Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Provável descida da cotação dos diesel no mercado de usados?

rated by 0 users
This post has 148 Replies | 8 Followers

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
006_Insight_2

Luís Miguel:

João Crisóstomo:

Reduzir tudo ao lado financeiro parece - me um retrocesso de mentalidades. Certamente valemos mais que isto 

Crisóstomo 

Em teoria sim, mas na prática, o dinheiro manda e muito. Se o barril de petróleo não tivesse tido o crescimento que teve, a Toyota via-se grega para vender híbridos ou nem sequer os teria desenvolvido. Basta ver o parque automóvel dos países ricos do Médio Oriente para percebermos o que aconteceria cá se a gasolina custasse meia dúzia de patacas.

Infelizmente terá razão. Ainda assim cumpre - nos fazer a diferença nas nossas vidas e, na medida do possível, influenciando aqueles que estão próximos. 

Desde que abracei a solução híbrida,  tenho feito campanha junto de amigos e não só. Para a minha companheira caio no ridículo. Será verdade. Entretanto dou conta que começa a haver uma disponibilidade outrora inexistente. O que me estimula a continuar..

Abraço 

Crisóstomo 

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
006_Insight_2

Afonso H:

O preço será sempre será um fator determinante.

A meu ver, mais que o preço, trata - se de uma questão de mentalidade. E também de confiança, já agora.

O preço dos diesel em segunda mão não é inferior aos híbridos usados. Os encargos em oficina e manutenção também não. Posto isto, porque se insiste? Quanto a mim porque existe uma mentalidade, por inerência uma experiência, que capitalizou confiança neste tipo de veículo.

Os meus amigos, tal como eu, compram sempre usados. A diferença é que eles insistem no diesel e eu transitei para aquilo que considero uma solução de mobilidade ecológica - ou mais ecológica. Porque insistem no diesel? Porque confiam. Depois, apesar das minhas conversas sobre alterações climáticas, na verdade prestam pouca atenção.

Falta - lhes a experiência concreta que adquiri e que é a base da minha confiança nos híbridos . Esta experiência pode ser partilhada mas não pode substituir os anos de prática diesel que todos eles acumularam. Entendo - o perfeitamente e por isso, quando me é possível, e eles estão disponíveis para dar esse passo, convido - os a experimentar o meu amigo de quatro rodas. A maioria recusa, têm receio. Um ou outro, a medo, lá o fazem não sei se por interesse real, se para me serem agradáveis.

Comprei um Insight usado por não ter possibilidade de chegar ao prius 3G que tinha debaixo de olho. A diferença eram 4000€. Não são grandes valores mas, para quem vive de uma pensão, tudo conta. Para os meus amigos a minha escolha foi um enorme passo de coragem. Já para mim foi apenas o passo seguinte, e natural, num caminho que desde sempre sigo. 

Na semana passada soube que o dentista onde costumo arranjar a placa andava para comprar um usado. Aproveitando a ocasião levei - lhe as minhas pesquisas sobre os híbridos. Ontem telefonou a perguntar onde tinha comprado o Insight. Talvez me engane mas creio que os nossos amigos ecológicoos ganharam mais um adepto. 

Abraço 

Crisóstomo 

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Há também outro fator que muitas vezes passa despercebido: o ruído e vibração.

Tive oportunidade (se é que deveria chamar isso) de andar como passageiro num recente BMW 116d. Ao que parece é um tricilíndrico. Mas por mais que o construtor tente esconder, abafar e insonorizar, ele está lá. A 100-110km/h em 6ªvelocidade o MCI rola a cerca de 1500rpm, e nota-se bastante bem a vibração interior, mais forte ou mais ténue consoante a carga. Quando faz o start-stop irrita profundamente, como também irrita a sua sonoridade se o sistema for inibido, porque o ralenti de um diesel é uma castanholada inconfundível, um ponto incontornável de desconforto no ciclo urbano.

