Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Fim dos incentivos à aquisição de veículos eléctricos na Dinamarca. Vendas caem a pique.

rated by 0 users
This post has 11 Replies | 2 Followers

Top 25 Contributor
Plug-In
000_Flint
tcap-support
João Nogueira Posted: 11 Jun 2017 0:54

O novo regime fiscal “matou por completo o mercado, o preço, realmente, importa”.

Melhor comentário:

"Mas isto não é novidade que ia acontecer, afinal de contas... na actualidade, um eléctrico não compensa em nada se tivermos de suportar o custo total do carro, porque somando o custo e os inconvenientes, a balança pesa só para um lado."

http://observador.pt/2017/06/05/dinamarca-sem-incentivos-electricos-caem-a-pique/

Remember that while it is perfectly acceptable to criticize the content of a post - criticizing the poster is not.
Mean spirited, nasty, snide, sarcastic, hateful, and rude individuals don't warrant or deserve my acknowledgement or respect.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support
Luis Neves replied on 11 Jun 2017 1:11

Se quiseres comprar um carro e souberes que vais ter de pagar uns milhares a mais dentro de algum tempo, o que fazes?

Mesmo na tugalândia basta o imposto automóvel subir uns euros e acontece isto. Antecipação de compras seguidas de queda acentuada, É deixar passar algum tempo para haver a correção de expetativas e vamos ver se as vendas não sobem, como em todo o lado.

Há muita gente que não quer o sucesso dos EV (vá-se lá perceber porquê) e aproveitam qualquer coisinha para este tipo de análise. Só que isto é como parar o vento com as mãos...e os próximos 2 a 3 anos vão mostrar isso de forma muito clara. 

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Carlos Costa replied on 11 Jun 2017 1:25

Mas não deixa de ser uma péssima notícia. O sucesso dos EV's, nomeadamente no Norte da Europa, deve-se, sobretudo, a uma política de enorme apoio governamental. Na Noruega, por exemplo, há um incentivo muito considerável na compra, isenção de portagens nas AE, tarifas de estacionamento reduzidas, possibilidade de circular na via do BUS, etc. Já para não falar na enorme quantidade de postos de carregamento disponíveis. 

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support
Luis Neves replied on 11 Jun 2017 1:44

Claro. Mas a redução de preço e aumento da autonomia irão tornando estes apoios cada vez mais dispensáveis.

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Carlos Costa replied on 11 Jun 2017 1:55

Luis Neves:
a redução de preço

Está difícil...Devil

Top 25 Contributor
Plug-In
000_Flint
tcap-support
João Nogueira replied on 11 Jun 2017 2:03

Luis Neves, eu se todos os carros que comprei,fosse ele qual fosse, estivesse a espera do incentivo fiscal bem podia continuado a andar de bicicleta. Ou TENHO dinheiro ou NÃO tenho .

Andar a espera de "esmolas" do Estado para comprar um EV nem pensar.

Sim porque é tudo uma questão de dinheiro, até o ambiente!

O incentivo terminou, as vendas cairam 2/3 no primeiro trimestre. Se vai continuar assim ninguem sabe ninguem é bruxo, mas não deixa de ser curioso.. não é qualquer coisinha,é uma analise, não ha invenção nenhuma aqui, são factos.

Todos sabem que os carros eléctricos são mais caros na hora da compra e só quando esses carros eléctricos vencerem SEM incentivos é que terão ganho a guerra. nao tenham a menor duvida porque, por exemplo, com o preço do leaf ou do Ion da para comprar uma carrinha familiar com muito mais espaço e AUTONOMIA.

Alem do mais, tirando certas pessoas mais puristas, as pessoas estão entusiasmadas com os carros eléctricos porque pensam em poupar dinheiro, não estão exactamente a pensar na poluição, para muitas isso até é um bonus, O que interessa é poupar com as nao-idas as bombas de combustivel. E ainda podem dizer ao invejoso do vizinho "e não polui!"

Sim porque no fim, a discussão ( e muito cuidado com os fundamentalismos) é sempre sobre o mesmo, mudança e abertura de mentalidades.

Remember that while it is perfectly acceptable to criticize the content of a post - criticizing the poster is not.
Mean spirited, nasty, snide, sarcastic, hateful, and rude individuals don't warrant or deserve my acknowledgement or respect.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support
Luis Neves replied on 11 Jun 2017 2:10

Em 100.000 km num leaf podes poupar uns bons 10.000€ em combustível e manutenção. Considerando que se compra um por 30.000€ (se calhar até menos)...não vejo onde está a dúvida sobre a economia do conceito. E nem conto com os 2.000€ do estado, nem com o sublime prazer de conduzir um carro silencioso, linear e cheio de binário, algo que quando se experimenta não dá mesmo para voltar atrás para carros do paleolítico.

