pediram postos para todos.

Assim não precisam de ter lugares reservados para EV/PHV, e problemas com fumarentos a ocupar esses lugares. Impecável.

Mas não só. Estão a fazer outra fábrica perto, e já estão pedidos mais 4 para essa. A Becri é mesmo um exemplo para todos.

Estão de parabéns. Grande Becri!

Top 75 Contributor
Full Hybrid
016_Prius_4G
Clube 1000 km
tcap-support
Gustavo Silva replied on 9 Dec 2017 12:25

Para comparação, em final de Junho fiz uma viagem entre o Lagoas Park (Porto Salvo) e Braga também com o CC trancado a 125km/h, e a média foi de 5.1l/100km. De notar que a viagem foi realizada com temperaturas mais amenas, mas com o AC ligado. Excelentes máquinas estes 4G.

Prius 4G       Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
021_Auris_HSD_1G
tcap-support
William Esteves replied on 9 Dec 2017 14:55

Eh pah, 5,0L a 125kmh com AC...

A evolução é uma coisa incrível, a 110kmh (3000rpm sensivelmente) sem AC faço 6,5L no Verão.... Sei que são 18 anos de evolução, num MCI desenhado para eficiência (3S-FE), mas mesmo assim... É fenomenal...

Sempre pensei que a Toyota tivesse de facto "dormido" durante os últimos 5 anos a dar contra os PHEV's e deixar a concorrência saltar à frente (330e, Countryman PHEV, C350e, Passat e Golf GTE, etc...), com o teu DB começo a ver que não, tem estado bem atenta! Isto sim é eficiência adaptada ao mundo real e não aos ciclos de testes!

Já para não falar no market share que apenas com um modelo tem atingido...

1999 Avensis T22 (3S-FE)

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support
Luis Neves replied on 9 Dec 2017 15:21

A grande diferença entre a Toyota e as marcas alemãs, é que a Toyota tem 20 anos de experiência de híbridos, pelo que apresenta um PHV que quando acaba a bateria mantém consumos excecionais. Já os alemães limitaram-se a enxertar uma bateria em motorizações convencionais a gasolina que são bastante gastadoras - ou não tivessem andado anos a otimizar os consumos dos diesel e a deixar os motores a gasolina para trás.

Na minha busca por um PHV encontrei alguns argumentos em favor do BMW 225xe, mas quando testei os consumos foi para esquecer. A 120 km/h reais em autoestrada, quase 3 litros a mais que o Prius PHV. O mesmo acontecerá com o Passat e Golf GTE, BMW 330 e 530e, Mini, etc, etc.

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 50 Contributor
Full Hybrid
023_Auris_Touring_Sport_2013
tcap-support
Luís Manuel replied on 9 Dec 2017 19:23

Boas João,

Essa viatura mais parecia um comercial carregado de material.

Feliz proprietário de uma Auris TS Sports 1.8 HSD

Consumption:
5,12 l/100km  (spritmonitor)

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

181 dias após o Dare Devil vir para as nossas mãos, foi tempo de revisão oficial dos 15.000 km.

Esta revisão é como sabem considerada uma pequena revisão, basicamente destinada a mudar óleo e filtro, e o resto são checkups.

De entre os checkups destaca-se naturalmente o check-up ao sistema híbrido, com teste à bateria de tracção.

Ora sobre a mudança de óleo tenho muitas reservas, como já dei a saber neste outro tópico.

No meu caso em particular tenho fotografado o CB em todos os abastecimentos, sendo este o seu histórico, do primeiro ao mais recente:

Tudo se pode resumir quanto a mim em tabela em qualquer coisa como este formato:

Com esta informação parece-me claro como agua, ou como óleo novo, que não fazia qualquer sentido efectuar a muda de óleo.

Mesmo considerando ser a primeira muda, acho 3.200 km muito pouco para sequer libertar todas as partículas do motor novo para o óleo.

Assim sendo hoje com 16.411 km nas rodas, o Dare Devil apresentou-se no Prior Velho para fazer a revisão dos 15 mil km, mas com a indicação explícita de não trocar óleo de motor. Não fazia qualquer sentido.

As implicações em termos de garantia e assistência futura logo se vê, tenho confiança mais que suficiente tanto na marca como na qualidade da motorização para saber que não vai ser por falta de muda de óleo aos 3.200 km que vou ter problemas.

Daqui por uns 6 meses mais, quando fizer 1 ano desde a compra, farei uma intervenção para muda de óleo por idade deste.

Aceito e respeito o prazo de oxidação do óleo dentro do motor, e a correspondente perda de propriedades, naturalmente.

Bom, feito isto, sendo uma revisão onde o principal elemento foi eliminado, a conta não podia ser mais agradável:

EDIT: Cereja no topo do bolo, foi pago com cartão Caetano Retail, com saldo acumulado disponível, portanto o custo real foi ZERO Cool

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Ramos replied on 29 Jan 2018 13:07

Eh pá, isso nem um EV!

Têm de inventar mais alguma coisa para meter na manutenção para ver se isso chega a uns mais aceitáveis 40€-50€. Não estavam preparados! Não terão ficado parafusos na carroçaria por rever? Talvez uma segunda opinião acerca dos travões?

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Page 24 of 26 (253 items) « First ... < Previous 22 23 24 25 26 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com