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Provável descida da cotação dos diesel no mercado de usados?

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João Nogueira replied on 7 Jul 2017 15:13

Se perderem umas boas horas a ver valores de Prius usados nos stands, virtuais ou não, irao aperceber-se que....um Prius em 2ª mão é CA-RI-SSI-MO! Tenho visto autenticos valores pornograficos nos 2G que até arrepia a espinha.

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Afonso Henriques:

Ok, não concordas, então explica lá a tua opinião....

Achas que um PHV desvaloriza menos que um HV?

Porquê?

Não precisas dar links...   quero a tua opinião.

Estás a ver a questão pelo lado inverso.

Na minha lógica quando alguém escreve isto:

Afonso Henriques:

(...)

São na verdade esses preços elevados de componentes que fazem cair bastante o valor dos usados. Por exemplo a desvalorização dos Plug in é superior aos híbridos normais exatamente pelo receio dos custos mais elevados dos componentes de substituição. (...)

está a fazê-lo com dados que eu posso eventualmente não ter. Por isso pedi fonte.

A desvalorização, na minha opinião, não é afetada por estes componentes, porque a bateria é garantida por 10 anos na Toyota. Eventualmente o PHV até desvalorizará menos porque a sua utilização pode ser francamente menos custosa que um HV, por via de muito menor consumo de combustível.

Ao contrário do pressuposto deste tópico, relativamente aos diesel, é que os componentes/equipamentos abrangido por garantia das marcas, e geralmente (ou por lei) apenas por 2 anos. E nalguns casos, como os das embraiagens e bi-massas, não assumidos.

 

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

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Cruzei-me com um Prius 2G de 2007 com menos de 140 mil k e a pedirem 10 mil euros, tendo em conta que a bateria perde a garantia este ano, eu acho que por esse preço nao compensa o 2G mas sim o 3G com um pouco mais de dinheiro. E mesmo assim comprar a primeira ediçao que saiu em 2009 ja so se tem 2 anos de garantia da bateria e nao custara 1600 euros como no 2G. A resposta do stand foi muito célere: o problema dos hibridos é se a bateria avaria.E eles encaminham logo para um fumarento normal. A impressao que fiquei é que o ideal é comprar um hibrido com 5 anos ou ainda menos para se usufruir da garantia da bateria. 

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Telmo Salgado:
A desvalorização, na minha opinião, não é afetada por estes componentes, porque a bateria é garantida por 10 anos na Toyota. Eventualmente o PHV até desvalorizará menos porque a sua utilização pode ser francamente menos custosa que um HV, por via de muito menor consumo de combustível.

O menor consumo de combustível é uma vantagem e que naturalmente reduz a desvalorização.  Como sabemos é essa a razão de os diesel desvalorizarem menos...  

No caso do PHV, como disse, a questão não se podem já, em carros com garantia...   o problema é no final da garantia.

Mas mesmo assim, pensa comigo:

Imagina que compro hoje um Prius PHV por 20 mil euros e 5 anos.    No meu tipo de utilização permitiria-me usar talvez 90% apenas eletricidade. Faço deslocações frequentes num raio de 10 kms onde tenho pontos de carga meus e públicos.  Ou seja, custo de combustível baixo.  Pelo menos durante 5 anos não teria de me preocupar em substituir as baterias, exceto se a perda de autonomia se tornasse muito significativa. Não sei se a garantia cobre isso.

A questão é: no final dos 5 anos, decido vender, já sem garantia. Então qual será o valor que alguém estará disposto a pagar pelo carro?

Se for 10 mil euros, dá uma desvalorização elevada para carro usado nos meus parâmetros.   Ou seja, 2 mil por ano em média.

Mas consigo vender um carro destes por 10 mil euros sem garantia sabendo o comprador que terá provavelmente que substituir a bateria?

Ou colocando a questão de outra maneira: comprava eu um carro destes com 10 anos por 10 mil euros, sabendo que a bateria não custará menos de 3 mil euros na melhor das hipóteses?    NÃO

 

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João Nogueira:

Cruzei-me com um Prius 2G de 2007 com menos de 140 mil k e a pedirem 10 mil euros, tendo em conta que a bateria perde a garantia este ano, eu acho que por esse preço nao compensa o 2G mas sim o 3G com um pouco mais de dinheiro. E mesmo assim comprar a primeira ediçao que saiu em 2009 ja so se tem 2 anos de garantia da bateria e nao custara 1600 euros como no 2G. A resposta do stand foi muito célere: o problema dos hibridos é se a bateria avaria.E eles encaminham logo para um fumarento normal. A impressao que fiquei é que o ideal é comprar um hibrido com 5 anos ou ainda menos para se usufruir da garantia da bateria. 

Esta questão do valor de usados, é algo que tenho dado alguma atenção.  Nos últimos 15 anos comprei e vendi vários carros (apenas dois novos), mantendo seis carros em simultâneo...   Só recentemente deixei-me disso. Tenho apenas 3 agora.

Não por uma questão de negócio, mas sim de carolice...   clássicos ou não, todos para uso diário. E nunca vendi nenhum com lucro, embora tenha vendido alguns por preço superior a compra. Mas foram escolhidos não por uma questão de investimento, mas sim de gosto pessoal ou necessidades.

Em qualquer carro a desvalorização dos primeiros anos é maior, decrescendo progressivamente...

há para cada modelo uma idade ideal de compra. Em que a desvalorização abrando bastante, sem que as despesas de reparação aumentem os custos.

Por estas razões, para mim os diesel dos últimos 10 anos com turbos, intercoolers, injectores bomba, embraiagens bi-massa, etc...    não valem nada.