À medida que os carros envelhecem, isto só piora. À medida que as pessoas vão contactando com híbridos e elétricos, também vão elevando as suas expectativas. Penso que o futuro não será brilhante em termos de aceitação no mercado de usados, mas sei que haverá sempre uns faquires que gostam de sofrer e ficarão com as sobras.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
Clube 1100 km
tcap-support

How to get rid of dirty diesels on city roads

Analysis of diesel restriction measures in European cities to date

March 2018

Ler mais aqui

Sempre a 'postar' para partilhar... e a ler para aprender!

Pedro B Luís

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 21 Mar 2018 10:57

Outra notícia interessante, novamente pelos escritos atabalhoados...

https://observador.pt/2018/03/20/novo-renault-clio-nao-vai-ter-diesel-mas-compensa/

Por outro lado, as unidades a gasolina, com três cilindros para serem mais leves e compactas, sopradas por um turbocompressor, conseguem atingir consumos muito similares, contanto que se mantenha um ritmo civilizado.

A sério? O Clio 0.9TCe tem consumos médios de 6,3...

https://www.spritmonitor.de/en/overview/41-Renault/368-Clio.html?exactmodel=0.9%20TCe&powerunit=2

A estratégia da Renault passará naturalmente por electrificar o futuro Clio, não com versões Mild Hybrid como ensaiou para o Scénic e que rapidamente decidiu não estender ao resto dos modelos, mas com sistemas híbridos em que o pequeno motor a gasolina surge amparado por um sistema bateria/motor eléctrico a 48V, o que permite usufruir de mais potência do que a solução tradicional a 12V.

Uau, o motor a gasolina amparado por 48V é mais que um Mild Hybrid? E os "nossos" Yaris HSD com 190V são SUPER HÍBRIDOS?

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support
Carlos Costa replied on 21 Mar 2018 13:14

Parece que todos os construtores estão empenhados em abandonar o diesel, e ainda bem. Não vejo é alternativas válidas a gasolina, a não ser o HSD da Toyota e um ou outro motor mais evoluído. Este TCe não consegue competir com um Yaris HSD, em performance e em consumo, e continua a ser uma fonte potencial de problemas (basta ouvir a palavra turbo...). Não vejo, por exemplo, familiares de 7 lugares a gastar entre 4 e 5 litros aos 100km, como o Prius +... e poderia dar mais exemplos.

Telmo Salgado:
Uau, o motor a gasolina amparado por 48V é mais que um Mild Hybrid? E os "nossos" Yaris HSD com 190V são SUPER HÍBRIDOS?

É quase um WRC! 

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support
Bruno Almeida replied on 21 Mar 2018 16:38

Carlos Costa:
continua a ser uma fonte potencial de problemas (basta ouvir a palavra turbo...).

E não só!

Ninguém relata mas tenho tido informações diretas que caixa de velocidades com mais de 100.000km estão todas a apresentar desgaste anormal de peças, de tal forma que precisam de ser recondicionadas ou substituídas.

(Meu querido Prius 2G que com 168.000km estava "quase" novo)

Bruno R. Almeida

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 13.28 kWh/100km

Top 75 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
006_Insight_2

Bruno Almeida:

Carlos Costa:
continua a ser uma fonte potencial de problemas (basta ouvir a palavra turbo...).

E não só!

Ninguém relata mas tenho tido informações diretas que caixa de velocidades com mais de 100.000km estão todas a apresentar desgaste anormal de peças, de tal forma que precisam de ser recondicionadas ou substituídas.

(Meu querido Prius 2G que com 168.000km estava "quase" novo)

Bruno R. Almeida

Boa noite, 

O meu Mercedes quando o vendi tinha quase 498.000 km e a caixa automática nunca deu problemas. Mas se calhar tive sorte. Ou então era por o carro ser de 2001. A série seguinte tinha problemas sérios, segundo me disseram. 

Abraço 

Crisóstomo 

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

https://eco.pt/2018/05/28/comissao-europeia-diz-que-os-carros-a-diesel-estao-acabados/

Ora cá está, mesmo que seja uma voz na imensa equipa de políticos com responsabilidade e que se tem revelado permeável aos interesses.

Como se não chegasse aqui vai mais um prego no caixão:

https://sputniknews.com/business/201805261064846816-Mercedes-May-Recall-600000-autos/

Page 15 of 15 (149 items) « First ... < Previous 11 12 13 14 15 | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com