Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Fotos Novo Honda Hybrid

rated by 0 users
This post has 76 Replies | 11 Followers

Top 500 Contributor
Pendura
012_Prius_2G

Bem, pelo que tenho ouvido dizer, com a nova legislação, o Diesel vai finalmente sair mais penalizado.

Já aqui referi a questão dos preços. Sem nunca comprometer a qualidade, que deve sempre melhorar, a verdade é que a Toyota deve dar também uma atenção especial À política dos preços, nomeadamente no Prius.

Em tempos de severa crise, e a continuar quem sabe por mais um ano ou dois, isso será fulcral para o sucesso da marca.

Já agora, não vi bem as especificações técnicas, como é aue o novo Honda consegue menores consumos em urbano que o Prius??

Top 500 Contributor
Pendura
012_Prius_2G
Clube 1000 km
tcap-support

Viva Luís,

Luís Papinha:

Já agora, não vi bem as especificações técnicas, como é aue o novo Honda consegue menores consumos em urbano que o Prius??

Para além do motor ser  mais pequeno o Insight  tem dimensôes menores (- 6 cm em C,  -3 cm em L ,  -6,5cm em A ),  pneus mais estreitos 175 contra 195 ( -2 cm  Largura) e provávelmente terá um peso inferior ao do  Prius.

Este carro na linha da Honda situa-se num segmento abaixo do HCH.  (Não me admiraria que tivesse um preço de venda igual ou um pouco acima do Honda Jazz).

Cumps,

A. Marques  

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Há uma coisa que não percebo nos consumos anunciados do Insight e do actual Prius.

Urbano  Extra-Urb   Média
Prius2004      5     4,2     4,3
HCH     5,2     4,3     4,6
Insight     4,6     4,2     4,4

Ou usam fórmulas diferentes, ou alguém não sabe fazer contas. Hmm

Como é possível a média do Insight ser superior à do Prius quando tem valores melhores ou iguais?! Confused

NOTA: só me estou a referir aos valores anunciados!

Spritmonitor.de Auris HSD 2015

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Duarte Semedo:

Ou usam fórmulas diferentes, ou alguém não sabe fazer contas. Hmm

Ou tu não sabes como é que se fazem as contas... que é o mais provável... Devil

Nesta altura existem 3 testes diferentes na Comunidade Europeia para medir as emissões e a partir daí calcular os consumos:

Existe o ciclo de teste ECE 15 para aferir as emissões e respectivo consumo urbano:

Existe o ciclo de teste EUDC (Extra Urban Driving Cycle) para aferir as emissões e respectivo consumo extra-urbano:

Finalmente existe o ciclo de teste NEDC (New European Drive Cycle) para aferir as emissões e respectivo consumo misto:

O que acontece em qualquer um destes ciclos de teste desde 2000 é que o período de aquecimento do MCI passou a estar incluído no período de teste. Por outras palavras, antigamente deixavam o carro aquecer e faziam os testes depois, mas agora o aquecimento do carro faz parte do teste e portanto penaliza os consumos medidos em cada ciclo de teste.

O ciclo de teste NEDC que dá o consumo misto não é mais do que a repetição do ECE15 por 4 vezes, seguida do teste EUDC todos sem intervalo. E é nesta falta de intervalo que está o segredo. O carro que menos fôr penalizado pelo arranque a frio é o carro que mais perde no teste misto NEDC.

Ao realizar o teste NEDC o primeiro dos 4 ciclos que se repetem vai obviamente ter o mesmo consumo que tem o valor de consumo para circuito urbano, ou seja vai dar o mesmo que o ECE15. Mas na segunda repetição do teste o consumo já vai ser inferior porque o motor já aqueceu mais, e por aí fora até chegares ao fim de 13:20 minutos e entrares na componente do ciclo de teste extra urbano EUDC.

