Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Diário de bordo do White Pearl - Prius 4G PHV - Luís Neves

rated by 0 users
This post has 240 Replies | 15 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Esqueci-me de dizer: foi feita uma campanha de serviço de acordo com o que já foi aqui reportado. Nunca recebi carta sobre o assunto.

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support
Luis Neves replied on 20 Jun 2019 14:13

Depois de uns tempos sem nada de especial a relatar, finalmente é possível sacudir o pó do DB com uma pequena aventura à "Pé Leve".

Tendo de fazer o trajeto Coimbra-Tavira, não tendo pressa especial e viajando sózinho, resolvi esticar o white pearl para ver até onde conseguia esticar o consumo. Ora então aqui vai o relato da viagem.

Saída naturalmente com a bateria a 100%.

Os primeiros 10 km são estradas secundárias e IC2 (zona de baixa velocidade), feitos sempre em EV. Entrada na A1 com a bateria ainda a 90%. A partir de aqui passagem a um ritmo na casa dos 95-100 km/h em modo HV, preservando a bateria, mas usando todas as zonas planas e a descer para usar o modo elétrico. Como sempre, as subidas da Serra de Aire e dos Candeeiros a tornarem a vida difícil, geridas com uma velocidade ligeiramente inferior e com a média a chegar aos 3,5 litros/100 km, tendo conseguido recuperar nas descidas até aos 3.0 que exibia antes do início das serranias.

Circular de Santarém em EV de novo na casa dos 90-100 km/h e entrada na A13, onde pouco depois fiz o primeiro registo: 

A bateria ainda estava preservada nos 72% e com alguns km EV em torno de Santarém a média tinha baixado para os 2.8 l/100.

O objetivo confesso da viagem estava a começar a ser o de chegar com um consumo abaixo dos 3 litros...

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support
Luis Neves replied on 20 Jun 2019 19:10

A A13 apesar de não atravessar grandes serranias é tudo menos plana, pelo que levanta algumas dificuldades no que respeita a consumos nos constantes pequenos mas longos declives. Chegada ao nó da Marateca, e pouco depois uma paragem na área de serviço de Álcacer, sensivelmente a meio do caminho, para reabastecer...o condutor. Big Smile

Como era de esperar, a coisa tinha piorado um pouco, com a média a subir para os 3,0 l/100 km. No entanto a bateria estava com o mesmo nível de carga e pronta a dar uma boa ajuda mais adiante.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support
Luis Neves replied on 20 Jun 2019 19:27

Continuação algumas dezenas de km pela A2 até um pouco a sul de Grândola, onde passei para o IC2.

Foram uns 120 km até reentrar na A2 em S. Bartolomeu de Messines, em geral a ritmo razoável (90-100, muito semelhente ao da autoestrada), mas com algumas reduções em povoações/semáforos. Aqui foi aproveitar a bateria, naturalmente. Os últimos 60 km, a partir de Ourique, são especialmente difíceis com a travessia das serranias algarvias. Foi preciso ter o pé muito leve nas subidas e depois aproveitar bem para andar à vela nas descidas (e por vezes recuperar alguma carga). Foram muitos km com a bateria entre os 2 e os 6%, evitando sempre que esgotasse por completo.

A missão, que parecia impossível, não correu mal. Após as portagens de Paderne a média mantinha-se nos 2,8:

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support
Luis Neves replied on 20 Jun 2019 19:40

Bom, chegado à Via do Infante as coisas contiuaram a não ser fácies. A bateria já tinha ido, e o trajeto é um constante sobre e desce. É fabuloso como o PHV nestas velocidades de 80-100 km/h consegue ter capacidade para rolar e manter a velocidade em plano um par de km até precisar do MCI ou de uma descida para recarregar. Várias vezes o consumo passou a 2,9 e várias vezes logo de seguida aproveitando os declives recuperou para os 2,8.

Chegando à saída da Via do Infante para Tavira nos 2,8, já se sabia que o alvo estava atingido, pois os últimos 10 km são tendencialmente a descer e favoráveis a andar em EV. Assim aconteceu, ainda que não tendo sido distância suficiente para baixar mais uma décima. Eis o resultado final:

A foto foi tirada já parado na entrada do parque de estacionamento, enquanto procurava o cartão e registava o CB a velocidade média baixou de 83 para 82 km/h. Lembro que o CB do Prius indica os valores reais, pelo que corresponde a uns 88 km/h se pensarmos no registo do velocímetro. Tendo em conta alguns pontos de redução de velocidade no trajeto, bate com a circulação essencialmente entre os 90 e os 100 km/h.

Quanto ao consumo, pois, foram 2,8 l/100 km. Quase o mesmo que fiz em tempos com o mítico IH, alguns ainda são capazes de se lembrar da média real de 2,9 l/100 e dos 1628 km com um depósito...aqui terá sido mais uma décima no consumo real, mas a velocidade média foi o dobro!

E pronto, assim se fazem 470 km com 14 litros de gasolina...e, reparem bem, 263 km em EV num carro com alcance de 40-50 km! Quase o range de um Kauai...Big Smile 

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
021_Auris_HSD_1G
tcap-support
William Esteves replied on 21 Jun 2019 9:35

Impressão minha ou foram 469km de muita AE, e apenas com a carga que tinhas de casa?