Não usei o argumento ambiental e nenhum momento...só concordamos que não é essa a motivação da maior parte das pessoas. 

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support
João Prates Angry [:@] replied on 11 Jun 2017 3:45

João Nogueira:
se todos os carros que comprei,fosse ele qual fosse, estivesse a espera do incentivo fiscal bem podia continuado a andar de bicicleta. Ou TENHO dinheiro ou NÃO tenho .

Curioso... olhando para Portugal por exemplo, tu supões que as pessoas dão 30+ mil eur por um carro EV apenas porque o estado dá um desconto de 2250 Eur (acho que é este o valor) no ISV? A sério que acreditas neste disparate?

És capaz por favor de explicar como é que em Portugal só se compram EVs graças a "esmolas" do Estado? É que eu não vejo...

João Nogueira:
O incentivo terminou, as vendas cairam 2/3 no primeiro trimestre. Se vai continuar assim ninguem sabe ninguem é bruxo, mas não deixa de ser curioso.. não é qualquer coisinha,é uma analise, não ha invenção nenhuma aqui, são factos.

E não vi ninguém desmentir ou querer refutar, antes pelo contrário, vi o Luis Neves a dar uma possível explicação.

O que te incomoda afinal?

João Nogueira:
Todos sabem que os carros eléctricos são mais caros na hora da compra e só quando esses carros eléctricos vencerem SEM incentivos é que terão ganho a guerra. nao tenham a menor duvida porque, por exemplo, com o preço do leaf ou do Ion da para comprar uma carrinha familiar com muito mais espaço e AUTONOMIA.

Falando por mim, que já tive se calhar perto de uma dúzia de carros na vida (caminho para velho), se houve coisa que nunca me preocupou ou foi em tempo algum critério de compra, foi a autonomia. E sinceramente, não conheço quem pense nisso. Desde que dê para a minha utilização, quero lá saber se faço 100, 1000, ou 2000 km por carregamento/depósito! Ou me serve ou não me serve.

Quanto aos preços serem mais caros nos EVs, tendo a discordar, lamento. Um Leaf hoje em dia vende-se ao preço da uva mijona, e mesmo os novos como o Hyundai Ioniq estão perfeitamente dentro do preço de um modelo de combustão equivalente.

Mesmo em viaturas como o Tesla Model S, um carro equivalente em equipamento, espaço e performance é bem mais caro.

Afinal de que falas tu João Nogueira? Que carros são esses tão melhores que o Leaf por exemplo e tão mais baratos?

João Nogueira:
as pessoas estão entusiasmadas com os carros eléctricos porque pensam em poupar dinheiro,

Continuo sem perceber, porque não vejo onde esteja o desacordo, e pela tua escrita parece que está todo o mundo contra ti.

Sim, a maioria compra EVs para poupar, e sabes o que é engraçado é que poupam mesmo!

Tu fazes a mais pequena ideia do que se poupa em combustível e em revisões com um EV? Parece-me que nem procuras saber.

O que interessa a quem faz as contas como deve ser, e devo reconhecer que são muito poucos os que o fazem, é o TCO.

E caro João, o TCO está longe de terminar no valor de compra

Quem é míope ou descuidado e só olha para as belas carrinhas que podia comprar com o dinheiro do Leaf acaba por pagar a visão de curto prazo com as contas da oficina e o combustível que não pára de entrar na carteira. É a vida. Já diziam os meus pais que quem come em chibo não come em bode, e assim há-de ser a vida toda.

Voltando ao tema que já divago, não vejo como pode haver qualquer surpresa, nem como se pode tirar qualquer ilação extraordinária, de ver que quando um imposto de 180% do valor da viatura é retomado, as vendas caem a pique. Estranharia se assim não fosse!

Temos algumas dúvidas que havia gente que só comprava EV pelos apoios? Claro que não, só um imbecil podia não acreditar nisso.

Agora daí, desse reconhecimento mais que factual e natural, até dizer que os EVs só se justificam com subsídios, vai um disparate completo!

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support
João Prates replied on 11 Jun 2017 4:06

Já agora, deixem-me acrescentar alguns exemplos de visões como a do João Nogueira sempre a tentar mandar abaixo que a história tratou de provar serem erradas:

Quando em 2006 comprei o meu primeiro Toyota, o Prius 2G, havia por todo o lado malta a dizer "a e tal isso nunca compensa", a velha história que ainda hoje se ouve de vez em quando "os híbridos são muito mais caros", e a pergunta da praxe "ao fim de quantos kms isso te compensa".

Não foi preciso muito, foi só esperar para 2010 com o Prius 3G, para finalmente praticamente toda a gente reconhecer que afinal um veículo arcaico de combustão interna com o mesmo equipamento, mesmo espaço, mesma performance, ia cair na mesma faixa de preços do 3G.