O que se passa, pelo menos não vejo outra explicação para o facto, é que depois de quente o Prius consegue reduzir bastante os seus consumos, enquanto os Honda pouco melhoram. O facto do novo Insight ter um motor pequeno de apenas 1300cc também deve contribuir para isso. Depois de quente o Prius com o MCI de 1500 cc faz o circuito EUDC com muito mais à-vontade e facilidade do que o Insight.

Conclusão: A média não pode ser calculada como média simples, quanto mais não seja porque as distâncias percorridas são diferentes, e por outro lado porque o período de aquecimento que afecta todos os ciclos de teste apenas ocorre 1 vez no NEDC e não 5 vezes como pelas tuas contas teria de acontecer.

Já agora uma info extra: nos 800 segundos iniciais dos 4 ciclos ECE15 do NEDC são percorridos 4052 metros e no ciclo EUDC do NEDC são percorridos 6955 metros nos últimos 400 segundos.

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

João Prates:
Ou tu não sabes como é que se fazem as contas... que é o mais provável... Devil

Ou então faltam dados para poder confirmar os valores.

No teu comentário esqueceste-te de referir algo muito importante, é que as médias são resultado do cálculo das emissões medidas durante o teste NEDC. Para o Prius2004 e HCH conheço as emissões, mas para o Insight não tenho esses valores.

A fórmula para o cálculo é: (não me lembro de onde a tirei, mas sei que foi de um sítio por ti indicado noutro post)

Média ponderada: (0,1154/Densidade Gasolina)*((0,866*HC)+(0,429*CO)+(0,273*CO2))

Considerando a densidade de gasolina de 0,75 temos os seguintes resultados:

Prius2004 = 4,38 L/100km (4,3L anunciada)

HCH = 4,60 L/100km (4,6L anunciada)

Apliquei esta formula para a lista de emissões que eu fiz, e com a densidade de gasolina de 0,75 são poucos os valores que não coincidem, e as diferenças são de +-0,1L.

Como a média é proporcional ao nível de emissões, continuo a achar estranho como o Prius, com pior média em urbano, ter melhor média ponderada.

João Prates:
O carro que menos fôr penalizado pelo arranque a frio é o carro que mais perde no teste misto NEDC.

Ao realizar o teste NEDC o primeiro dos 4 ciclos que se repetem vai obviamente ter o mesmo consumo que tem o valor de consumo para circuito urbano, ou seja vai dar o mesmo que o ECE15. Mas na segunda repetição do teste o consumo já vai ser inferior porque o motor já aqueceu mais, e por aí fora até chegares ao fim de 13:20 minutos e entrares na componente do ciclo de teste extra urbano EUDC.

Concordo. Yes

O carro que é menos penalizado no arranque a frio é o que mais perde no teste misto NEDC, porque corresponde apenas a uma pequena parte de todo o teste. Mas isso só faz sentido se a quente tiver piores emissões que o outro carro. Ora se os 2 carros (Prius e Insight) têm um consumo igual em extra-urbano (depois de o motor estar quente), porque raio o Prius tem vantagem?! Confused

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Duarte Semedo:

Como a média é proporcional ao nível de emissões, continuo a achar estranho como o Prius, com pior média em urbano, ter melhor média ponderada.

Fonix, e tu a dares-lhe... Tongue Tied

Sim os consumos são calculados a partir das emissões, é assim com todos.

Sim as emissões/consumos apurados em 1 execução do ciclo de teste ECE15 do Prius 2004 é mais elevado do que no Insight 2009.

Mas o que é que isso tem a ver com o teste misto NEDC??? Basta o Prius a frio ser pior comparativamente com o Insight no ECE15 e já está!

O facto do Insight 2009 fazer um consumo mais baixo no ECE15 que é feito apenas 1 vez para o consumo oficial urbano, não quer dizer que à 4ª iteracção do teste no NEDC o Prius não faça melhor que o Insight no mesmo ECE15 por já ter aquecido.