Gostei especialmente da parte do "a coisa tinha piorado um pouco, com a média a subir para os 3,0 l/100 km"... Bem, um bêbado, um autentico bêbado! Stick out tongue

1999 Avensis T22 (3S-FE)

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support
Bruno Almeida replied on 21 Jun 2019 10:08

Bom dia,

São relatos como este que às vezes me fazem duvidar que tenha feito um compra racional com o Rei Zoom! 56% de toda a viagem em modo EV, quando a percentagem de AE foi enorme! Imagino o mesmo nas minhas voltinhas diárias! Onde iria parar esse rácio!

Do outro lado da moeda, o custo do combustível no Rei Zoom é sempre mais barato, ainda posso usufruir da isenção do estacionamento em Lisboa e tenho regalias (desconto superior) por usar a ViaCard na Ponte 25 de Abril.

Esta *** das paixões............

Bruno R. Almeida

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,87 kWh/100km

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

William Esteves:

Impressão minha ou foram 469km de muita AE, e apenas com a carga que tinhas de casa?

Gostei especialmente da parte do "a coisa tinha piorado um pouco, com a média a subir para os 3,0 l/100 km"... Bem, um bêbado, um autentico bêbado! Stick out tongue

Sim, ca. 130 km de ICs, 330 de AE e 10 km de nacionais. Apenas com a carga com que saiu, parei só 20 minutos em Alcácer para comer alguma coisa, e por decoro não liguei o carro ao PCR...Big Smile

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Bruno Almeida:

Bom dia,

São relatos como este que às vezes me fazem duvidar que tenha feito um compra racional com o Rei Zoom! 56% de toda a viagem em modo EV, quando a percentagem de AE foi enorme! Imagino o mesmo nas minhas voltinhas diárias! Onde iria parar esse rácio!

Do outro lado da moeda, o custo do combustível no Rei Zoom é sempre mais barato, ainda posso usufruir da isenção do estacionamento em Lisboa e tenho regalias (desconto superior) por usar a ViaCard na Ponte 25 de Abril.

Esta *** das paixões............

Bruno R. Almeida

São realidades não comparáveis...nota que o rolar em EV no PHV é feito em parte com energia recuperada nas descidas e travagens, mas também em parte com recarga proveniente do MCI. Não fosse isso e o consumo médio seria totalmente arrasador. No PHV isto implica, no entanto, andar a velocidades até 100 km/h. Acima disso começa a ser difícil de conseguir a mesma % de EV em modo híbrido. Numa viagem "normal" a 120 km/h de autoestrada em modo híbrido a % de EV é já residual.

No teu carro só me faz impressão a coragem de fazer viagens longas com uma bateria útil tão pequena, diria que semore que fazes uma viagem, a tens de fazer em modo "zen" semelhante a este que apliquei nesta pequena aventura....Smile

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Luis Neves:

No teu carro só me faz impressão a coragem de fazer viagens longas com uma bateria útil tão pequena, diria que semore que fazes uma viagem, a tens de fazer em modo "zen" semelhante a este que apliquei nesta pequena aventura....Smile

Não chamaria "Zen" pois ai consegue-se consumos na ordem os 9/10kWh e faz-se bem mais de 100km, no entanto a escolha do trajeto é vital.

Aqui as viagens grandes, são quase como as provas de clássicos, ou seja, interessa o rácio velocidade média/consumos ao longo das diferentes etapas.

Exemplo: Alverca - Armação de Pera (será a próxima "grande" viagem).

1 - Alverca do Ribatejo -> PCR Alcácer do Sal -> cerca de 83km, relativamente fácil com consumos de 13kWh/100km, o que se deve traduzir em VM na casa dos 90km/h.

2 - PCR Alcácer do Sal -> PCR Aljustrel -> cerca de 79km, ainda mais fácil com consumos na ordem dos 15kWh/100km, o que se deve traduzir em VM na casa dos 100km/h.

3 - PCR Aljustrel -> Ourique -> +/-40km, etapa mais fácil, farei a cerca de 120km/h, nem quero saber do consumo.

4 - Ourique -> Armação de Pera -> quase 70km de serra Algarvia, tentarei fazer consumos médios de 14kWh, o que em serra deve dar VM a rondar os 50 a 55km/h.

Muito idêntico a provas de regularidade, interessa chegar, com o consumo estipulado para nunca esgotar a bateria. Para quem conduz é bastante interessante e desafiante para a mulher/co-piloto tanto faz, haja bateria e net, para as miúdas é que utilizamos a estratégia do sono, sair cedo de casa com elas a dormir, parar em Ourique para carregar e esgotar energias associado a um bom almoço e aproveitar a sesta!

Estou condicionado a bateria disponível e a ser o único carro da casa, mas volto a referir, apesar de não ser ideal em maiores tirada, cumpre tudo o resto, mas sem paixão, ou entusiasmo como foram os 8 anos de ImBatível (prius 2G).

Bruno R. Almeida

PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)   

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,87 kWh/100km

Page 24 of 25 (241 items) « First ... < Previous 21 22 23 24 25 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com