Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Leaf 2018 com e-Pedal

rated by 0 users
This post has 26 Replies | 4 Followers

Top 75 Contributor
Full Hybrid
017_Prius_4G_PHV
tcap-support

Prius PHV 4G:

• Lisboa/Porto: 1 etapa 
  • Lisboa/Algarve: 1 etapa
  • Algarve/Porto: 1 etapa
  • Lisboa/Coímbra: 1 etapa
  • Lisboa/Évora: ir e voltar (várias vezes)

Não levem a mal, só estou a ser um pouquinho Devil.

Deep Blue (Toyota Prius 4G PHV)  Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Smile

E em cidade gasta menos eletrões que o Leaf...Devil

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Claro, um PHV.... Faz imenso sentido. Já dizia a Toyota.

Mas um EV faz essas mesmas viagens com bastantes menos euros e emissões. E um EV também é mais barato, por muito que estejam brutalmente caros, e apesar do papão do custo das baterias. Até diria, quando mais viagens dessas, mais compensa.

Já atravessar Espanha, um passeio pela Europa, etc... isso tornar-se-ia penoso.

Mas a minha conclusão era que o aparecimento de carros com bateria de 40kWh não torna automaticamente a geração dos 30 obsoleta. Faz-se a mesma coisa, mais ou menos. A diferença é mais psicológica. E uma bateria pequena pesa menos e com sorte há de custar menos na hora de trocar (quer por desgaste natural, quer por acidente).

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 75 Contributor
Full Hybrid
017_Prius_4G_PHV
tcap-support

Miguel Ramos:
Mas um EV faz essas mesmas viagens com bastantes menos euros e emissões.

Em boa verdade, se formos a pé também fazemos as mesmas viagens com menos euros e emissões Devil.

Este fim de semana tenho, por razões de ordem familiar, ir da margem sul ao Porto, seguir para a Beira Baixa, voltar ao Porto e retornar à margem sul, num total de 963km. Em "modo Fórmula-E" precisaria de 4 Leaf estrategicamente colocados para fazer a viagem sem parar para "reabastecer" Stick out tongue. Parando para reabastecer, teria de acrescentar provavelmente mais meio dia de viagem (isto se os postos de carregamento no interior estivessem todos operacionais).

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Ramos replied on 7 Sep 2017 10:31

Não, a pé, não! Eu estava a falar de viagens em AE a 120km/h.

Claro que um PHV é muito mais prático para essas situações. Mas essa viagem não vai ser toda no mesmo dia, pois não? Isso parece ir e voltar, portanto são 482km. Ou seja, é verdade que os EV têm limitações, mas acho que isso dava para fazer com uma paragem num PCR a caminho do Porto, apanhar alguém no Porto, outra paragem num PCR no Porto, e depois 170km até à Beira Baixa sem problemas, onde apenas bastaria carregar durante a noite numa tomada normal a 10A. Se o Porto não ficasse mais ou menos a 2/3 do total do percurso, talvez fosse mais complicado.

Foram duas paragens de 30 minutos, num caminho de 482km. Parece-me saudável. Se fosse um percurso Beja/Bragança, não sei....

Convém pensar bem antes de casar com uma pessoa.

Para mim, que as viagens frequentes são Margem Sul/Faro, dá. O único problema é a mania de porem os PCR na auto-estrada. Eu costumo ir pela estrada.

NOTA para os moderadores: Há dois tópicos sobre o Nissan Leaf de 2018. Eu deixava a sugestão de os juntar.

Top 75 Contributor
Full Hybrid
017_Prius_4G_PHV
tcap-support

Bem, não sou "fan boy" do PHV que até considero ser uma solução interessante apenas neste período de transição entre os motores de combustão e a mobilidade elétrica/hidrogénio/outra.

Mas quando temos de ir ao interior do país e voltar no mesmo dia, como é o meu caso, as coisas ficariam complicadas com um EV. Com o PHV, esta noite vou dormir descansado Smile.

Top 150 Contributor
Mild-Hybrid
013_Prius_3G

Sobre a capacidade das baterias, na minha opinião há outro factor que é o numero de ciclos, ou seja, uma bateria maior irá fazer um menor numero de ciclos para a vida útil do carro, ora, por outras palavras, uma bateria de menor capacidade irá degradar-se mais rapidamente que uma de maior capacidade.

Nota que não tenho nenhum apoio cientifico, apenas estou a usar a lógica de que a degradação das baterias é por ciclo e um ciclo de uma bateria de maior capacidade faz mais quilómetros.

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Acho que tens razão. Deve significar menor degradação, sim. Aliás, bem sabemos que quanto mais capacidade reservamos (em cima e em baixo), menor o desgaste da bateria.

Porém, se o carro bebe muito, como este bebe porque não o quiseram fazer mais aerodinâmico, então o número de ciclos e o desgaste também vai ser maior. Tal como na questão do alcance, os dois números jogam em conjunto.

Daí, grosso modo, se compararmos com o Ioniq:

• 40kWh vs 28kWh mais 40% de capacidade da bateria
  • 16,7kWh/100km vs 14kWh/100km mais 20% de consumo no teste EPA
  • 240km vs 200km mais 20% de alcance
Sem esquecer que mesmo o teste EPA subestima as velocidades, e portanto subestima o peso da aerodinâmica no consumo do veículo. Para quem tenha de usar de velocidade com frequência, esta comparação pode pender ainda menos para o Leaf.

Daí também, poderíamos dizer menos 20% de utilização da bateria. Sendo que o reverso é não ter um TMS activo como tem o Ioniq, além de que o Ioniq está preparado para carregar a 100kW (se carregar a 50kW certamente o TMS não está a ser usado na máxima potência). Será mesmo menor o desgaste?

Depois, uma bateria maior tem sempre o inconveniente do peso, e eventualmente do preço, que também se aplica se tiver de ser trocada por acidente.

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Miguel Ramos:
40kWh vs 28kWh mais 40% de capacidade da bateria

40 vs. 30 Wink

Ou se queres falar de capacidade util, são uns 37 vs 28.

Vejo muita critica e comparação com o Ioniq, mas há uma coisa que se estão a esquecer: disponibilidade e preço.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support
Luis Neves replied on 7 Sep 2017 21:49

Meus caros, continuem por favor a discussão no tópico geral sobre o Leaf 2 - este é sobre o e-pedal.

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Page 2 of 3 (27 items) < Previous 1 2 3 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com