Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de bordo do Deep Blue - Prius 4G PHV - Fernando Amaral

rated by 0 users
This post has 115 Replies | 7 Followers

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Fernando Amaral:
Ironia? Como sou ignorante nesta matéria, agradeço uma explicação Smile.

O Prius, de fábrica, sai com óleo 0w20, o que nos leva a considerar que será a viscosidade mais adequada. É assim desde o 3G. O que tem acontecido, na esmagadora maioria das oficinas, é a substituição por óleo de viscosidade diferente, nomeadamente pelo 5w30 ou até superior. Não é que venha mal ao mundo, ou ao carro, uma vez que o MCI do Prius dá-se bem com outras graduações. O "problema" é o custo do 0w20, a rondar os 100 eur por revisão. Aos 150 mil km terás gasto, só em óleo, cerca de 1000 eur!! Uma perfeita barbaridade, tanto mais quando o carro em questão é um PHV...é deitar dinheiro e óleo fora!!

É um facto que o 0w20 será o melhor para a saúde do MCI, mas não para a saúde da tua carteira, a avaliar pelo custo algo elevado desta primeira revisão. Foram simpáticos com o desconto, apesar de tudo.

Top 50 Contributor
Full Hybrid
017_Prius_4G_PHV
tcap-support

Obrigado pela explicação. Yes

EDIT: o 0w20 custou-me 86€ c/IVA.

Entretanto fiz uma pesquisa no blog (coisa que deveria ter feito antes de perguntar Ick!) e já percebi que é (foi) matéria de acesa discussão ...

Deep Blue (Toyota Prius 4G PHV)  Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Que resultou de uma leitura direta do manual de instruções do 3G, mas pelos vistos a marca não queria dizer o que disse...

Eu acabei por adotar o 5W30 que parece ser um bom compromisso entre qualidade e custo. A Toyota coloca por rotina o 10W40 e nunca nenhum carro se estragou por isso...

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Carlos Costa replied on 2 May 2018 19:50

Agora usam o 0w20, mais caro, para compensar a queda previsível na assistência aos diesel. É a tal visão de futuro...Devil

Top 50 Contributor
Full Hybrid
017_Prius_4G_PHV
tcap-support

Ontem o Deep Blue almoçou pela primeira vez num PCR, no caso o da estação da Galp de Pombal (sentido norte-sul).

Foram apenas 30 minutos, mais como teste.

Fiquei algo desiludido porque apenas carregou o suficiente para 20 km. Esperava mais.

Calculo que para carregar a 100% seriam necessários cerca de 90 minutos. Pouco prático para viagens longas, atendendo que são apenas 50 a 60 Km de autonomia.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Meu caro, mas o que era de esperar? O PHV não tem carga rápida, carregar ligado a um PCR ou a uma tomada doméstica (com um EVSE de 16A) é rigorosamente igual.

Basicamente 3 horas com o EVSE de origem, que limita a carga a 10A, ou duas horas a 16A com um EVSE que o permita ou num posto mobi-e. O mesmo num PCR.

É pena de facto o PHV não permitir carga rápida como o Outlander, ou melhor dizendo, não ter sido incluída na Europa, pois pelos vistos no Japão existe essa opção.

Top 50 Contributor
Full Hybrid
017_Prius_4G_PHV
tcap-support

Slow food Smile...

Na verdade, é coerente com o conceito PHV: eletricidade caseira para o dia a dia e solução híbrida para viagens longas. Mas em certas situações, dava jeito um pouco de fast food.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Eu faço de vez em quando viagens longas com paragem de meia hora para almoçar/jantar, seria excelente poder aproveitar para uma recarga da bateria. Parecendo que não eram mais 40 km só a eletricidade...baixaria razoavelmente a média final.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

tivesse este PHV carga rápida como o outlander e era imbatível na estrada... assim é apenas um plugin muito eficiente

Toyota Prius 3G Gpl by AutoGasPower    Spritmonitor.de     Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Not Ranked
Pendura
017_Prius_4G_PHV

Penso que o facto de não ter carregamento rápido não é um deal breaker.

Até porque PHV no meu entender tem um conceito bem diferente de um EV.

Eu sei que ter ou não ter, usar ou não usar depende de cada um, mas para quem tem um PHV cujo um depósito faz 3000km é perfeitamente aceitável numa viagem mais longa abdicar de um carregamento. Se olharmos de um ponto de vista de utilização a longo prazo é mais conservativo uma vez que faz-se menos carregamentos e menos corrente (vale o que vale).

Se calhar a razão por este modelo não possuir carregamento rápido cá na Europa deve-se por não haver uma rede de PCRs tão difundida presumo.

Page 11 of 12 (116 items) « First ... < Previous 8 9 10 11 12 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com