Ontem li este artigo que relata um pouco do que está a acontecer na Alemanha, algumas cidades estão constantemente com níveis de partículas poluentes acima do permitido.
https://www.razaoautomovel.com/2017/07/diesel-banir-ou-nao-banir-eis-a-questao
Isto sim, pode vir afectar a valorização dos carros usados consoante estão abrangidos ou não, (refiro-me ao mercado de Portugal)
A minha leitura sobre isto é que não há uma direcção dos governos no sentido de apostar menos no diesel, muito pelo contrário, o diesel na Alemanha é cerca de 30 cêntimos mais barato que a gasolina, ora, o consumidor fica confuso, então polui mais mas é mais barato, não faz sentido.
No artigo diz que muitos milhares de pessoas, para não dizer milhões pelo mundo, trabalham e dependem da industria automóvel diesel.
Uma proibição dos diesel levaria a um forte impacto económico e social. No entanto faz todo o sentido as restrições nas grandes cidades. Por várias razões, muita gente teima em usar o carro para as deslocações de rotina dentro da cidade. Causando mesmo embaraço a circulação de transportes públicos.
Ha vários anos que defendo a proibição de motores térmicos dentro das grandes cidades... A começar pelos taxi's e autocarros. Nos particulares é admissível deslocações esporádicas de quem recorre aos serviços ou comercio da cidade. Mas as deslocações casa/trabalho/casa não deveriam ser permitidas.
Eu resido a 50 kms de Lisboa e conheço várias pessoas que se deslocam diariamente para o interior de Lisboa no seu Diesel... quando existe autocarros que fazem o mesmo percurso via AE, rápido, com wi-fi a bordo e condutor ...
É verdade que os autocarros também são diesel. Poderiam não ser. Mas um autocarros quantos diesel ligeiros substitui?
Mas também há quem opte por usar o autocarro... e nesse caso não precisa de um diesel, optando muitas vezes por um carro a gasolina para os passeios em família ao fim de semana.
Nos stands de usados da região é difícil é encontrar carros que não sejam diesel.
Afonso Henriques: No artigo diz que muitos milhares de pessoas, para não dizer milhões pelo mundo, trabalham e dependem da industria automóvel diesel. (...)
(...)
Também existem muitos milhares de pessoas a trabalhar em minas de carvão, em centrais nucleares, e na indústria petrolífera...
A conversão de atividade é uma lei natural da evolução humana, levando ao abandono crescente de algumas profissões e a criação de outras. Foi assim com os aguadeiros, com os sinaleiros, com os cocheiros, etc.
Afonso Henriques: (...) Nos stands de usados da região é difícil é encontrar carros que não sejam diesel.
Estás mais perto do tema do tópico, a excessiva oferta de carros diesel que são quase impingidos às pessoas, importados às pazadas e que levará por lei natural de procura e oferta a um sucessivo diminuir de valor...
Branca de Neve só 30% são minha autoria...
Planeta:
Ora cá está a noticia da "reação diesel"
http://observador.pt/2017/07/26/a-volkswagen-tem-um-plano-para-salvar-o-diesel/
Houve muito marketing por parte do grupo VW a dizer que se iam afastar dos diesel, porque na realidade nunca abandonaram esta tecnologia nem o investimento em desenvolvimento para veículos ligeiros. Nem o podiam fazer, sob pena de deitarem para o lixo o seu ás de trunfo de décadas...
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/automovel/detalhe/acordo-para-diesel-na-alemanha-e-apenas-o-primeiro-passo
Pois... os diesel vão desvalorizar, mas parece que não vão morrer tão cedo.
Isto já se esperava, quanto a mim. O peso da industria diesel é muito grande na Europa.
Bom dia,
Artigo interessante, com informações relevantes e ainda assim com algumas falhas.
http://www.dn.pt/dinheiro/interior/14-milhoes-de-carros-a-diesel-em-risco-de-nao-poderem-sair-de-portugal-8731942.html?wb48617274=6F4EBFA2
Continuamos a estar na "cauda da Europa" e desta vez a culpa é apenas "nossa" (leia-se a generalidade dos portugueses) que continua a fazer "vista curta" a este problema.
Bruno R. Almeida
PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)
Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,87 kWh/100km
Portugal tem interesse no consumo de Gasóleo.
Mas vamos ver o que nos trás o próximo Orçamento de Estado.
Boas,
Também estou na expectativa, no principio de 2018 necessito de comprar um diesel para uso profissional e cada vez estou mais baralhado.
Feliz proprietário de uma Auris TS Sports 1.8 HSD
Luís Manuel: Boas, Também estou na expectativa, no principio de 2018 necessito de comprar um diesel para uso profissional e cada vez estou mais baralhado.
Porque diesel? Tens os mesmos benefícios de um a GPL.