Prius-PT
Comunidade independente de proprietários e amigos de viaturas de mobilidade sustentável

Sono: Driven by the sun

rated by 0 users
This post has 22 Replies | 7 Followers

Top 25 Contributor
Plug-In
012_Prius_2G
tcap-support

Uma utilização interessante poderá ser os carros de utilização partilhada nas cidades... 

Os taxitas é que não vão achar piada.   Devil

Uma característica obrigatória, que também se verifica no Tesla Modelo 3 é um computador central concentrando todas as funções numa interface em software. Facilmente configurável para funcionar por toque, voz, gestos, expressões faciais, etc.

É uma solução há muito defendida pelo pessoal da engenharia informática como forma de reduzir bastante os custos de produção e manutenção. Usando uma tecnologia muito mais sofisticada, mas também muito mais simples e barata de replicar.

Graças a evolução do hardware e também a recetividade dos utilizadores, acredito que será uma tendência generalizada nos próximos tempos.

Toyota Prius 2G   Spritmonitor.de

Top 100 Contributor
Mild-Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G
Paulo Braga replied on 30 Jul 2017 22:58

Tenho um sentimento duplo em relação a esta nova marca. É com muita esperança que vejo a chegada deste modelo. Embora ache muito otimista o range solar anunciado, mas o conceito faz todo o sentido. Penso que todos já tínhamos pensado nisto e finalmente aparece. Por exemplo no meu caso, raramente teria de recarregar.

Mas tenho muitas duvidas quanto à viabilidade deste negocio e à suposta maturidade do projeto. O desenvolvimento de um carro e todas as suas peças (normalmente subcontratadas) é muito complexo e caro. É preciso atingir um nível de fiabilidade decente e que cumpra todas as normas. Desenvolver um produto deste tipo, não é desenvolver um conceito apenas. Não chega produzir uns protótipos à mão e depois avançar para produção em serie. É necessário desenvolver o produto de maneira que seja possível fabrica-lo e seja possível fazer-lhe manutenção. Paralelamente, os processos de fabrico do sono e dos seus componentes tem que ser desenvolvidos. Há loops de qualidade que é necessário fazer entre (desenvolvimento --> produção --> qualidade --> fiabilidade --> segurança --> desenvolvimento novamente n vezes...) até se chegar ao dia de oficialmente arrancar com a produção e tudo funcionar, ou seja, no fim da linha ter produtos dentro de especificação, sem defeitos e na quantidade desejada.

Todas as peças que o compõem um carro tem a sua própria linha numa fabrica algures. Cada linha de produção, seja ela mais manual ou mais automática, tem custos elevados. E quem as paga? Obviamente o cliente final. E é aqui que as minhas duvidas crescem... acho que ouvi no video deles, a explicar que precisam de cerca de 5000 encomendas para poder iniciar a produção. Ok! Há marcas que só produzem 5000 ou menos de um determinado modelo, mas são carros caríssimos. Obviamente porque os custos dos desenvolvimentos todos têm que ser diluídos por poucas unidades. O que as grandes marcas fazem para reduzir os investimentos em linhas novas e plataformas novas é simplesmente reutilizar um outro produto da marca (ou do próprio grupo), fazer algumas alterações cosméticas (se fizer parte da estética do carro) e está pronto para vender como um carro exclusivo.

Ora, o Sono parece-me que não tem nenhum gigante por trás, vai ter que comprar peças algures. Como poderá um forecast de 5000 carros conseguir um custo de APENAS 16.000€? Uma produção de 5000 unidades não pode ser vendida por 16.000€. O carro só pode ir para produção com um preço previsto de 16k€ com forecasts de produção de muitos milhares de unidades (quem sabe milhões em algumas peças). Só é possível com uma fortíssima fonte de financiamento

Mas é com curiosidade que aguardo mais novidades. O meu desejo é que todas as promessas do Sono sejam cumpridas. Não sei como, mas estou aqui para aprender. Se acontecer, será um grande pontapé no traseiro de todas as marcas de automóveis da atualidade.

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Uau! 16000€ e dizem que a bateria custaria mais 4000€ se a vendessem!

Se a vendessem, e se der para carregar num posto de carregamento, era uma granda compra! Era já este.