Nem eu nem tu sabemos qual é o consumo a quente do Prius e do Insight no ECE15. Aposto que o Prius bate o Insight! O que isto quer dizer é que o consumo em urbano realizando apenas 1 teste ECE15 que só dura 200 segundos é anedótico. Mas é o teste que a CE utiliza, o que é que vamos fazer...

Aposto que em utilização por mais desses 200 segundos o Prius 2004 é mais económico do que o Insight 2009, mas o teste utilizado só dura 200 segundos, é o que temos. Temos de viver com isso... mas no próximo fim de semana vemos o que o novo Prius irá fazer a esta piada chamada Insight...

Duarte Semedo:

O carro que é menos penalizado no arranque a frio é o que mais perde no teste misto NEDC, porque corresponde apenas a uma pequena parte de todo o teste. Mas isso só faz sentido se a quente tiver piores emissões que o outro carro. Ora se os 2 carros (Prius e Insight) têm um consumo igual em extra-urbano (depois de o motor estar quente), porque raio o Prius tem vantagem?! Confused

C'um catano, tu estás a falar a sério???

Vamos a ver se entendes e se me faço entender:

1) Tu só sabes que o Insight é mais económico nos primeiros 200 segundos do teste NEDC, porque nesses primeiros 200 segundos o NEDC é de facto o ECE15 onde o Insight é mais poupado;

2) A partir daí tu não sabes qual o valor de consumo de cada um dos outros 3 ciclos ECE15 para cada um dos carros. Eu aposto o que fôr preciso que pelo menos no último ciclo ECE15 o Prius já aqueceu o suficiente para ser mais económico do que o Insight;

3) Isto acontece porque o carro só precisa de aquecer 1 vez, depois como não há pausas entre as várias fases do teste NEDC o carro faz cada vez melhores consumos;

4) Se entendeste os 3 pontos anteriores tens de entender que o 4º ciclo de teste ECE15 dentro do teste NEDC tem valores de consumo completamente diferentes do 1º ciclo de teste ECE15, e são obviamente inferiores ao valor utilizado para o circuito urbano que é calculado com 1 só teste ECE15 a frio!

5) Da mesma forma que o último ciclo ECE15 não dá o mesmo consumo que o primeiro ciclo, aliás cada um dá valores diferentes, cada vez melhores... também o ciclo de teste final EUDC dentro do NEDC que é realizado logo de seguida aos 4 ECE15 não vai ter o mesmo valor de consumo que tem a realização do mesmíssimo EUDC a frio que é o que dá o consumo extra-urbano. Por isso se já não podes mencionar o valor de consumo urbano para o cálculo do consumo misto, muito menos podes mencionar o consumo do teste EUDC!!!

6) Matemáticamente NEDC <> 4 x ECE15 + EUDC percebes? Porque para ser igual tinhas de deixar arrefecer o carro entre cada componente do teste! Se o Prius fôr muito melhor a quente do que é a frio, o resultado do teste misto vai ser vantajoso para o Prius, tal como acontece na vida real.

Se mesmo assim não percebes... olha desisto... outro que tente explicar melhor.... Sad

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
022_Auris_HSD_2G
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

João Prates:
Se mesmo assim não percebes... olha desisto... outro que tente explicar melhor.... Sad

Acho que o melhor é desistir, pois não vamos conseguir chegar a lado nehum - faltam-nos dados. Yes

Já percebi a tua justificação, e pode muito bem ser esse o motivo porque o Prius tem uma melhor média no teste NEDC. Cool

Não sabemos qual dos motores aquece mais depressa, nem tão pouco quais são os consumos no 4º ciclo de teste ECE15 de cada um dos carros. Acredito que nessa altura o Prius já tenha o MCI quente e já não tenha que o ligar para arrancar, coisa que no Insight nunca acontece. Se fôr esse o caso, claro que tem um consumo bem menor que no 1º ciclo.

