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Provável descida da cotação dos diesel no mercado de usados?

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Afonso Henriques replied on 17 Jul 2017 1:52

Carlos Costa:
A questão central nisto tudo é a desinformação! 

Refereste a coisas destas por exemplo?

https://oglobo.globo.com/economia/grandes-petroleiras-percebem-ameaca-de-veiculos-eletricos-21595658

 

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Bruno Almeida replied on 17 Jul 2017 14:15

Boa tarde,

Fugindo a linha de pensamento aqui apresentada (vertente ecológica), queria indicar quer esta situação da descida da cotação dos diesel é um processo natural na "vida" de um produto.

Em Marketing é bem conhecida a "linha da vida" de um produto, muito equiparada a vida de um ser humano, onde nasce, cresce, matura e morre.

O Diesel já entrou na fase de declínio. Quanto tempo durará? Creio que pouco. As alternativas já começam a ser muitas e variadas. A parte da população que vê o diesel como "o melhor motor" já tem e não troca "porque aquilo dura para sempre", as novas gerações são mais informadas, curiosas, diversificadas e aptas a novas tecnologias leia-se mais amigas do ambiente. O meio termo (como nós) vais se atualizando e mudando para melhor.

Ou seja e em resumo, creio que esta "morte" está mais que anunciada e prevista. A única diferença é que por exemplo a Toyota lembrou-se disto em 1997. E a Tesla 2003.

Apenas para citar exemplo de empresas que dentro do seu ramo estão há frente (em latim Prius) no seu tempo e modo de pensar o mercado e todas as suas conjunturas.

Bruno R. Almeida

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,87 kWh/100km

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João Nogueira replied on 17 Jul 2017 15:27

Um amigo meu adquiriu a 3 semanas uma Opel Astra 1.6 cdti, de serviço com 27 mil km e só não comprou a Auris hibrida porque....

porque.....

....a diferença de preço dá para muitos litros de gasóleo.

Mas a machadada final foi quando admitiu que a nível de manutenção o gasóleo fica muito mais caro mas tem uma oficina "de confiança" que lhe faz preços mais baratos.

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Telmo Salgado replied on 17 Jul 2017 15:58

Oh yes, FAP barato, EGR barata, bimassa barato, injetores barato. Muitas coisas baratas... Angel

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João Nogueira replied on 17 Jul 2017 16:11

É daquelas coisas que não dá para perceber sinceramente.

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Pedro Pinto:

Na minha opinião já deveria ter havido um ajuste fiscal no preço dos combustíveis. É incompreensível a vantagem fiscal dada ao diesel. Se a desculpa para tal é o uso profissional, há outras formas de o fazer. São tudo tretas, decisões políticas impostas sei lá por quem ...

Acredito que se o PVP dos combustíveis  fosse igual muita boa gente que compra carros a diesel pensava duas vezes antes de o fazer. Creio que tarde ou mais cedo tal vai acontecer (nivelamento do preço), mas claro que acompanhado de um coro de protestos :/

Nessa altura, a lei da oferta e da procura (no mercado de usados) vai funcionar ...

Concordo.

Sugeri, (talvez neste forum) uma alteração nos preços do gasóleo e gasolina. de uma forma simplista:

A diferença entre os dois rondo os 20 cêntimos.

Em cada 5 litros consumidos em Portugal, são 4 de gasóleo e um de gasolina.

Se o gasóleo aumentasse 5 cêntimos e a gasolina baixa-se 15 cêntimos, os preços ficavam aproximados.

Ou seja, em cada 5 litros o Estado recebia mais 5 cêntimos  ( 4 x 5 - 1 x 15 = 5 )

Se esta alteração fosse feita em 5 meses, com   +0,01 gasóleo e -0,03 na gasolina ninguém dava pelo aumento do gasóleo e o preço da gasolina iria beneficiar muito os híbridos...

É a minha opinião

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Bruno Almeida:

O Diesel já entrou na fase de declínio. Quanto tempo durará? Creio que pouco. As alternativas já começam a ser muitas e variadas. A parte da população que vê o diesel como "o melhor motor" já tem e não troca "porque aquilo dura para sempre", as novas gerações são mais informadas, curiosas, diversificadas e aptas a novas tecnologias leia-se mais amigas do ambiente. O meio termo (como nós) vais se atualizando e mudando para melhor.