No caso concreto do meu Prius, acreditei o ano passado que teria comprado no momento certo. Em números redondos o antigo dono suportou a desvalorização media mensal de 240 euros.  (24 000,00 euros em 100 meses).

Neste momento, um ano depois e 20 mil kms feitos, julgo que conseguiria vender por mais do que comprei.   Mas graças a vários fatores: a previsível procura destes carros híbridos, a falta de oferta, a fiabilidade Toyota mais que comprovada, o relativo baixo custo da bateria de substituição, etc.

Por isso João, acho que se procurares bem consegues encontrar um bom 2G por um preço justo....  inclusive adaptados com Kit GPL novo. O que permite consumos muito aproximados aos EV quando estes pagarem a energia.

Uma curiosidade minha:  dizes que a bateria do 3G não custa 1600 euros.  Sabes o preço?

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Não faço a minima ideia mas tenho a certeza que será mais cara que a do 2G.

Se fosse um gajo endinheirado, comprava um Prius 2G ja fora da garantia e se a bateria entregasse a alma ao criador eu pagaria os tais 1600 euros pela nova mas....e se depois essa bateria morre ao fim de dois anos? Ja procurei e apesar de saber que deve haver, nao encontro dados na net da longevidade de uma 2ª bateria num Prius. Embora tenha a certeza que irá durar pelo menos 5 anos, senao mesmo 10 anos. Mas futurologia não é comigo e portanto torna-se arriscado comprar um hibrido em 2ª mão fora de garantia. Tal como alguem me disse uma vez, os hibridos são os toyotas mais ironicos pois deveriam durar uma vida  e ao fim de 10 anos podemos ficar com o "menino nas mãos."

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João Nogueira:

Cruzei-me com um Prius 2G de 2007 com menos de 140 mil k e a pedirem 10 mil euros, tendo em conta que a bateria perde a garantia este ano, eu acho que por esse preço nao compensa o 2G mas sim o 3G com um pouco mais de dinheiro. E mesmo assim comprar a primeira ediçao que saiu em 2009 ja so se tem 2 anos de garantia da bateria e nao custara 1600 euros como no 2G. A resposta do stand foi muito célere: o problema dos hibridos é se a bateria avaria.E eles encaminham logo para um fumarento normal. A impressao que fiquei é que o ideal é comprar um hibrido com 5 anos ou ainda menos para se usufruir da garantia da bateria. 

Concordo que é caro e a diferença para um 3G mínima. Como em tudo, pedir é livre mas vender é outra coisa.

Não posso é de deixar de comentar a tirada do stand. Então o problema dos híbridos é se avaria a bateria num carro coo 10 anos e 150 a 200 mil km, o que dá uma despesa conhecida de 1600€? Isso quer dizer que é melhor a alternativa de um diesel de idade e km equivalentes, onde por acaso o turbo, injetores, caixa, embraiagem, maf, fap e outras preciosidades têm uma probabibilidade bem maior de pifarem e com custos bem superiores?

Só pode ser anedota dizer uma coisa dessas. Ou então interesse em ter mais um cliente a pagar uma boa renda à oficina. 

p.s. - p preço da bateria do 3G é idêntico.

 

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Afonso Henriques:

Se for 10 mil euros, dá uma desvalorização elevada para carro usado nos meus parâmetros.   Ou seja, 2 mil por ano em média.

Se para ti uma desvalorização de 2.000€ por ano em média é demasiado, a lógica é defensável.

Esperoi é que tenhas consciência que a maioria das pessoas suporta desvalorizações muito mais elevadas como padrão normal, e como tal para essa maioria de pessoas o negócio ruinoso que descreves seria na verdade um excelente negócio.

Um PHV por 2.000€/ano...Surprise

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João Nogueira:

Não faço a minima ideia mas tenho a certeza que será mais cara que a do 2G.

Se fosse um gajo endinheirado, comprava um Prius 2G ja fora da garantia e se a bateria entregasse a alma ao criador eu pagaria os tais 1600 euros pela nova mas....e se depois essa bateria morre ao fim de dois anos? Ja procurei e apesar de saber que deve haver, nao encontro dados na net da longevidade de uma 2ª bateria num Prius. Embora tenha a certeza que irá durar pelo menos 5 anos, senao mesmo 10 anos. Mas futurologia não é comigo e portanto torna-se arriscado comprar um hibrido em 2ª mão fora de garantia. Tal como alguem me disse uma vez, os hibridos são os toyotas mais ironicos pois deveriam durar uma vida  e ao fim de 10 anos podemos ficar com o "menino nas mãos."

Pelo amor da santa, mas quem é que disse que a bateria do Prius se estraga ao fim de 10 anos? A marca dar essa garantia tem alguma coisa a ver com a longevidade?

O que há mais por aí são baterias com mais de 10 anos a funcionar perfeitamente.

E porque é que substituir uma peça de 1600€ é um drama num híbrido, e se forem 2.000 ou mais em injetores num diesel já pelos vistos é normal?

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Caro Luis Neves, acredita se quiseres, é me indiferente. Eu vi e falei com a pessoa responsavel pelo stand. E já nas Caldas da Rainha quando tentei encomendar um hibrido, foi me dito que "não arranjamos híbridos por causa das baterias": Ou "vai ter problemas quando acabar a garantia".Não sou eu que vou abrir a cabeça dos vendedores. Façam o seguinte exercicio, passem por um stand a beira da estrada e perguntem por carros hibridos e oiçam o que vão vos responder.

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