Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Test Drive HYUNDAI IONIQ ELECTRIC

rated by 0 users
This post has 50 Replies | 4 Followers

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support
Carlos Costa replied on 21 Mar 2017 23:15

Pois bem, há uns dias atrás, numa deslocação que fiz a Braga, dei de caras com um Hyundai Ioniq EV, estacionado em frente a um concessionário da marca. Já havia avistado o híbrido, numa superfície comercial, e agora foi a versão eléctrica. Como estava com alguma pressa não consegui tirar foto nem parar para ver o carro de perto, sequer!

No passado sábado, desloquei-me ao concessionário M. & Costas Motor, em Braga, onde fui amavelmente atendido pelo Sr. José Serrão, no sentido de procurar alguma informação acerca daquele carro. Segundo me informaram, este exemplar é único em território nacional, e anda a fazer um périplo por várias concessões, embora só chegue ao nosso país, para venda, em Maio ou Junho. 

Quando perguntei pela possibilidade de realizar um pequeno test drive a resposta foi, imediatamente, positiva! Apenas teria que esperar pelo dia 21...

Ei-lo...

Esteticamente está bem conseguido. Não é uma obra prima, mas tem linhas perfeitamente consensuais. Não é o Hyundai mais arrojado da actualidade, é um facto, mas consegue ser agradável à vista de uma grande maioria de pessoas.  A região frontal é particularmente distinta, pela ausência da habitual grelha.

Exibe alguns acabamentos dignos de registo, como os frisos cromados nas portas e rebordo inferior dos vidros. Os puxadores das portas são robustos e o bater das mesmas transmite uma sensação de qualidade. Vem calçado com pneumáticos de grande calibre, da Michelin, medida 205/55 R16. Não há Toyo tretas por aqui!!! 

A bagageira pareceu-me razoável, com alguma profundidade, e com uma chapeleira de fazer inveja a qualquer Prius, com calha lateral. 

Continua...

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
016_Prius_4G
tcap-support

José Rosado:

Então e já agora, pode-se saber os preços que deram? 

€ +- 30.000 depende da compra por Empresa ou Particular.

Mas vou saber com mais precisão nos próximos dias a quando do Teste Drive alargado.

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support
Carlos Costa replied on 22 Mar 2017 0:24

La dentro...bem... que agradável surpresa!! Tem alguns plásticos rijos a revestir as zonas inferiores das portas e outros locais menos importantes, mas tudo o resto é de boa qualidade. Montagem rigorosa, solidez e a sensação de que tudo está lá para durar.  A unidade ensaiada estava carregada de extras, muitos deles habitualmente só vistos em gamas premium, como os bancos em pele perfurada, ventilados, aquecidos, com regulação eléctrica e memória. Yes A lista de equipamento é de perder de vista!!! 

Se acham que o selector de marcha do Prius é uma coisa simples, então este é uma brincadeira de crianças...

Não tive muito tempo para explorar o sistema de informação e entretenimento, mas parece-me muito intuitivo e rápido. O ecrã tem uma dimensão razoável, e está bem localizado. O enquadramento visual da instrumentação é bastante sóbrio e essa é, talvez, uma das razões que me levaram a gostar tanto deste carro!! Simplicidade é tudo!! 

Pormenor do bonito volante, com inúmeros comandos e patilhas para seleccionar o nível de regeneração (3 níveis + "coasting"). No nível máximo de regeneração o carro chega mesmo a parar!! Brutal!! Cool

Simples, harmonioso, com grande qualidade... impecável!!

Atrás o espaço é razoável, mesmo tendo em conta que ia um gajo de 1.80m a conduzir que gosta imenso de sentir-se à vontade.

Em suma, um interior funcional, de qualidade, com boa habitabilidade, com toneladas de extras e com uma bagageira perfeitamente normal. Estética simples, sóbria, elegante. Bom trabalho da Hyundai.

Continua...

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support
Carlos Costa replied on 22 Mar 2017 1:06

Como o carro anda a ser "partilhado" entre alguns concessionários, deu-se a feliz coincidência de ele estar disponível no stand de Guimarães, à hora em que saí do trabalho. O Sr. José Serrão teve a gentiliza da se deslocar até lá e de me acompanhar no test drive até Braga. Foi uma oportunidade de ouro para testar o comportamento do carro ao longo de um trajecto que faço quase diariamente. 

Arranco e a primeira sensação é a de que estou a conduzir um peso pluma.  Basta um ligeiro pisar do acelerador para que o Ioniq deslize com uma facilidade tremenda. Antecipando o trânsito, é possível travar o carro só com regeneração e, desta forma, ganhar uns km extra na autonomia, Que gozo que é "travar" com as patilhas do volante.

Os primeiros ressaltos e buracos do piso são absorvidos com mestria. A suspensão faz um bom trabalho, mas o carro não é um 4G em termos de comportamento. É, isso sim, ligeiramente mais confortável. A insonorização está, também, a um bom nível. 

Apenas por curiosidade, a situação à saída era esta, em termos de autonomia (segundo o monitor de energia este valor corresponderia a 47% da autonomia inicial)...

Nos primeiros 6 km a autonomia desceu 1 km. Depois de percorridos cerca de 25 km. a autonomia desce para 94 Km (menos 21 km que o valor à partida). A média de consumo à chegada ao destino era esta...

Isto promete!!

Na globalidade fiquei bem impressionado com o carro. Dá a ideia de que os 250 km de autonomia são perfeitamente alcançáveis, embora isso dependa de muitos factores. 

Foi-me dito que o carro estará disponível em Maio / Junho, com preços ligeiramente acima do HV. Com incentivo do Estado, um eventual desconto de frota ou retoma, é possível que este possa vir a ser um negócio excepcional, tendo em conta tudo aquilo que oferece. 

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
tcap-support

Esses bancos em pele teem um excelente aspecto  Yes

ca por grenoble ja tenho visto alguns; nomeadamente em azul igual a essa unidade ensaiada, e em branco também. O facto de nao ter uma grelha cromada na frente, marca a diferença.

Top 50 Contributor
Plug-In
015_Prius+
021_Auris_HSD_1G
tcap-support

A gama ioniq vai dar muito que falar...

Está aqui um player de peso para a equipa dos EVs!

Top 25 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km
tcap-support

Estranho a quase ausência de grelha frontal. Afinal os motores eléctricos também necessitam de arrefecimento.

Auris HSD....amigo da carteira e amigo do Ambiente.   Paradise

136 Cvs que «merecem» ser explorados.Wink

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

No spoiler frontal tem uma abertura na zona inferior que deverá ser suficiente. Yes

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km
tcap-support

Acredito que sim...mas, quanto a mim, não havia necessidade de fecharem a boca ao Ionic....Big Smile

Auris HSD....amigo da carteira e amigo do Ambiente.   Paradise

136 Cvs que «merecem» ser explorados.Wink

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Tem um claro benefício, a aerodinâmica...nota que inversores e motores elétricos são muito eficientes (logo poucas perdas), e provavelmente esta abertura tem outra função, a do sistema de climatização.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Page 2 of 6 (51 items) < Previous 1 2 3 4 5 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com