O resto é história, e se de início quem como eu comprou o 2G, e antes de mim malta como o Alexandre Jesus com o seu 1G, foram pioneiros que compraram por gosto pela tecnologia envolvida, desde pelo menos 2010 que as pessoas passaram a comprar híbrido acima de tudo porque compensava.

Hoje, os híbridos são tantos, e alguns modelos até vendem mais na versão híbrida que na velha de combustão, que é puro common sense comprar um híbrido porque já se sabe a fiabilidade e poupança em manutenções e ausência de avarias ou componentes caros de desgaste.

As pessoas compram híbridos porque ficam mais baratos. Ponto. Nay-sayers haverá sempre, bota-abaixo haverá sempre, so what?

Em 2007/2008 comecei a olhar para as energias renováveis, e a sentir interesse pela tecnologia e produção caseira de energia. Sim o catalizador foi a questão ambiental, mas a poupança futura, com investimento a médio e longo prazo não me assustavam.

Foi então em 2008 que me tornei, fruto do acaso, no primeiro microprodutor em Portugal. Sim, as tarifas feed-in eram escandalosas, 65 cêntimos por kWh, mas bem que me podiam pagar metade ou menos que eu teria entrado a bordo na mesma.

Foi uma área muito subsidiada, até digo demasiado, e o preço a pagar veio depois, com a crise do sector, que me atingiu a Ecowatt como atingiu muitas outras com pesadas perdas fruto de políticas aleatórias. Foi duro.

Mas com os subsídios colocou-se a malta de olho na tecnologia, deixou de ser coisa de geeks, quase toda a gente conhece, as fábricas de módulos e inversores começaram a produzir aos milhões, e hoje, fruto desses subsídios iniciais, temos módulos a rondar os 50 cêntimos por Wp, quando na altura que comprei em 2008 eram 4 a 5 vezes mais caros.

Hoje a Ecowatt desenha, vende e instala centrais de média dimensão em AUTO-CONSUMO, com absolutamente ZERO subsídios, RENTÁVEIS, sem "esmolas" do estado, e ainda somos roubados (quem produz) porque é obrigado a vender o excedente de energia para a rede a preço 10% ABAIXO DO VALOR DE MERCADO, sim, leram bem, o excesso é comprado pela EDP ao produtor ABAIXO DO VALOR DE MERCADO!

Os EVs assim como os PHVs e os HVs antes deles vão pelo mesmo caminho. O que de início teve de ser subsidiado para ser dado a conhecer e "forçar" as pessoas a considerar a hipótese, aos poucos vai mostrando os seus méritos próprios e prova por A+B que não precisa de bengalas nenhumas.

O que se passou na Dinamarca foi simplesmente permitirem a quem não tinha dinheiro para um Auris que pudesse comprar um Model S. Acabou a mama, o que é que esperavam? Isto diz alguma coisa mal dos EVs? Não vejo o quê. Diz que as pessoas são gananciosas por natureza, e que se tiverem um bom negócio o aproveitam.

Quem compraria EV vai continuar a comprar EV, e caro João Nogueira, ninguém nos pára, porque tal como nos híbridos e no fotovoltaico, a onda de mudança já começou, o sismo já ocorreu, e a onda do tsunami já está em marcha.

Para quem tiver onde e como carregar, e tiver rondas diárias dentro da autonomia do veículo pretendido, o TCO de um eléctrico é simplesmente imbatível de toda a maneira, sem qualquer subsídio. E isto caro João, também é um facto.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support
João Ferreira replied on 11 Jun 2017 12:19

com alguma pena não existe a figura de -1 estrela para poder classificar esta noticia.

uma vez mais se verifica o jornalismo de fraca qualidade e tendencioso. Afirmo isto pois no artigo não vi referencia aos valores globais de unidades vendidas na Dinamarca. Quem me diz que a redução do mercado nao foi geral? Onde está escrito que a redução das vendas dos eléctricos resultou no aumento de vendas de veículos "convencionais"???

Falar "meias" verdades é fácil, sustentar a argumentação é que não.

Pior do que o jornalismo saído da revista Maria é mesmo dar importância ao mesmo.

João Nogueira, os teus últimos post parecem saídos da revista Maria, se o teu objectivo é chamar a atenção parabéns conseguiste. Mas pela negativa.

O Prius PT destaca-se do lixo que abunda pela internet fora pelo cuidado em informar, por favor tem isso em mente da proxima vez que clicares no botão "escrever novo post"

Toyota Prius 3G Gpl by AutoGasPower    Spritmonitor.de     Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Page 1 of 2 (12 items) 1 2 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com