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Test Drive ao BMW i3 REX

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Luis Neves Posted: 26 May 2017 15:29

Reportagem quando houver disponibilidade, é só para ir aguçando o apetite...

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

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Luis Neves replied on 26 May 2017 22:52

 

Ora então vamos lá a umas notas. 

Em primeiro lugar um agradecimento à Bomcar de Coimbra pela disponibilidade na cedência da viatura, para aquilo que deveria ser um dia de contacto. Infelizmente, por motivos pessoais e profissionais, tive de antecipar a devolução para a hora de almoço, resumindo o contacto a cerca de 3h. O suficiente para testar as minhas principais questões, mas não para esmiuçar detalhes...

A unidade ensaiada era de cor preta, com o interior em pele parcial denominado lodge, e como o navegador profissional, versão de 94 Ah com REX. Aqui ficam algumas ilustrações.

 

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Luis Neves replied on 26 May 2017 22:56

O navegador é imponente e com uma resolução muito grande. Isto combinado com imagens de satélite na navegação e um câmara de recuo HD, torna o uso um verdadeiro prazer. A manipulação faz-se com um botão rotativo à BMW, não sendo o écran táctil (coisa rara nos tempos correntes).

Em recuo existem guias de orientação e sensores que indicam a proximidade a obstáculos. Isso combinado com a boa visibilidade torna uma brincadeira de crianças arrumar o carro em qualquer local.

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Face ao Prius diria que a posição de condução não é tão boa essencialmente pelo facto de o volante ficar numa posição elevada. Mas nada de dramático. De resto, é impressionante a sensação de espaço que o carro transmite aos passageiros da frente, superior à do 3G. Atrás o espaço em comprimento para as pernas é adequado, ainda que menor que no 3G. Como sabem o carro é de apenas 4 lugares, mas em caso de emergência, parece-me que poderá caber ainda que com algum desconforto um quinto passageiro. Não aconselhado, obviamente.

O arranjo interior é diferente de tudo o que conheço, mas é de um futurismo que curiosamente resulta muito bem. São 2 tablets e alguns botões, prático, arrumado e eficaz. Os arrumos são bons e numerosos - apenas atrás faltam as tradicionais bolsas nas portas.

O carro tem um pequeno "frunk" à frente, suficiente para arrumar cabos, kit de reparação de furos, coletes, etc. A mala é pequena, mas normal para um carro de apenas 4 metros - 250 litros. Os bancos de trás rebatem fazendo um fundo perfeitamente plano, o que combinado com a boa altura útil, aparenta permitir meter lá para dentro alguns objetos de grande porte.

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Luis Neves replied on 26 May 2017 23:08

É sabido que o carro tem 170 cv, pelo que não surpreende dizer que quando se carrega no acelerador, dispara mesmo a sério. Se Tesla tivesse um model "mini", este seria um bom candidato. Em curva adorna ligeiramente, mas a tração é sempre perfeita, o que é de salientar numa viatura com pneus tão estreitos. Também como é sabido, o carro tem uma regulação fixa para a regeneração tipo B5 do Outlander, ou seja, quando se tira o pé do acelerador é como se se travasse forte. Com um pouco de habituação a coisa torna-se muito prática e funcional, dando para controlar o carro com um único pedal.

 

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Luis Neves replied on 26 May 2017 23:15

O carro foi entregue com a bateria a 100% e o depósito quase atestado, mas para o teste que pretendia fazer e versava essencialmente o REX era importante aferir o consumo, por isso uma vez deixado o stand, rumei a uma bomba de gasolina em modo EV. Dois litros depois estava o depósito cheio como pretendido.

Seguiu-se o percurso de acesso à autoestrada. Como pretendia essencialmente usar o REX e este só entra quando a bateria chega aos 75% de carga, andei a passear um pouco nas estradas de ligação até entrar na AE. Velocidades de 80-100 km/h, como uma ou outra aceleração mais forte. Entrada na AE com 34 km percorridos, assinalando a bateria 87%. Numa projeção linear, a autonomia nestas condições seria de 260 km...

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Luis Neves replied on 26 May 2017 23:21

Tendo entrado na AE ainda com 87% de carga, foi preciso fazer alguns km em EV até conseguir ativar o REX. O percurso foi o do costume, com entrada em Coimbra Sul e rumo a norte.

Coloquei o cruise control nos 115 km/h (110 km/h reais) e deixei ir até a bateria descer para os 75%. Foram 16 km para tal acontecer, mas diga-se em abono da verdade que este percurso inicial tem declives maioritariamente ascendentes. Uma projeção da autonomia EV a esta velocidade seria assim de 133 km, mas nem os poucos km nem o percurso é representativo para aferir de forma segura essa autonomia.

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Luis Neves replied on 26 May 2017 23:28

Atingidos os 75% de carga, o REX foi ativado e o cruise control mudado para os 120 km/h no velocímetro (115 km/h reais de acordo com o GPS). Objetivo: verificar quantos km o carro faria a esta velocidade com um depósito, com capacidade indicativa de 9 litros.

Primeira agradável surpresa: o REX não se ouve. Literalmente. Nada, nadinha. O conforto acústico com ou sem ele ligado é igual, e levava o rádio desligado para ouvir bem. Acresce que de acordo com o telemóvel, o nível de ruído registado é inferior ao que observei nos outros testes para o Prius e 225xe - apenas 68 dB.

Primeira questão superada, o REX em nada estraga o conforto de rolamento em autestrada, que por falr nisso, é bom. O carro é silecioso e o ruído de rolamento contido. A suspensão é para o firme, mas não mais que a do 3G, com a vantagem de absorver melhor impactos. Os bancos são também virados para o firme, mas confortáveis. O i3 tem assim qualidades de "rolador" perfeitamente adequadas a viagens grandes.

 

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Luis Neves replied on 26 May 2017 23:43

Quando iniciei o REX o carro indicava uma autonomia prevista com combustivel de 130 km.

Fui observando que a carga da bateria ia baixando ligeiramente com a passagem dos km, embora por vezes, naturalmente em descidas mais prolongadas, até subisse ligeiramente.

Em tempos o dono de um i3 REX de 60 Ah disse-me que em AE verificava a 120 km/h uma perda de 10% da carga da bateria por cada 100 km percorridos. Seria de esperar que o i3 em teste fizesse um pouco melhor, dada a maior capacidade da bateria.

Chegado ao nó de Santa Maria da Feira (se o Jasmim não estivesse a trabalhar podia ter dito adeus), fiz inversão e regresso à AE de novo com o cruise control nos 120 km/h.

A autonomia do REX esgotou-se entre o nó de Coimbra norte e Coimbra sul, tendo sido percorridos precisamente 148 km.

Reparem que restavam 66,5% da bateria, portanto foram consumidos 8,5% da mesma em 148 km. o que dá um ritmo de cerca de 6% a cada 100 km. Sendo a capacidade 50% superior à do i3 de 60 Ah, parece-me que a informação que me tinha sido dada bate certo.

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Luis Neves replied on 26 May 2017 23:48

Prossegui em EV até sair em Coimbra sul e rumar a umas bombas de gasolina. O deposito atestou com 9,2 litros.

Temos assim uma média de consumo do REX de 6,2 litros aos 100 a uma velocidade real de 115 km/h. 

Para comparação, melhor que o 225xe (7,3 litros aos 100) e não muito superior ao C-HR (5,4 litros aos 100).

Naturalmente, quando a comparação é o Prius, as coisas já são mais complicadas: 3G PHV 4,6 litros, 4G PHV 4,7 litros e 2G 5,2 litros aos 100.

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