Ou seja e em resumo, creio que esta "morte" está mais que anunciada e prevista.

Será que está?

Voltando um pouco atrás no tempo, penso que são bem conhecidas as vantagens do sistema Diesel.

Relembro que uma das vantagens iniciais era a possibilidade de funcionar com óleo vegetal, dando aos agricultores a possibilidade de produzir o seu próprio combustível...    o problema é que com petróleo é possível produzir combustível mais baratos.  Para além da resistência em ambientes húmidos, etc.

O gasóleo tem mais poder energético por litro e menor emissão de CO2...    depois tem outras coisas menos boas, como a gasolina também tem,   mas a simples substituição, de um pelo outro, não poderá levar a um aumento do CO2 emitido?

Pelo menos alguns fabricantes pretendem manter os motores diesel híbridos como uma solução mais ecológica que os híbridos gasolina... será que vão conseguir resolver as questões das partículas e do NOx?

 

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Voltando a questão da fiscalidade

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Afonso Henriques:

(...)

Voltando um pouco atrás no tempo, penso que são bem conhecidas as vantagens do sistema Diesel.

Relembro que uma das vantagens iniciais era a possibilidade de funcionar com óleo vegetal, dando aos agricultores a possibilidade de produzir o seu próprio combustível...    o problema é que com petróleo é possível produzir combustível mais baratos.  Para além da resistência em ambientes húmidos, etc. (...)

Sim e não. O motor diesel era inicialmente posto a funcionar com óleo vegetal, antes da disseminação do gasóleo. Mas os motores Otto também  funcionavam (e funcionam BEM, melhor até que os diesel) com biocombustíveis ou outros alternativos: álcool, gás (metano ou misturas).

Afonso Henriques:

(...)

O gasóleo tem mais poder energético por litro e menor emissão de CO2... depois tem outras coisas menos boas, como a gasolina também tem, mas a simples substituição, de um pelo outro, não poderá levar a um aumento do CO2 emitido?

(...)

 

Errado quanto à menor emissão de CO2. Por cada litro, o diesel emite mais 11% de CO2 (fonte http://people.exeter.ac.uk/TWDavies/energy_conversion/Calculation%20of%20CO2%20emissions%20from%20fuels.htm )

Relembro que a emissão de CO2 a partir de um motor Atkinson com linha de operação bem definida (caso dos HSD), dada a sua eficiência, é melhor que o diesel.

Sim, se houver simples substituição o CO2 pode aumentar porque os motores Otto não possuem o rendimento demonstrado pelos diesel, mas a substituição por HSD é no sentido inverso, melhora em todas as frentes, e sobremaneira nas urbes.

Afonso Henriques:

(...)

Pelo menos alguns fabricantes pretendem manter os motores diesel híbridos como uma solução mais ecológica que os híbridos gasolina... será que vão conseguir resolver as questões das partículas e do NOx?

(...)

Ainda não se verificou nenhum diesel híbrido ser mais ecológico que os híbridos gasolina. As propostas são muito limitadas em dados e resultados - consumos são muito próximos dos correspondetes puros térmicos, mesmo em cidade [vide PSA RXH/3008/DS5 e Mercedes C300/e300bluetechybrid]. E só conseguem resolver as questões das partículas e NOx com os sistemas que se comprovam ser caros e complexos.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

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Telmo Salgado:
Sim e não. O motor diesel era inicialmente posto a funcionar com óleo vegetal, antes da disseminação do gasóleo. Mas os motores Otto também  funcionavam (e funcionam BEM, melhor até que os diesel) com biocombustíveis ou outros alternativos: álcool, gás (metano ou misturas).

Sem duvida, mas os diesel são mais adequados para ambientes difíceis e em carga como é necessário nos tratores.. Tem mais torque a baixa rotação e podem dispensar totalmente eletricidade para funcionar...          mas não é por ai que o gato vai as filhoses...  Smile

Telmo Salgado:
Errado quanto à menor emissão de CO2. Por cada litro, o diesel emite mais 11% de CO2

Mas o litro rende mais e o resultado final por trabalho realizado o diesel emite menos CO2, ou não?

 

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