Uma reticência mais difícil de afastar (do que a possibilidade de falência antes de atingir a produção), é que quando compramos um carro, há uma preocupação que não podemos afastar: é a segurança.

Poderá uma start-up que vende o carro por 16000€ estar à altura dos pares com décadas de testes em segurança?

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support
Miguel Ramos replied on 30 Jul 2017 23:53

A partir de agora, uma batida, um toque, um arranhão na porta, passa a ter um significado ainda mais expressivo... Mas também, o preço que as marcas normais cobram por uma pintura de uma porta... dá para comprar o painel solar também.

Ioniq EV Spritmonitor.de — Prius+ Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
Plug-In
012_Prius_2G
tcap-support

Também concordo que sem ter um grande fabricante por trás, não é fácil.

Miguel Ramos:
A partir de agora, uma batida, um toque, um arranhão na porta, passa a ter um significado ainda mais expressivo... Mas também, o preço que as marcas normais cobram por uma pintura de uma porta... dá para comprar o painel solar também.

O preço das peças originais em qualquer carro é uma brutalidade. Um simples parachoques em plastico feito em molde sem pintura para substituição, ultrapassa facilmente os 300 ou 400 euros...    Isto num utilitário. Quando o custo de produção é uma pequena fração disso.

Toyota Prius 2G   Spritmonitor.de

Top 100 Contributor
Mild-Hybrid
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G

Afonso Henriques:
O preço das peças originais em qualquer carro é uma brutalidade. Um simples parachoques em plastico feito em molde sem pintura para substituição, ultrapassa facilmente os 300 ou 400 euros...    Isto num utilitário. Quando o custo de produção é uma pequena fração disso.

Sim. É aí que as marcas e distribuidores ganham bom dinheiro. Mas não pensem que estão a ter margens estupidamente altas. O serviço de disponibilizar peças aftermarket é muito caro pois envolve muita coisa. Não esquecer que mesmo décadas depois de o carro sair do mercado, a marca é obrigada a manter peças no mercado e produzi-las se necessario. Esta disponibilidade tem custos elevados. Em minha opinião os carros em geral saem muito baratos dada a grande cadeia de valor que existe para lhe dar existência. Só mesmo a produção em grandes volumes consegue fazer carros aos preços que temos. Daí a minha desconfiança para com o Sono.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Paulo Braga:

Afonso Henriques:

Sim. É aí que as marcas e distribuidores ganham bom dinheiro. Mas não pensem que estão a ter margens estupidamente altas. O serviço de disponibilizar peças aftermarket é muito caro pois envolve muita coisa. Não esquecer que mesmo décadas depois de o carro sair do mercado, a marca é obrigada a manter peças no mercado e produzi-las se necessario. Esta disponibilidade tem custos elevados. 

(...) 

Eu sublinho essa frase, com a justificação que deste, à qual adiciono os custos de desenvolvimento dos moldes e ferramentas envolvidos.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 50 Contributor
Plug-In
000_Flint
tcap-support

Só acredito vendo, farto de promessas andamos nós....Faz lembrar a historia do telemovel que era constituido por blocos tipo lego podendo se fazer upgrades, por exemplo a camera, e no fim foi um fiasco porque quando caía ao chao partia-se todo...como os LEGOS

Remember that while it is perfectly acceptable to criticize the content of a post - criticizing the poster is not.
Mean spirited, nasty, snide, sarcastic, hateful, and rude individuals don't warrant or deserve my acknowledgement or respect.

Top 200 Contributor
Pequeno citadino
000_Flint

Ventos de mudança! Espero que vingue e seja um ponto de viragem no mercado europeu.

https://www.sonomotors.com/

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
903_Tesla_Model_3
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Pedro antes de abrires um tópico novo, pesquisa sempre pelo tema sobre o qual vais postar.

Se tivesses pesquisado por Sono vias que já era conhecido e que já existe thread para essa novidade.

Da próxima verifica primeiro antes de abrir novos tópicos, para nos evitares o trabalho de corte e costura a juntar tópicos sobre o mesmo tema.

Por favor ajudem-nos a manter a casa arrumada.

Obrigado.

Page 2 of 3 (23 items) < Previous 1 2 3 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com