Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Provável descida da cotação dos diesel no mercado de usados?

rated by 0 users
This post has 148 Replies | 8 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Afonso Henriques:

(..)

Telmo Salgado:
Errado quanto à menor emissão de CO2. Por cada litro, o diesel emite mais 11% de CO2

Mas o litro rende mais e o resultado final por trabalho realizado o diesel emite menos CO2, ou não?

O que eu referi é que para mesmos litros consumidos o diesel emite mais 11% de CO2.

Um motor, como os nossos HSD que consuma o mesmo volume em gasolina que o equivalente diesel, faz melhor 11%.

Na realidade do Otto vs Diesel o consumo de gasolina é muito superior, daí o balanço ser mais favorável ao gasóleo, mas só nessa circunstância de comparação.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 18 Jul 2017 17:13

Um exemplo

Peugeot 3008 hy4 - consumos médios de 5,86l/100km (157g/km CO2)

https://www.spritmonitor.de/de/uebersicht/36-Peugeot/1150-3008.html?fueltype=1&exactmodel=Hybrid&powerunit=2

Toyota Prius + com consumos médios de 5,6/100km (131g/km CO2)

https://www.spritmonitor.de/de/uebersicht/49-Toyota/1288-Prius_Plus.html?powerunit=2

Top 25 Contributor
Plug-In
012_Prius_2G
tcap-support

Telmo Salgado:
Na realidade do Otto vs Diesel o consumo de gasolina é muito superior, daí o balanço ser mais favorável ao gasóleo, mas só nessa circunstância de comparação.

Pois, era essa a comparação que eu me referia.

Já no caso da comparação entre o 3008 e o Prius +, é injusto para o Diesel, já que o sistema hibrido do 3008 parece-me bem inferior ao HSD.

Mas para os fabricantes franceses e outros como a Volvo parece que a hibridização passará também pelos diesel.

Pessoalmente prefiro ligeiros de passageiros a gasolina. Mas já tive muito mais a diesel. E o único carro que me deu uma grande despesa por problemas de motor, foi um 2000cc da opel a gasolina/GPL.

Uma experiência que fiz  quando tinha dois 2000cc, um a gasolina com 136cv aspirado e um gasóleo com 109cv Turbo/intercooler...   os dois a gastar média 9 litros....       em viagem a rebocar a mesma caravana,   o diesel subia para 12l/100...   já o otto subia para 14 l/100, apesar de ter mais cavalos, tinha menos binário e em carga complica

Toyota Prius 2G   Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Afonso Henriques:

(...)

Já no caso da comparação entre o 3008 e o Prius +, é injusto para o Diesel, já que o sistema hibrido do 3008 parece-me bem inferior ao HSD.

Mas para os fabricantes franceses e outros como a Volvo parece que a hibridização passará também pelos diesel.

(...)

Nenhum construtor pode acusar a Toyota de não ter deixado o desenvolvimento correr, aliás a marca libertou os seus fornecedores para que pudessem entrar em negócio com outros. Ser inferior, que concordo, é somente porque as marcas não fizeram qualquer esforço.

http://www.valuewalk.com/2015/01/tesla-now-toyota-opens-patents/

Previously, Toyota licensed its patents for the hybrid drivetrain, but for the first time, the company is offering them royalty-free and opening them up for other industries.

Bem...Não me parece que se possa chamar "hibridização" ao uso de sistemas de 48V, mas sim, os fabricantes europeus vão ainda socorrer-se de diesel por muito tempo, num pacto quase suicida.

Top 25 Contributor
Plug-In
012_Prius_2G
tcap-support

Uma coisa é certa, os novos diesel (e também os otto) serão cada vez mais complexos devido as restrições ambientais e a concorrência dos EV.

Deverá estar para breve os Ice com aproveitamento da energia térmica, com conversor termoelétrico.  e também com a energia da regeneração armazenada em super condensadores...

Serão atrativos, considerando a complexidade e possiveis problemas???   

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Afonso Henriques:

(:..)

Deverá estar para breve os Ice com aproveitamento da energia térmica, com conversor termoelétrico.  e também com a energia da regeneração armazenada em super condensadores...

Serão atrativos, considerando a complexidade e possiveis problemas???   

(...) 

Tens link que possas partilhar? Desconheço desenvolvimentos nesse campo termodinâmico que sejam eficientes a bordo duma viatura.

Top 50 Contributor
Plug-In
000_Flint
tcap-support

As marcas que se deixem de inventar e passem logo para a hibridização/electrificação....

Remember that while it is perfectly acceptable to criticize the content of a post - criticizing the poster is not.
Mean spirited, nasty, snide, sarcastic, hateful, and rude individuals don't warrant or deserve my acknowledgement or respect.

Top 25 Contributor
Plug-In
012_Prius_2G
tcap-support

Telmo Salgado:
Tens link que possas partilhar? Desconheço desenvolvimentos nesse campo termodinâmico que sejam eficientes a bordo duma viatura.

Lembrei-me disto porque em tempos, especialmente em alguns meios académicos, havia a ideia que mais tarde ou mais cedo o aproveitamento do calor da combustão acabaria por ser aproveitado para produção direta de eletricidade. Num carro, poderia substituir o alternador, mas na época, os carros tinham necessidades elétricas bem inferiores as atuais... e o peso mecanico sobre o motor de um alternador era desprezável.

Atualmente vale tudo para otimizar dos motores.

Pelo que me lembro, a tecnologia baseava-se em Telurio e tornou-se conhecida pela aplicação nas missões Apolo.

Pesquisando agora encontrei isto:

http://energiainteligenteufjf.com/uncategorized/transformando-calor-em-energia-eletrica/

Também interessante:

https://www.alphabetenergy.com/thermoelectrics-timeline/

Encontrei agora mais startup's a investir nesta área do que esperava. 

Parece-me que atualmente esta tecnologias terá mais interesse do que antes na otimização de todos os ICE.

Essa otimização dos novos, também vai contribuir para a desvalorização dos atuais, a meu ver.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Ainda não vimos nenhum desses sistemas aplicados em veículos de passageiros, nem em fase testes...

Em ambiente industrial os prazos de payback de sistemas do tipo Rankine Orgânico são muito elevados, e operam em regime contínuo (8mil horas por ano)...para valerem a pena dada a intermitência e taxa de serviço dum carro tenho todas as reservas.

Daí a contribuir para a desvalorização dos atuais ainda é mais distante...

Top 25 Contributor
Plug-In
012_Prius_2G
tcap-support

Pois...   não conheço esses sistemas que referes, mas a aplicação em carros seria de semicondutores...  

São dispositivos que podem ser muito pequenos, podem mesmo ser usados em smartphones e notebooks para aproveitar o aquecimento, criando eletricidade para compensar o consumo.

Embora já exista grandes investimentos em investigação de sistemas de grande escala.

Na timeline que indiquei em cima aparece em 2004 a BMW, GM e outros estando envolvidos no desenvolvimento desta tecnologia...  não faço ideia do estado atual de evolução...  apenas sugeri que nunca como agora foi tão importante a otimização dos automóveis.

Page 11 of 15 (149 items) « First ... < Previous 9 10 11 12 13 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com