João Prates:
) Matemáticamente NEDC <> 4 x ECE15 + EUDC percebes? Porque para ser igual tinhas de deixar arrefecer o carro entre cada componente do teste! Se o Prius fôr muito melhor a quente do que é a frio, o resultado do teste misto vai ser vantajoso para o Prius, tal como acontece na vida real.

Certíssimo, por isso é que disse que me faltavam dados. Tenho as emissões para o Prius, mas faltam-me para o Insight. Nota que para o cálculo da média são usados os valores das emissões obtidas durante o teste NEDC.

Para terminar, e mudando um pouco de assunto: Do ponta de visto tecnologico até o Prius2004 já está muito mais à frente que o Insight. Então o Prius2010 é melhor nem falar...  A única vantagem do Insight é ser mais barato, pois faz uso de uma tecnologia muito menos complexa (e evoluida) que o Prius. Yes

Top 500 Contributor
Pendura
012_Prius_2G

Aliás, por falar no Jazz, o modelo sofreu agora ligeiros retoques externos e internos, e parece que vão propor uma versão hibrida do Jazz para 2010.

À minha mãe, que tem um Civic híbrido (não, as mães não são todas perfeitas...) disseram-lhe que o modelo também iria sofrer algumas muito pequenas modificações e iria ficar um pouco mais pequeno.

Não estou muito bem a perceber a lógica, mas se assim for, a Honda arrisca-se a ficar com um conjunto de modelos híbridos muitíssimo próximos uns dos outros, e provavelmente nenhum deles a merecer realmente o investimento...

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Luís Papinha:

Aliás, por falar no Jazz, o modelo sofreu agora ligeiros retoques externos e internos, e parece que vão propor uma versão hibrida do Jazz para 2010.

Luís Papinha:

Não estou muito bem a perceber a lógica, mas se assim for, a Honda arrisca-se a ficar com um conjunto de modelos híbridos muitíssimo próximos uns dos outros, e provavelmente nenhum deles a merecer realmente o investimento...

O ponto que a Honda se arrisca a ganhar, e a Toyota que se ponha a pau, é que já vai ter 2 modelos de média e média-baixa gama com preços competitivos. Começa a ter várias escolhas (vem aí a 2ª agora) para vários público alvo.

A Toyota continua a apostar cada vez mais na excelência técnica, e esquece-se que também há quem não consiga gastar tanto dinheiro com um carro.

Pelo que já disseram estão a trabalhar num Corolla híbrido... pois bem... era uma óptima ideia para lançar ainda este ano lá mais para o final.

Se o HCH é a porcaria que é em termos híbridos e mesmo assim vende como vende em Portugal, imaginem este Insight que vai ser ainda mais BARATO que o actual HCH... aquilo vai vender que nem castanhas em dia de S. Martinho... Indifferent

O carro não presta, o carro é uma desilusão, o carro foi muito mal parido... é tudo verdade... mas se tiverem apenas dinheiro para escolher entre um Civic normal ou um Insight... qual é que escolhem??? Ah pois é...

Já o Prius cada vez se parece mais com um Lexus. Estamos a ir para um patamar tão alto que até tenho medo de saber o preço... nem quero pensar.

Se conseguirem meter o carro na rua ao mesmo preço do actual, tudo bem. Mas com tanta mariquice e tanta sofisticação... não sei não...

E quem não tiver dinheiro para um Prius que outro híbrido tem à escolha na Toyota? Nenhum. Esse é o problema... espero que o resolvam ASAP!

Nota editada: Não me interpretem mal, eu acho muito bem que o Prius 2010 tenha todo o equipamento que tem, e espero conseguir pagar o bicho! Mas também espero que muito do equipamento seja opcional e que não seja o "tudo ou nada" do actual "High-Pack ou Base".

Page 5 of 8 (77 items) « First ... < Previous 3 4 5 6 7 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com