Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de bordo do White Pearl - Prius 4G PHV - Luís Neves

rated by 0 users
This post has 240 Replies | 15 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support
Luis Neves replied on 2 Jan 2019 21:19

Bom, e hoje a coisa ia correndo mal....Big Smile

Ida ao Algarve partindo com depósito cheio, ainda andou uns km por lá com o MCI, e regresso a Coimbra. Fiz as contas e a coisa parecia apertada, mas como sempre viável. Falo de 900 km de autoestrada e mais uns quilómetros de nacionais. 

Faltavam 160 km para Coimbra quando a reserva acendeu. 140 km é confortável, mas 160 pareceu muito à justa, pelo que daí em diante abrandei um pouco o ritmo, mais para os 110-115. Mas tinha a Serra de Aire pela frente. A uns 40 km de casa fiz uma conta mental ao trip A (total km percorridos + km restante, consumo médio, acrescentei 3 décimas) e deu...45 litros. Brrrrr....mas lá continuei. 

Guardei os 13% de carga da bateria restante para os 10 km de ligação após sair da autoestrada, gastei metade e prossegui com o MCI e deixei 6% remanescente para alguma emergência. Quando chego a 800 metros de minha casa, numa subida de 200m, carrego no acelerador e nada de consumo instantâneo...acabou-se a gasosa! Felizmente os 6% de bateria restantes foram suficientes para chegar a casa, meter a carregar e depois ir até uma bomba atestar! Angel

Por azar a bomba do costume estava fechada para descarregar combustível e tive de ir a outra que tinha funcionário. Como seria de esperar mal a pistola deu o primeiro aviso parou logo, pelo que fiquei sem saber qual a volumetria que efetivamente cabia no depósito. 

Ora isto é que é à justa! Chegar a casa sem gasosa e com 3% de bateria após 460 km! Devil

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
021_Auris_HSD_1G
tcap-support
William Esteves replied on 2 Jan 2019 22:41

Luis, pelo SpritMonitor o teu ultimo atesto foi abaixo de 4L com AE e um carregamento talvez! Surprise

Gostei especialmente da parte "...abrandei um pouco o ritmo, mais para os 110-115...", bem, pondo as coisas em prespectiva no meu Avensis em AE (Porto-Mirandela e Porto-Braga) não posso passar os 110km/h para não subir dos 7L/100km Stick out tongue

É de facto uma máquina incrível.

1999 Avensis T22 (3S-FE)

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support
Luis Neves replied on 2 Jan 2019 22:54

Incluiu uns 160 km em EV lá pelo sul...cortesia de uma extensão de 20 metros e alguma sorte em não ter o lugar de estacionamento onde ela chega ocupado.  

Para baixo fiz 4,3 quase todo o tempo a 120, para cima fiz os mesmos 4,3 até acender a reserva, depois nos 160 km finais foram 4,0 certos. Para valores reais há que acrescentar 2 a 3 décimas. Não deixa de ser muito bom...

No Algarve também tive um episódio curioso. Fui visitar um monte com excelentes vistas - o Monte de S. Miguel, altitude 411 m. Cheguei lá com a bateria vazia. À saída o GPS indicava 16 km até casa. Monte abaixo, sempre a regenerar, 2%, 5%, 10%...quando chegou à planície ia com 15% de bateria. Depois foi rolar em plano com calma e chegada com 1% restantes. Em suma, 16 km percorridos apenas com energia potencial...Angel

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Big Smile

Parar numa bomba de gasolina e atestar seria demasiado fácil! Qualquer um o podia fazer...

Isso é que foi um fim de semana cheio de adrenalina!

Luis Neves:

o Monte de S. Miguel, altitude 411 m.

Que eu vejo da janela do meu quarto... É engraçado, todos os montes, cerros, têm mais ou menos a mesma altitude, numa extensão muito grande na região central do Algarve... desde o mar até ao Alentejo...

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 50 Contributor
Full Hybrid
031_Yaris_HSD
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Grande máquina!

É curioso que quando testei/estreei o Prius PHEV, no stand disseram-me que sem gasolina o carro não andava...

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Anda...mas devo dizer que ao ligar o carro apareceu-me um aviso amarelo com indicação de "Problema no sistema hibrido". Insisti um par de vezes e lá se resolveu a "pegar". 

Top 50 Contributor
Full Hybrid
031_Yaris_HSD
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Ok, então teriam alguma razão. 

Podes ter conseguido ligar o carro... com sorte. O que interessa é que correu bem. Mas se calhar deixar o aviso para não contar com o EV, não tendo gasolina, não achas Luis?

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Claro que isto é irrelevante para os condutores normais, mas de facto para maluquinhos dava jeito os HSD virem equipados com um avisador adicional de fim de gasolina...Big Smile

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support
Luis Neves replied on 25 Jan 2019 14:40

E eis que o white pearl foi à revisão dos 45.000 km. Rodou os pneus e nada mais a assinalar, que não seja o facto de ter sido colocado óleo 0W20 a um custo similar ao do 5W30 que normalmente solicitava. Parece fazer parte do procedimento pois nem me ocorreu mencionar isso.

Se por um lado é bom não se passar nada, por outro custa um bocado ir às revisões. Veja-se que entre a dos 30.000 e a dos 45.000 passaram apenas 8 meses, nos quais o MCI trabalhou 7.500km (tenho um rácio exato de 50% em EV). Não compreendo que os planos de manutenção sejam iguais entre os fumarentos e os híbridos, e ainda se compreende menos que seja igual para um plug-in. Deitar fora um óleo de alta qualidade ao fim de 8 meses e 7.500 km é um atropelo ambiental inqualificável. 

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
110_CT200h
tcap-support

Tens toda a razão Luis...incompreensível!

Lexus CT200h

Page 23 of 25 (241 items) « First ... < Previous 21 22 23 24 25 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com